Quando a remoção de sinais e pintas é indicada?
Pintas, cujo nome científico é nevos melanocíticos, são como pequenos tumores benignos formados a partir da produção da melanina, pigmento que dá cor à pele. Sua formação ocorre quando há uma concentração excessiva de melanócitos (células responsáveis pela produção de melanina) no organismo.
Elas podem ser congênitas (quando se nasce com elas) ou adquiridas (quando surgem após o nascimento). Algumas ainda podem apresentar pelos. Geralmente, as pintas começam a aparecer na infância, tendem a aumentar em número até a meia-idade, quando, então, podem diminuir.
As pintas possuem diversos tamanhos, formatos, proporções e tonalidades diferentes e podem surgir por diversas razões, como em situações de alto estresse hormonal, como na gravidez ou com o uso de anticoncepcionais, ou, o que é mais comum, pela exposição ao sol.
Às vezes elas passam a incomodar ou a apresentar risco para o desenvolvimento do câncer de pele. Nessas duas situações, o médico pode fazer a remoção de pintas consideradas indesejadas ou perigosas.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.