A saúde dos filhos é sempre prioridade para os pais. Por isso, desde a infância, é importante ficar de olho em sinais para evitar que seu filho tenha algum dos problemas dentários mais comuns em bebês.
Quando falamos em saúde bucal dos bebês, é imprescindível que se tenha as informações corretas o quanto antes. Ainda que os dentes de leite sejam temporários, também estão suscetíveis a cáries e infecções.
Portanto, conhecer a abordagem certa para a higiene bucal em cada estágio de desenvolvimento do seu bebê vai ajudar a ter certeza de estará cuidando dele da melhor maneira possível.
POR QUE TOMAR CUIDADO COM A SAÚDE BUCAL EM BEBÊS?
O crescimento e desenvolvimento da fase do nascimento aos primeiros anos de vida, bem como o início do convívio social, contribuem para as doenças da infância.
Dentre as principais, vale o destaque para as infecções fúngicas e virais. Na primeira infância, temos um sistema imunológico em evolução, o que faz com que o contato inicial com vírus, bactérias e fungos seja ainda mais perigoso.
Paralelamente, porém, o contágio se dá pelo ar e pelo contato físico, o que faz com que, nos primeiros meses de vida, tenha-se a necessidade de se ficar alerta ao aparecimento destas doenças.
Afinal, é nessa fase que grande parte das crianças frequentam creches e escolas, ficando em contato íntimo e diário umas com as outras, muitas vezes em ambientes pouco ventilados.
Há também a troca constante de objetos, além do hábito de levá-los à boca e ao nariz, o que facilita a transmissão de microrganismos.
A principal e mais comum doença na infância é a candidíase. Apesar de não ser tão grave, exige cuidado para que não acarrete em sequelas e outras complicações.