Notícias

Atenção (homens e mulheres): tarefas domésticas ajudam a manter o cérebro saudável, diz pesquisa!!

Cada vez mais, pesquisas apontam que a atividade física, mesmo sendo pouca, já faz um bem danado para a saúde. E nesse “pouquinho” acredite, podemos considerar atividades rotineiras do dia a dia como uma faxina: varrer a casa e gastar uns minutos pra lá e pra cá limpando a cozinha, o quarto ou a sala. Isso é o que indica uma pesquisa publicada na última sexta-feira (19) na revista científica Jama Network Open, que relata que essas atividades podem garantir um cérebro saudável na terceira idade!

A pesquisa

O estudo foi realizado com a participação de mais de 2 mil pessoas (homens e mulheres), com idade na média dos 53 anos. As atividades  rotineiras dos participantes foram monitoradas durante três dias e, nesse período, eles também passaram por exames de ressonância para um acompanhamento da variação de volume do cérebro.

Sabe-se que a diminuição da massa cinzenta está relacionada ao envelhecimento: cerca de 0,2% do volume cerebral é perdido a cada ano a partir de 60 anos de idade.

No estudo, os pesquisadores observaram que cada hora extra de atividade por dia, mesmo que seja uma faxina leve, garante 0,22% a mais no volume cerebral. Além disso, o trabalho ainda constatou um outro detalhe: os participantes que davam ao menos 10 mil passos por dia, que é a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), apresentavam um cérebro 0,35% maior se comparado aos que se restringiam a 5 mil passos.

Apesar das informações, os próprios pesquisadores admitem que a pesquisa possui limitações, sendo três dias um período extremamente curto para uma análise do verdadeiro impacto dos exercícios na saúde do cérebro, em específico da massa cinzenta. Com isso, se fazem necessários estudos maiores e mais longos para entender a verdadeira relação de causa e efeito entre a atividade física e o tamanho do cérebro.

De todo modo, o artigo reforça a importância de ter uma rotina ativa: “Estamos apenas sugerindo que atividades de baixa intensidade podem ser importantes também. Principalmente para o cérebro” disse, em entrevista ao The Guardian, Nicole Spartano, autora do estudo.

Caso seja difícil manter uma rotina de atividades físicas todos os dias, prefira caminhar em vez de ir de ônibus ou carro, quando possível, subir as escadas ao invés de usar o elevador, e fazer um esforcinho para manter a casa em ordem. Seu corpo e seu cérebro agradecem.

.

.

Com informações: Revista Superinteressante

O que achou deste conteúdo?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

Recent Posts

Juíza Negra Impedida por Policial Branco de Entrar no Tribunal: A Reação Poderosa Dela que Mudou Tudo

Aqui está uma playlist com mais conteúdos relacionados a Juíza Negra Impedida por Policial Branco…

4 dias ago

O Dia Depois Que Eu Tirei a Própria Vida: Uma Nova Chance Que Eu Nunca Esperei

Este vídeo, "O Dia Depois Que Eu Tirei a Própria Vida: Uma Nova Chance Que…

4 dias ago

El Día Después de Que Intenté Quitarme la Vida: Una Nueva Oportunidad Que Nunca Esperé

Este video, "El Día Después De Intentar Quitarme la Vida: Una Nueva Oportunidad Que Nunca…

4 dias ago

The Day After I Took My Own Life: A New Chance I Never Expected

This video, "The Day After I Tried to Take My Own Life: A New Chance…

4 dias ago

Le Jour Après Avoir Tenté de Mettre Fin à Ma Vie: Une Nouvelle Chance Inattendue

Cette vidéo, "Le Jour Après Avoir Tenté de Me Suicider: Une Nouvelle Chance Que Je…

4 dias ago

De Dag Nadat Ik Mijn Leven Nam: Een Nieuwe Kans Die Ik Nooit Verwachtte

Deze video, "De Dag Nadat Ik Probeerde Mijn Leven Te Beëindigen: Een Nieuwe Kans Die…

4 dias ago

Este site utiliza cookies.