A importância de fazer um check-up médico antes de iniciar os exercícios físicos

Ao decidir praticar alguma atividade física, é recomendável passar por exames médicos, de acordo com Conselho Federal de Medicina.

26/09/2018

Adotar hábitos saudáveis inclui a prática de atividades físicas, que cada vez mais está em campanhas de prevenção à saúde e qualidade de vida. Além de melhorar a saúde do corpo, os exercícios físicos melhoram a saúde mental, especialmente a autoestima.

Porém, o Conselho Federal de Medicina aconselha que, antes de iniciar as atividades físicas, as pessoas realizem um check-up. Mas por que isso é importante? Descubra aqui!

Por que realizar um check-up médico antes de iniciar as atividades físicas?

É recomendado a todas as pessoas passar por um check-up médico antes de iniciar as atividades físicas para que a saúde não seja prejudicada. Ou seja, ao manter uma rotina de exercícios físicos, a pessoa estará realizando um esforço físico e isso resulta em mudanças metabólicas no corpo.

Se o praticante possui uma doença em fase inicial ou silenciosa, ou seja, um tipo de enfermidade ainda não descoberta, essa prática poderá prejudicar a saúde. Ao passar por um check-up, é possível detectar qualquer fator de risco, sintomas e sinais que indiquem problemas de saúde.

Conforme o Conselho Federal de Medicina, as pessoas podem sofrer com doenças nos rins, pulmões, ossos, coração, músculos e nas glândulas e não saber. Após um profissional identificar qualquer problema, poderá prescrever as atividades físicas mais adequadas à condição do paciente, evitando assim, problemas maiores.

Exames cardiológicos devem estar entre os exigidos

Entre os órgãos mais exigidos durante a prática de exercícios físicos está o coração e é fundamental que se realize alguns testes que garantam ao praticante, estar apto a determinado tipo de atividade.

Entre os exames cardiológicos indicados para evitar que o paciente sofra uma parada cardiorespiratória, estão:

Recomendamos para você:  Sentindo-se cansado o tempo inteiro? Estes 14 hábitos ruins podem ser a causa.

Eletrocardiograma: indicado para registrar a atividade elétrica do coração. Através dele, pode-se identificar anormalidades como alterações da frequência cardíaca, sinais de isquemia, arritmias e outros problemas cardíacos.

Teste ergométrico: avalia os batimentos cardíacos, atividade elétrica do coração e a pressão arterial durante uma caminhada na esteira.

Ecocardiograma: capaz de detectar alterações no coração que outros exames não identificam. O ultrassom avalia os diâmetros do órgão, possíveis malformações, sopros, força de contração, cicatrizes de infarto, dentre outros.

Lista de especialidades médicas e exames mais indicados

Para um check-up médico mais eficiente, recomenda-se ao futuro atleta:

  • Consultas cardiológicas, como já informado aqui.
  • Exames laboratoriais para avaliar ácido úrico, potássio, sódio, glicemia de jejum, creatinina, colesterol total, TSH, ferritina, entre outros, além de um hemograma completo.
  • Consulta com nutricionista.
  • Acompanhamento de um profissional especializado, como educador físico.
  • Ultrassom para um diagnóstico de articulação.
  • Teste ergoespirométrico.
  • Entre outros.

Alguns exames específicos incluem:

Teste de esforço

Avalia as condições físicas do paciente, mostrando como o coração se comporta durante a prática das atividades físicas, bem como todo o sistema cardiorespiratório.

Ecodoplercardiograma

É um exame que avalia o coração em detalhes, desde o seu funcionamento até a identificação de possíveis cardiopatias.

Calorimetria indireta

Identifica quais são os gastos calóricos durante a prática das atividades físicas, bem como durante o repouso. Ele é necessário para se identificar qual o exercício físico mais indicado às necessidades do paciente, sem comprometer a sua saúde.

Bioimpedância

Ele avalia a composição corporal de cada pessoa, identificando a quantidade de tecido adiposo e muscular, de forma a se recomendar o melhor treino, individualmente.

Lista de exames médicos separados por idade

Os exames médicos mais indicados para cada idade antes de iniciar atividades físicas são:

  • Até 14 anos: exame clínico e cardiológico.
  • 15 a 20 anos: além dos citados acima, recomenda-se também o Eletrocardiograma e Teste Ergométrico.
  • 21 a 40 anos: exames clínicos e complementares, como Eletrocardiograma de repouso, teste Ergométrico e Ecocardiograma, além do hemograma completo.
  • A partir dos 50 anos: além dos citados acima, profissionais especializados em cuidar da saúde do idoso no Brasil recomendam uma avaliação da capacidade aeróbica e exames cardiológicos mais rigorosos.
Recomendamos para você:  Hábitos alimentares podem prevenir doenças cardiovasculares

Fontes: Plano de Saúde Nota 10 e Conselho Federal de Medicina.

Escrito por Andréia Silveira, do site PlanodeSaudeNota10.

Trabalha com redação e edição de conteúdos para a internet, com experiência em blog, site e jornal online há mais de sete anos. É parceira do site PlanodeSaúdeNota10, com experiência na criação de conteúdos voltado para a área de planos de saúde.

Comentários

Para Você

As informações aqui fornecidas, não devem substituir o aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional qualificado. Elas são de responsabilidade do seu autor e não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Procure sempre o aconselhamento de seu médico ou profissional da área de saúde para maiores esclarecimentos. Não interrompa o tratamento e/ou indicações médicas.

Somos um blog de informações sobre Saúde, Beleza e Vida Saudável. Nosso objetivo é promover informações relevantes em saúde para a população em geral ter uma melhor qualidade de vida. ❤ ❤
Para isso, temos uma produção própria de conteúdo e contamos com parceiros, profissionais de saúde empresas da área, produtoras de conteúdo. Caso você se identifique com nosso propósito, queira se tornar um parceiro do Raislife Blog,  ter um perfil profissional na nossa página e poder divulgar seus conteúdos de forma GRATUITA, entre em contato conosco pelo email contato@raislife.com. Vamos juntos promover saúde e qualidade de vida para todos. ❤ ❤ ❤ ❤

Ajude a Rais!

Contribua para que possamos continuar a promover uma vida saudável para cada vez mais pessoas.

Receba mais saúde por e-mail.