Adotar hábitos saudáveis inclui a prática de atividades físicas, que cada vez mais está em campanhas de prevenção à saúde e qualidade de vida. Além de melhorar a saúde do corpo, os exercícios físicos melhoram a saúde mental, especialmente a autoestima.

Porém, o Conselho Federal de Medicina aconselha que, antes de iniciar as atividades físicas, as pessoas realizem um check-up. Mas por que isso é importante? Descubra aqui!

Por que realizar um check-up médico antes de iniciar as atividades físicas?

É recomendado a todas as pessoas passar por um check-up médico antes de iniciar as atividades físicas para que a saúde não seja prejudicada. Ou seja, ao manter uma rotina de exercícios físicos, a pessoa estará realizando um esforço físico e isso resulta em mudanças metabólicas no corpo.

Se o praticante possui uma doença em fase inicial ou silenciosa, ou seja, um tipo de enfermidade ainda não descoberta, essa prática poderá prejudicar a saúde. Ao passar por um check-up, é possível detectar qualquer fator de risco, sintomas e sinais que indiquem problemas de saúde.

Conforme o Conselho Federal de Medicina, as pessoas podem sofrer com doenças nos rins, pulmões, ossos, coração, músculos e nas glândulas e não saber. Após um profissional identificar qualquer problema, poderá prescrever as atividades físicas mais adequadas à condição do paciente, evitando assim, problemas maiores.

Exames cardiológicos devem estar entre os exigidos

Entre os órgãos mais exigidos durante a prática de exercícios físicos está o coração e é fundamental que se realize alguns testes que garantam ao praticante, estar apto a determinado tipo de atividade.

Entre os exames cardiológicos indicados para evitar que o paciente sofra uma parada cardiorespiratória, estão:

Recomendamos para você:  Escola de patologia terá cursos presenciais em Londrina

Eletrocardiograma: indicado para registrar a atividade elétrica do coração. Através dele, pode-se identificar anormalidades como alterações da frequência cardíaca, sinais de isquemia, arritmias e outros problemas cardíacos.

Teste ergométrico: avalia os batimentos cardíacos, atividade elétrica do coração e a pressão arterial durante uma caminhada na esteira.

Ecocardiograma: capaz de detectar alterações no coração que outros exames não identificam. O ultrassom avalia os diâmetros do órgão, possíveis malformações, sopros, força de contração, cicatrizes de infarto, dentre outros.

Lista de especialidades médicas e exames mais indicados

Para um check-up médico mais eficiente, recomenda-se ao futuro atleta:

Alguns exames específicos incluem:

Teste de esforço

Avalia as condições físicas do paciente, mostrando como o coração se comporta durante a prática das atividades físicas, bem como todo o sistema cardiorespiratório.

Ecodoplercardiograma

É um exame que avalia o coração em detalhes, desde o seu funcionamento até a identificação de possíveis cardiopatias.

Calorimetria indireta

Identifica quais são os gastos calóricos durante a prática das atividades físicas, bem como durante o repouso. Ele é necessário para se identificar qual o exercício físico mais indicado às necessidades do paciente, sem comprometer a sua saúde.

Bioimpedância

Ele avalia a composição corporal de cada pessoa, identificando a quantidade de tecido adiposo e muscular, de forma a se recomendar o melhor treino, individualmente.

Lista de exames médicos separados por idade

Os exames médicos mais indicados para cada idade antes de iniciar atividades físicas são:

Recomendamos para você:  A Empresa Rais Saúde é a primeira empresa a ser incubada na UTFPR-Londrina

Fontes: Plano de Saúde Nota 10 e Conselho Federal de Medicina.

Escrito por Andréia Silveira, do site PlanodeSaudeNota10.

Trabalha com redação e edição de conteúdos para a internet, com experiência em blog, site e jornal online há mais de sete anos. É parceira do site PlanodeSaúdeNota10, com experiência na criação de conteúdos voltado para a área de planos de saúde.

O que achou deste conteúdo?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.