A importância de fazer um check-up médico antes de iniciar os exercícios físicos

Ao decidir praticar alguma atividade física, é recomendável passar por exames médicos, de acordo com Conselho Federal de Medicina.

26/09/2018

Adotar hábitos saudáveis inclui a prática de atividades físicas, que cada vez mais está em campanhas de prevenção à saúde e qualidade de vida. Além de melhorar a saúde do corpo, os exercícios físicos melhoram a saúde mental, especialmente a autoestima.

Porém, o Conselho Federal de Medicina aconselha que, antes de iniciar as atividades físicas, as pessoas realizem um check-up. Mas por que isso é importante? Descubra aqui!

Por que realizar um check-up médico antes de iniciar as atividades físicas?

É recomendado a todas as pessoas passar por um check-up médico antes de iniciar as atividades físicas para que a saúde não seja prejudicada. Ou seja, ao manter uma rotina de exercícios físicos, a pessoa estará realizando um esforço físico e isso resulta em mudanças metabólicas no corpo.

Se o praticante possui uma doença em fase inicial ou silenciosa, ou seja, um tipo de enfermidade ainda não descoberta, essa prática poderá prejudicar a saúde. Ao passar por um check-up, é possível detectar qualquer fator de risco, sintomas e sinais que indiquem problemas de saúde.

Conforme o Conselho Federal de Medicina, as pessoas podem sofrer com doenças nos rins, pulmões, ossos, coração, músculos e nas glândulas e não saber. Após um profissional identificar qualquer problema, poderá prescrever as atividades físicas mais adequadas à condição do paciente, evitando assim, problemas maiores.

Exames cardiológicos devem estar entre os exigidos

Entre os órgãos mais exigidos durante a prática de exercícios físicos está o coração e é fundamental que se realize alguns testes que garantam ao praticante, estar apto a determinado tipo de atividade.

Entre os exames cardiológicos indicados para evitar que o paciente sofra uma parada cardiorespiratória, estão:

Recomendamos para você:  Fazendo exercícios e engordando?

Eletrocardiograma: indicado para registrar a atividade elétrica do coração. Através dele, pode-se identificar anormalidades como alterações da frequência cardíaca, sinais de isquemia, arritmias e outros problemas cardíacos.

Teste ergométrico: avalia os batimentos cardíacos, atividade elétrica do coração e a pressão arterial durante uma caminhada na esteira.

Ecocardiograma: capaz de detectar alterações no coração que outros exames não identificam. O ultrassom avalia os diâmetros do órgão, possíveis malformações, sopros, força de contração, cicatrizes de infarto, dentre outros.

Lista de especialidades médicas e exames mais indicados

Para um check-up médico mais eficiente, recomenda-se ao futuro atleta:

  • Consultas cardiológicas, como já informado aqui.
  • Exames laboratoriais para avaliar ácido úrico, potássio, sódio, glicemia de jejum, creatinina, colesterol total, TSH, ferritina, entre outros, além de um hemograma completo.
  • Consulta com nutricionista.
  • Acompanhamento de um profissional especializado, como educador físico.
  • Ultrassom para um diagnóstico de articulação.
  • Teste ergoespirométrico.
  • Entre outros.

Alguns exames específicos incluem:

Teste de esforço

Avalia as condições físicas do paciente, mostrando como o coração se comporta durante a prática das atividades físicas, bem como todo o sistema cardiorespiratório.

Ecodoplercardiograma

É um exame que avalia o coração em detalhes, desde o seu funcionamento até a identificação de possíveis cardiopatias.

Calorimetria indireta

Identifica quais são os gastos calóricos durante a prática das atividades físicas, bem como durante o repouso. Ele é necessário para se identificar qual o exercício físico mais indicado às necessidades do paciente, sem comprometer a sua saúde.

Bioimpedância

Ele avalia a composição corporal de cada pessoa, identificando a quantidade de tecido adiposo e muscular, de forma a se recomendar o melhor treino, individualmente.

Lista de exames médicos separados por idade

Os exames médicos mais indicados para cada idade antes de iniciar atividades físicas são:

  • Até 14 anos: exame clínico e cardiológico.
  • 15 a 20 anos: além dos citados acima, recomenda-se também o Eletrocardiograma e Teste Ergométrico.
  • 21 a 40 anos: exames clínicos e complementares, como Eletrocardiograma de repouso, teste Ergométrico e Ecocardiograma, além do hemograma completo.
  • A partir dos 50 anos: além dos citados acima, profissionais especializados em cuidar da saúde do idoso no Brasil recomendam uma avaliação da capacidade aeróbica e exames cardiológicos mais rigorosos.
Recomendamos para você:  Um passeio pela prevenção do câncer de próstata: O “The Distinguished Gentleman’s Ride”

Fontes: Plano de Saúde Nota 10 e Conselho Federal de Medicina.

Escrito por Andréia Silveira, do site PlanodeSaudeNota10.

Trabalha com redação e edição de conteúdos para a internet, com experiência em blog, site e jornal online há mais de sete anos. É parceira do site PlanodeSaúdeNota10, com experiência na criação de conteúdos voltado para a área de planos de saúde.

Para Você

As informações aqui fornecidas, não devem substituir o aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional qualificado. Elas são de responsabilidade do seu autor e não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Procure sempre o aconselhamento de seu médico ou profissional da área de saúde para maiores esclarecimentos. Não interrompa o tratamento e/ou indicações médicas.

NOSSA MISSÃO:
Ser um sistema global de armazenamento de informações de saúde on-line, colaborativo, contemplando multifunções e cruzamento de dados, proporcionando o bem estar do ser humano através da segurança do histórico de saúde.

NOSSA VISÃO:
Tornar-se o sistema mundial de referência da informação da área da saúde até 2022, gerando dados relevantes e importantes para o ser humano.

NOSSOS VALORES:
Respeito, Igualdade, Confiança, Ética, Segurança, Qualidade de vida.

Ajude a Rais!

Contribua para que possamos continuar a promover uma vida saudável para cada vez mais pessoas.

Receba mais saúde por e-mail.

Comentários