Escola de patologia terá cursos presenciais em Londrina

Grupo quer transformar Londrina em destino para eventos corporativos e acadêmicos na área da saúde.

por Fernanda Rodrigues

Patologia é a área da medicina que estuda as doenças e as alterações que elas provocam no organismo. A disciplina é considerada difícil por grande parte dos alunos de medicina e profissionais de saúde. Pensando nisso, o empreendedor e médico patologista George Câmara Lopes idealizou a “Escola de Patologia”.

Com eventos presenciais em Londrina, a escola terá inicialmente cursos complementares e eventos na área de patologia, voltados a médicos e estudantes de medicina de todo o Brasil.

De acordo com Câmara Lopes, Londrina tem tudo para se tornar referência de destino para eventos acadêmicos na área de saúde. “Eventos corporativos e educacionais (congressos, simpósios) estão fugindo cada vez mais do eixo Rio-São Paulo por conta dos altos custos e pelas dificuldades logísticas. Por isso há uma tendência destes eventos irem para outros locais”, explica.

Ainda segundo o médico, a Escola de Patologia vem de encontro a esta tendência. “Queremos aproveitar a cidade e transformá-la em destino para estes eventos. A cidade é linda, segura, tem tudo o que uma grande cidade oferece, com uma ótima rede hoteleira e há menos de uma hora de qualquer grande metrópole de avião.  Este é um mercado aquecido e que não conhece crise. Independente da conjuntura econômica estes profissionais precisam se atualizar”, diz  Câmara Lopes.

CONCEITOS DE PATOLOGIA

rais-data-saude-escola-de-patologia-inicial

Além da escolha de Londrina como a cidade sede, o empreendedor destaca a importância do aprofundamento em conceitos da patologia. “Muitas vezes, durante a graduação, o aluno não percebe a importância de se aprofundar no estudo da anatomia patológica e acaba deixando a disciplina de lado, gerando dúvidas futuras em sua atuação profissional.

A ideia, portanto, é facilitar o entendimento da matéria. Sabemos que essa ação terá um impacto gigantesco na vida profissional destes estudantes, que terão consequentemente a oportunidade de oferecer um atendimento mais integral a seus pacientes”, explica Câmara Lopes.

Recomendamos para você:  O milagre da vida: Para os futuros papais e mamães

Segundo ele, o curso tem conteúdo prático e baseado em casos clínicos reais, integrando grandes matérias básicas da medicina como anatomia, bioquímica, farmacologia, além de inserir dentro deste contexto noções de epidemiologia, clínica médica e cirurgia.

“A Escola de Patologia não tem o intuito de substituir o ensino que as faculdades oferecem, em hipótese alguma. Nós somos um instituto de ensino complementar e eventos de saúde. O intuito de nossa equipe é de promover conhecimento através de um ambiente de troca de experiências e de educação continuada”, considera.

PROVAS DE RESIDÊNCIA

O médico também explica que atualmente, a patologia é cobrada, de forma indireta ou direta, com frequência nas provas de residência médica de todo o país, e chega a representar até 20% do total de perguntas abordadas nas provas dos principais programas de residência.

rais-data-saude-escola-de-patologia-20

“Justamente por isso todo o conteúdo do curso foi elaborado de modo que o aluno seja preparado para essas provas. As provas de residências médicas estão cada vez mais difíceis, além disso, a tendência é que as provas cobrem um conteúdo mais integrado, baseado em casos clínicos, o que por vezes um cursinho preparatório não faz.

patologia é uma especialidade central e protagonista no tratamento e seguimento dos pacientes. Não há, por exemplo, um tratamento de câncer sem que um patologista esteja envolvido no processo diagnóstico, por isso a matéria vem sendo tão cobrada em provas de residência e é tão necessária aos profissionais”.

NOVIDADES DA ANASEM

Com a proposta de ensino integral, a Escola de Patologia também está na vanguarda da promoção do conhecimento médico e antecipa a ANASEM (Avaliação Nacional Seriada dos Estudantes de Medicina), uma prova seriada, obrigatória para todos os alunos de medicina do Brasil ingressantes a partir do ano de 2015.

Recomendamos para você:  Nova descoberta dá um grande passo para a cura do Câncer

A ANASEM será aplicada para estudantes do segundo, quarto e sexto ano médico pelo Ministério da Educação em conjunto com o Ministério da Saúde.

“Acabo de voltar de uma reunião com os gestores de todas as faculdades de medicina do Brasil inteiro em Brasília. A proposta é avaliar de forma seriada os alunos de medicina.

As avaliações terão total ênfase no paciente e há provas práticas previstas para os alunos do sexto ano, portanto, fico muito feliz por que a proposta da Escola de Patologia vai de encontro com o que será cobrado nesta avaliação seriada”, comemora Câmara Lopes.”

PRIMEIROS CURSOS

A Escola de Patologia tem três cursos programados para 2016 e início de 2017. O primeiro curso será o de Patologia Urológica para Estudantes de Medicina, que acontece nos dias 14, 15 e 16 de julho deste ano, no Shopping Aurora. As inscrições terão início em 9 de maio e o primeiro lote será vendido a R$ 360,00.

Mais informações e inscrições podem ser feitas no site http://www.escoladepatologia.com. A carga horária do curso é de 20 horas, com início na quinta-feira dia 14 de julho às 18h e encerramento no sábado, dia 16 de julho, às 13h.

Os próximos eventos estão programados para setembro deste ano e janeiro de 2017. “Estamos organizando um evento para profissionais focados no tratamento de pacientes com câncer de próstata. Trata-se de uma proposta multidisciplinar onde oncologistas, radioterapeutas, cirurgiões e patologistas vão interagir e discutir os últimos consensos e diretrizes acerca do tema.

O curso está agendado para o dia 16 de Setembro deste ano. O outro evento será para estudantes de medicina e será durante as férias de Janeiro”, antecipa.

PARCERIAS

A Escola de Patologia é uma iniciativa da startup Rais Saúde, primeira empresa incubada na Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da UTFPR Londrina. Conta com parceiros como Aurora Shopping, em Londrina – PR, Restaurante Madê, Palhano Pub, Ticomia Formaturas, Palhano Medical Center, Frezarin Eventos, Digiglass Marketing de Experiência e 88 Milhas Marketing e Comunicação. Estudantes de fora de Londrina podem ainda obter desconto especial no Hotel Harbor Inn.

Recomendamos para você:  Exercícios Físicos – O Meio termo é melhor

“Haverá uma programação social durante o evento. Na quinta-feira à noite teremos um jantar no restaurante Madê, um dos melhores restaurantes da cidade e parceiro da iniciativa, para os 65 primeiros ingressos comprados. No sábado teremos uma festa de encerramento, para os 100 primeiros ingressos comprados, no Palhano Pub (Clubinho da Palhano), famoso pub da cidade, que também apoia o projeto”, explica Câmara Lopes.

Contato para entrevistas: – George Câmara Lopes

camaralopes@gmail.com.

SERVIÇO
Curso complementar: Patologia Urológica para Estudantes de Medicina
Data: de 14 a 16 de julho
Carga horária: 20 horas
Local: Aurora Shopping – Londrina – Paraná.
Investimento: R$ 360,00 (1º lote antecipado)
Informações e Inscrições: a partir de 9 de maio no site http://www.escoladepatologia.com.br

Para Você

As informações aqui fornecidas, não devem substituir o aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional qualificado. Elas são de responsabilidade do seu autor e não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Procure sempre o aconselhamento de seu médico ou profissional da área de saúde para maiores esclarecimentos. Não interrompa o tratamento e/ou indicações médicas.

NOSSA MISSÃO:
Ser um sistema global de armazenamento de informações de saúde on-line, colaborativo, contemplando multifunções e cruzamento de dados, proporcionando o bem estar do ser humano através da segurança do histórico de saúde.

NOSSA VISÃO:
Tornar-se o sistema mundial de referência da informação da área da saúde até 2022, gerando dados relevantes e importantes para o ser humano.

NOSSOS VALORES:
Respeito, Igualdade, Confiança, Ética, Segurança, Qualidade de vida.

Ajude a Rais!

Contribua para que possamos continuar a promover uma vida saudável para cada vez mais pessoas.

Receba mais saúde por e-mail.

Comentários