A Ementa da Escola de Patologia está repleta de coisas legais. Serão 3 dias de muito aprendizado, capacitação e porque não, diversão no evento.
Confira no detalhe o que teremos de programação para o evento:
A Ementa da Escola de Patologia e seu planejamento.
Como comentamos no post Perguntas Frequentes, a patologia é geralmente uma matéria deixada um pouco de lado nos cursos da saúde.
Isso acarreta em um déficit deste conhecimento mais tarde, quando o aluno de hoje será um profissional lidando com problemas reais que tangem esta disciplina.
Pensando nisso, a ementa da Escola de Patologia foi preparada de forma a trazer casos clínicos do dia-a-dia.
Isto irá antecipar vários possíveis problemas que o profissional de saúde pode encontrar mais tarde ao exercer suas atividades.
Além disso, o evento satélite do primeiro dia tem a proposta de “abrir a cabeça” do profissional. Pensar em como se diferenciar no mercado, em novas tecnologias e no futuro é outro ponto importantíssimo que muitas vezes, este profissional acaba deixando de lado.
Então, vamos conferir o que preparamos para o primeiro curso da Escola de Patologia.
Dia 14 de Julho – quinta-feira – 18h – curso satélite de empreendedorismo médico.
Este dia teremos 4 aulas com pessoas referências em outras áreas fora da medicina.
Aula de apresentação do curso e da Escola de Patologia para os participantes.
Aula com Dr. Newton Quadros sobre empreendedorismo médico e lançamento do Palhano Medical Center.
Aula com Ricardo Nogari, empreendedor, CEO da Richards Empreendimentos e vai falar sobre inglês na área da medicina.
Aula com o Prof. Dr. Ronaldo Paiva, médico infectologista, professor da PUC de Londrina e da UEL que vai falar sobre os últimos guidelines de Dengue e Zika.
Jantar para os 65 primeiros ingressos vendidos no MADE.
Dia 15 de Julho – sexta-feira – 8h – início do curso de urologia.
Durante este dia iremos abordar inicialmente aspectos da fisiologia e anatomia do trato urogenital. Esta abordagem será feita através de um caso de cálculo renal, problema urológico bastante recorrente na prática clínica ambulatorial e de pronto socorro. Durante este caso teremos então a oportunidade de revisar as diversas modalidade de tratamento dos cálculos renais assim como a fisiopatologia da formação dos cálculos.
O segundo caso será um caso de infecção do trato urinário, neste caso teremos a oportunidade de revisar a fisiologia miccional, assim como os principais fatores de risco para ITU. Este caso também servirá de revisão para farmacologia do tratamento de ITU e suas complicações.
O terceiro caso começaremos a falar sobre as afecções prostáticas. O primeiro caso é de prostatite, afecção bastante comum em pacientes acima de 50 anos. Este caso servirá de revisão da anatomia, fisiologia, bioquímica da próstata. Além disso faremos uma revisão sobre a função da próstata e quais as outras possíveis afecções que podem acomete-la com suas possíveis repercussões clínicas.
O quarto caso é de hiperplasia da próstata. Neste caso iremos revisar o mecanismo fisiopatológico de obstrução prostática e retenção urinária com suas possíveis complicações. Além disso iremos revisar a bioquímica da testosterona e os principais medicamentos para o tratamento clínico da hiperplasia prostática.
Os dois próximos casos iremos começar a falar sobre o principal câncer no sexo masculino, o câncer de próstata. Durante estes dois casos iremos revisas aspectos epidemiológicos, clínicos e cirúrgicos desta afecção tão comum.
E para terminar este dia intenso começaremos a falar sobre as afecções benignas da bexiga urinária e as principais manifestações clínicas.
16 de julho – sábado – continuação do curso de urologia.
Dando continuidade ao caso de bexiga urinária, iremos abordar as principais lesões malignas da bexiga urinária. Neste caso teremos a oportunidade de abordas aspectos de tratamento e as modalidades de diagnóstico desta condição tão comum e principal causa de hematúria entre os pacientes acima de 60 anos.
O segundo caso do dia iremos abordar a pielonefrite, condição bastante comum, iremos falar sobre a microbiota inerente a esta patologia assim como as principais formas de tratamento.
O terceiro caso vai abordar os tumores renais, neste caso iremos revisar a anatomia renal e as principais apresentações dos tumores renais e as suas modalidades de tratamento.
Para terminar teremos um caso de testículo, neste caso iremos abordar um tema que é a principal causa não infecciosa de atendimento entre pacientes jovens. Esta é uma grande chance de revisarmos a anatomia da região inguino-escrotal e os seus tratamentos
A animação fica com a balada de encerramento as 22h no Clubinho da Palhano!
Saiba mais sobre o Idealizador da Escola de Patologia, o Dr. George Câmara Lopes.
Veja também as principais perguntas e respostas sobre a Escola de Patologia.