Saiba mais sobre a Ementa da Escola de Patologia

Serão três dias de muito aprendizado, capacitação e diversão.

A Ementa da Escola de Patologia está repleta de coisas legais. Serão 3 dias de muito aprendizado, capacitação e porque não, diversão no evento.

Confira no detalhe o que teremos de programação para o evento:

A Ementa da Escola de Patologia e seu planejamento.

Como comentamos no post Perguntas Frequentes, a patologia é geralmente uma matéria deixada um pouco de lado nos cursos da saúde.

Isso acarreta em um déficit deste conhecimento mais tarde, quando o aluno de hoje será um profissional lidando com problemas reais que tangem esta disciplina.

Pensando nisso, a ementa da Escola de Patologia foi preparada de forma a trazer casos clínicos do dia-a-dia.

Isto irá antecipar vários possíveis problemas que o profissional de saúde pode encontrar mais tarde ao exercer suas atividades.

Além disso, o evento satélite do primeiro dia tem a proposta de “abrir a cabeça” do profissional. Pensar em como se diferenciar no mercado, em novas tecnologias e no futuro é outro ponto importantíssimo que muitas vezes, este profissional acaba deixando de lado.

Então, vamos conferir o que preparamos para o primeiro curso da Escola de Patologia.

Dia 14 de Julho – quinta-feira – 18h – curso satélite de empreendedorismo médico.

Este dia teremos 4 aulas com pessoas referências em outras áreas fora da medicina.

Aula de apresentação do curso e da Escola de Patologia para os participantes.

Aula com Dr. Newton Quadros sobre empreendedorismo médico e lançamento do Palhano Medical Center.

Aula com Ricardo Nogari, empreendedor, CEO da Richards Empreendimentos e vai falar sobre inglês na área da medicina.

Aula com o Prof. Dr. Ronaldo Paiva, médico infectologista, professor da PUC de Londrina e da UEL que vai falar sobre os últimos guidelines de Dengue e Zika.

Recomendamos para você:  Curso ACLS em todo o Brasil com a ACTIVE

Jantar para os 65 primeiros ingressos vendidos no MADE.

Dia 15 de Julho – sexta-feira – 8h – início do curso de urologia.

Durante este dia iremos abordar inicialmente aspectos da fisiologia e anatomia do trato urogenital. Esta abordagem será feita através de um caso de cálculo renal, problema urológico bastante recorrente na prática clínica ambulatorial e de pronto socorro. Durante este caso teremos então a oportunidade de revisar as diversas modalidade de tratamento dos cálculos renais assim como a fisiopatologia da formação dos cálculos.

O segundo caso será um caso de infecção do trato urinário, neste caso teremos a oportunidade de revisar a fisiologia miccional, assim como os principais fatores de risco para ITU. Este caso também servirá de revisão para farmacologia do tratamento de ITU e suas complicações.

O terceiro caso começaremos a falar sobre as afecções prostáticas. O primeiro caso é de prostatite, afecção bastante comum em pacientes acima de 50 anos. Este caso servirá de revisão da anatomia, fisiologia, bioquímica da próstata. Além disso faremos uma revisão sobre a função da próstata e quais as outras possíveis afecções que podem acomete-la com suas possíveis repercussões clínicas.

O quarto caso é de hiperplasia da próstata. Neste caso iremos revisar o mecanismo fisiopatológico de obstrução prostática e retenção urinária com suas possíveis complicações. Além disso iremos revisar a bioquímica da testosterona e os principais medicamentos para o tratamento clínico da hiperplasia prostática.

Os dois próximos casos iremos começar a falar sobre o principal câncer no sexo masculino, o câncer de próstata. Durante estes dois casos iremos revisas aspectos epidemiológicos, clínicos e cirúrgicos desta afecção tão comum.

E para terminar este dia intenso começaremos a falar sobre as afecções benignas da bexiga urinária e as principais manifestações clínicas.

Recomendamos para você:  A Clara acabou de chegar no seu consultório! Ela está com dispneia e precisa de você.

16 de julho – sábado – continuação do curso de urologia.

Dando continuidade ao caso de bexiga urinária, iremos abordar as principais lesões malignas da bexiga urinária. Neste caso teremos a oportunidade de abordas aspectos de tratamento e as modalidades de diagnóstico desta condição tão comum e principal causa de hematúria entre os pacientes acima de 60 anos.

O segundo caso do dia iremos abordar a pielonefrite, condição bastante comum, iremos falar sobre a microbiota inerente a esta patologia assim como as principais formas de tratamento.

O terceiro caso vai abordar os tumores renais, neste caso iremos revisar a anatomia renal e as principais apresentações dos tumores renais e as suas modalidades de tratamento.

Para terminar teremos um caso de testículo, neste caso iremos abordar um tema que é a principal causa não infecciosa de atendimento entre pacientes jovens. Esta é uma grande chance de revisarmos a anatomia da região inguino-escrotal e os seus tratamentos

A animação fica com a balada de encerramento as 22h no Clubinho da Palhano!

Saiba mais sobre o Idealizador da Escola de Patologia, o Dr. George Câmara Lopes.

Veja também as principais perguntas e respostas sobre a Escola de Patologia.

Garanta já sua vaga em www.escoladepatologia.com.br.

Para Você

As informações aqui fornecidas, não devem substituir o aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional qualificado. Elas são de responsabilidade do seu autor e não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Procure sempre o aconselhamento de seu médico ou profissional da área de saúde para maiores esclarecimentos. Não interrompa o tratamento e/ou indicações médicas.

NOSSA MISSÃO:
Ser um sistema global de armazenamento de informações de saúde on-line, colaborativo, contemplando multifunções e cruzamento de dados, proporcionando o bem estar do ser humano através da segurança do histórico de saúde.

NOSSA VISÃO:
Tornar-se o sistema mundial de referência da informação da área da saúde até 2022, gerando dados relevantes e importantes para o ser humano.

NOSSOS VALORES:
Respeito, Igualdade, Confiança, Ética, Segurança, Qualidade de vida.

Ajude a Rais!

Contribua para que possamos continuar a promover uma vida saudável para cada vez mais pessoas.

Receba mais saúde por e-mail.

Comentários