Perguntas Frequentes – Escola de Patologia

Principais dúvidas que estão surgindo sobre o curso da Escola de Patologia

1 – O que é patologia?

R: Patologia é a ciência da medicina que estuda o processo de interação entre saúde e doença. É a base do conhecimento médico e muito importante para a formação do estudante de medicina.

2 – O curso é somente para estudantes de Medicina?

R: Não. Qualquer aluno ou mesmo alguns profissionais da área da saúde podem fazer o curso, principalmente os que trabalham ou pretendem trabalhar em áreas diretamente ligadas a patologia.

3 – Como é o ensino de patologia nas escolas hoje em dia?

R: Geralmente a patologia é uma matéria “deixada de lado” pelos estudantes de medicina, mas isso não é culpa deles. Por vezes, o conteúdo geralmente é demonstrado de forma descontextualizada e o aluno fica com dúvidas, mesmo após as aulas.

4 – E o que acontece quando o ensino é feito da forma tradicional?

R: Como o assunto é muito teórico e focado na parte laboratorial, o aluno tende a deixar de lado a matéria para se dedicar a outros assuntos. O problema é que a patologia é base do conhecimento médico e é essencial na formação dos jovens estudantes. Quem sabe patologia sabe medicina.

5 – E qual a solução para esse problema?

R: A solução é ensinar patologia baseado em casos clínicos. Desta forma, o aluno terá a oportunidade de entender a matéria de forma mais contextualizada e não só vai ver um caso clínico discutido de forma integral, mas também vai poder fazer interseções com outras matérias inerentes aquele caso.

6 – O que é a Escola de Patologia?

R: A Escola de Patologia é um instituto de ensino complementar que tem como público alvo estudantes e profissionais da área da saúde. O intuito da Escola de Patologia não é somente ensinar patologia, mas sim complementar o ensino da medicina de forma ampla e abrangente.

7 – Como a Escola de Patologia pretende fazer isso?

R: Os cursos da Escola de Patologia serão de imersão. Um fim de semana inteiro dedicado para uma especialidade específica da medicina. O nosso primeiro curso no próximo dia 14 de Julho irá abordar urologia. Será um fim de semana inteiro de discussão de casos de urologia. Todos os casos são reais e durante a apresentação do caso clínico o aluno terá a oportunidade de revisar assuntos de cadeira básicas como fisiologia, bioquímica, farmacologia, anatomia e a medida que o caso for ficando complexo conceitos de exame físico, cirurgia, tratamento medicamentoso e condutas médicas serão explorados. Tudo é feito de forma gradual com total enfoque na prática clínica.

Recomendamos para você:  Escola de Patologia recebe apoio do Vereador Prof. Rony Alves

8 – Mas eu não gosto de urologia, e nem vou prestar cirurgia, mesmo assim devo fazer o curso?

R: Sim!!! Definitivamente! O curso terá casos clínicos reais de consultório, pronto-socorro, enfermaria. Sendo assim, mesmo que você não estiver interesse por urologia, você vai eventualmente se deparar com algum caso apresentado durante o curso. Certamente quando você se formar vai atender um paciente com as queixas ou sintomas que serão abordados durante o curso. Além disso o curso é preparatório para você que vai entrar no internato.

9 – Mas por que urologia?

R: Resolvemos fazer assim por que esta é a melhor forma de abordarmos um assunto de forma ampla. Se fosse um sorteio de casos clínicos de diversas especialidades não iríamos ter a chance de esgotar cada assunto. Desta forma, todo curso da Escola de Patologia será temático e abordará temas de uma especialidade específica. O nosso próximo curso em janeiro de 2017 abordará temas da Gastroenterologia.

10 – Além disso, por que é importante fazer o curso?

R: Se você é estudante dos primeiros anos de qualquer faculdade da área da saúde, esta é uma excelente oportunidade para você revisar e entender de forma contextualizada todas as matérias de cadeira básica que você está aprendendo exatamente agora. Acredite, isso vai fazer muita diferença na sua vida no futuro. E, se você é estudante dos últimos anos ou se está entrando no internato, esta é uma chance de ouro que você tem para revisar assuntos que vai se deparar durante os estágios de ambulatório e dentro do hospital. Isso vai facilitar muito a sua vida.

Recomendamos para você:  Atenção: Implante cerebral pode prevenir estupros e até suicídio!

11 – Ainda não me convenci, tem mais algum motivo para fazer esse curso?

R: Sim! Se você é estudante dos primeiros anos e entrou na faculdade em 2015, você vai ser obrigado a fazer a prova da ANASEM, prova do ministério da saúde em conjunto com o ministério da educação que é obrigatória para todos os estudantes de medicina. Esta prova tem enfoque total na prática clínica e todo o seu conteúdo abordado são questões de casos clínicos que perguntam assuntos de cadeira básica. Certamente este curso vai te dar base para essa prova.

Além disso, se você está prestando residência médica, você certamente vai prestar nos principais programas do Brasil. Saiba que as provas de residência médica estão mudando de uns tempos para cá e todas as avaliações estão sendo feitas baseadas em casos clínicos, exatamente como iremos abordar durante o curso. Além disso, saiba que os avaliadores das provas de residência sabem exatamente o que os cursinhos ensinam, e muitos estão fugindo do conteúdo abordado. Adivinha qual a matéria que está sendo mais cobrada nas provas de residência? Exato: PATOLOGIA.

12 – Quando e onde vai ser o curso?

R: O curso será no shopping Aurora em Londrina nos dias 14, 15 e 16 de Julho.

13 – Quanto custa?

R: Hoje o lote oficial custa 560 reais que podem ser parcelados em até 12 vezes.

14 – Quantas vagas são?

R: São apenas 100 vagas que estão quase esgotadas, tivemos muita procura no lançamento dos primeiros dois lotes.

15 – Qual é a programação do curso?

R: O curso começa na quinta-feira as 19 horas. Neste dia não teremos aula de nada relacionado a medicina. Este é um dia sobre empreendedorismo, teremos palestras de várias pessoas do mundo corporativo na área da saúde. A nossa principal palestra será com o Newton Quadros, gestor hospitalar e idealizador do Palhano Medical Center.

Recomendamos para você:  EUA aprovam terapia inédita para tratamento do câncer

16 – Palhano Medical Center?

R: Sim, este é um hospital que será inaugurado no fim do ano que vem em Londrina. Um conceito totalmente inovador na área da saúde que será lançado para a comunidade acadêmica no dia 14 de julho.

17 – E é só isso?

R: Não definitivamente não. As aulas do curso vão de sexta de manhã até o sábado à tarde. É um intensivão! Mas sabemos que nem só de trabalho vive o homem J! Então temos também uma programação social inserida no curso. Na quinta à noite, os 65 primeiros ingressos comprados terão a oportunidade de comer o melhor hambúrguer de Londrina no restaurante MADE. Lá, a chef Maysa vai oferecer uma pool party para os alunos da Escola. E para fechar com chave de ouro, teremos uma balada de encerramento, para os 100 primeiros ingressos comprados, no melhor PUB de Londrina, o Clubinho da Palhano.

18 – Quais são os eventos futuros e o que posso esperar deles?

R: O próximo curso da Escola de Patologia vai ter diversas atrações interessantes. A primeira delas é que o nosso curso de empreendedorismo vai continuar trazendo gente de referência em áreas que não são da saúde, mas que médicos também devem ficar antenados. Além disso, vamos ter o primeiro evento científico, onde os alunos vão ter a oportunidade de apresentar pôster em uma área comum do evento em categorias específicas. Haverá premiação em dinheiro para os melhores trabalhos apresentados. E o mais legal de tudo! Teremos o primeiro desafio da Escola. Será um período do curso que teremos uma competição do tipo Quiz com representantes de todas as faculdades do Estado do Paraná. Haverá premiação em dinheiro para os 3 melhores da competição com entrega de troféus.

Conheça mais sobre a Ementa da Escola de Patologia aqui.

Saiba mais sobre o Idealizador da Escola de Patologia, o Dr. George Câmara Lopes.

Garanta já sua vaga em www.escoladepatologia.com.br.

Para Você

As informações aqui fornecidas, não devem substituir o aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional qualificado. Elas são de responsabilidade do seu autor e não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Procure sempre o aconselhamento de seu médico ou profissional da área de saúde para maiores esclarecimentos. Não interrompa o tratamento e/ou indicações médicas.

Graduado pela Faculdade de Medicina de Marília, residência médica em Anatomia Patológica no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Realizou estágio eletivo no Jonhs Hopkins Hospital em Baltimore, MD, no Brigham and Women´s and Health Hospital em Boston, no Beth Israel Deaconess Medical Center em Boston, MA, no NIH em Bethesda, MD e no MD Anderson Cancer Center em Houston durante o ano de 2013. Tem profundo interesse nas áreas de patologia do trato gastro-intestinal, urológica, mamária e biologia molecular.

Ajude a Rais!

Contribua para que possamos continuar a promover uma vida saudável para cada vez mais pessoas.

Receba mais saúde por e-mail.

Comentários