Notícias

Atenção: quando a gripe pode virar pneumonia?

A gripe pode ser definida como uma doença contagiosa que é causada por um vírus, que se aloja em nossa via respiratória, na região do nariz e garganta, se replicando e machucando as células da região. Nessa replicação  do vírus, surgem os sintomas.

Com isso, ocorre agressão viral na superfície das vias respiratórias, que funciona como um tipo de barreira. Nosso sistema imunológico fica comprometido e com isso, sujeito a outros agentes infecciosos, como as bactérias causadoras da pneumonia.

As bactérias circulam no ar e onde vivemos, sem nos causar doença. Entretanto, quando há lesão na superfície respiratória e queda da atividade das células de defesa, como as imunoglobulinas e leucócitos, a bactéria pode se instalar. Após se instalar na via respiratória, as bactérias seguem até chegar aos pulmões, causando a pneumonia.

Portanto, temos vários casos de pneumonia aparecendo como uma infecção bacteriana surgindo após a queda da imunidade causada pela gripe.

Sendo uma infecção que se instala nos pulmões, a pneumonia pode acometer a região dos alvéolos pulmonares. Alguns sintomas da doença são: febre alta (acima de 37,5° C), tosse seca ou com catarro de cor amarelada ou esverdeada, falta de ar e dificuldade de respirar.

Diferentes do vírus da gripe, que é uma doença altamente infectante, os agentes infecciosos da pneumonia não costumam ser transmitidos facilmente.

Pneumonia bacteriana

A pneumonia bacteriana é a mais comum, adquirida na comunidade, pela população geral. Algumas bactérias estão presentes em nosso nariz, boca, garganta, pele e sistema digestivo, podendo causar a pneumonia quando nossa imunidade cai. Além dessa, também existem a pneumonia química e a causada por fungos.

Pneumonia química

Diferente das pneumonias mais conhecidas, a pneumonia química ou pneumonite química não é causada por vírus ou bactérias, mas sim pela inalação de substâncias agressivas ao pulmão, como a fumaça, agrotóxicos ou outros produtos químicos, por exemplo. Quando aspiradas, essas substâncias vão para os pulmões e inflamam a via aérea os alvéolos – estruturas que fazem o transporte do oxigênio para o sangue. Essa inflamação pulmonar facilita o aparecimento de bactérias, podendo evoluir para uma pneumonia bacteriana.

Pneumonia por fungos

A pneumonia causada por fungos é o tipo mais raro e também o mais agressivo. É comum ver esse tipo de pneumonia em pessoas com doenças crônicas e imunodeprimidas, como pacientes soropositivos ou paciente oncológicos.

A pneumonia ainda é classificada de acordo com os tipos de germes que a causam e onde você obteve a infecção.

Pneumonia adquirida na comunidade

A pneumonia adquirida na comunidade é o tipo mais comum de pneumonia. Ela ocorre fora dos hospitais ou outros estabelecimentos de saúde. Pode ser causada por:

Bactérias: A causa mais comum de pneumonia bacteriana é streptococcus pneumoniae. Este tipo de pneumonia pode ocorrer por conta própria ou depois de ter resfriado ou gripe. Pode afetar uma parte do pulmão, sendo assim chamada pneumonia lobar.

Organismos semelhantes a bactérias: Mycoplasma pneumoniae, também pode causar pneumonia. Geralmente, produz sintomas mais leves do que outros tipos de pneumonia. A pneumonia ambulante é um nome informal dado a este tipo de pneumonia, que tipicamente não é suficientemente grave para requerer descanso em cama.

Fungos: Este tipo de pneumonia é mais comum em pessoas com problemas de saúde crônicos ou sistema imunológico enfraquecido e em pessoas que inalaram grandes doses dos organismos. Os fungos que o causam podem ser encontrados em excrementos de solo ou pássaros e variam dependendo da localização geográfica.

Vírus: Alguns dos vírus que causam resfriados e gripe podem causar pneumonia. Os vírus são a causa mais comum de pneumonia em crianças menores de 5 anos. A pneumonia viral geralmente é leve. Mas, em alguns casos, pode tornar-se muito grave.

Pneumonia adquirida no hospital

Algumas pessoas pegam pneumonia durante uma internação hospitalar para tratamento de outra doença. A pneumonia adquirida no hospital pode ser séria porque as bactérias que a causam podem ser mais resistentes aos antibióticos e porque as pessoas  já estão doentes. As pessoas que estão em máquinas de respiração (ventiladores), muitas vezes usadas em unidades de terapia intensiva, estão em maior risco de este tipo de pneumonia.

Pneumonia por aspiração

A pneumonia de aspiração ocorre quando você inala comida, bebida, vômito ou saliva nos pulmões. A aspiração é mais provável se algo perturbe seu reflexo normal de mordaça, como uma lesão cerebral ou problema de deglutição, ou uso excessivo de álcool ou drogas.

Fatores de risco

Os principais fatores de risco da pneumonia são:

  • Fumo: provoca reação inflamatória que facilita a penetração de agentes infecciosos
  • Álcool: interfere no sistema imunológico e na capacidade de defesa do aparelho respiratório
  • Ar-condicionado: deixa o ar muito seco, facilitando a infecção por vírus e bactérias
  • Resfriados mal cuidados
  • Mudanças bruscas de temperatura

.

.

Com informações Minha Vida.com

O que achou deste conteúdo?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

Recent Posts

Juíza Negra Impedida por Policial Branco de Entrar no Tribunal: A Reação Poderosa Dela que Mudou Tudo

Aqui está uma playlist com mais conteúdos relacionados a Juíza Negra Impedida por Policial Branco…

6 dias ago

O Dia Depois Que Eu Tirei a Própria Vida: Uma Nova Chance Que Eu Nunca Esperei

Este vídeo, "O Dia Depois Que Eu Tirei a Própria Vida: Uma Nova Chance Que…

6 dias ago

El Día Después de Que Intenté Quitarme la Vida: Una Nueva Oportunidad Que Nunca Esperé

Este video, "El Día Después De Intentar Quitarme la Vida: Una Nueva Oportunidad Que Nunca…

6 dias ago

The Day After I Took My Own Life: A New Chance I Never Expected

This video, "The Day After I Tried to Take My Own Life: A New Chance…

6 dias ago

Le Jour Après Avoir Tenté de Mettre Fin à Ma Vie: Une Nouvelle Chance Inattendue

Cette vidéo, "Le Jour Après Avoir Tenté de Me Suicider: Une Nouvelle Chance Que Je…

6 dias ago

De Dag Nadat Ik Mijn Leven Nam: Een Nieuwe Kans Die Ik Nooit Verwachtte

Deze video, "De Dag Nadat Ik Probeerde Mijn Leven Te Beëindigen: Een Nieuwe Kans Die…

6 dias ago

Este site utiliza cookies.