Confira 5 alimentos importantes para o desenvolvimento cerebral da criança!
Você sabia que a nutrição tem um grande impacto sobre o neurodesenvolvimento infantil nas quatro áreas-chave do cérebro: motora, comunicação, cognitivo e social?
Para que uma criança cresça saudável, a alimentação saudável deve ser uma ocupação dos pais desde os primeiros anos de vida, pois o crescimento cerebral ocorre do nascimento até os dois anos de idade. Aos cinco anos, 85% do cérebro já estará desenvolvido..
Os especialistas Marcelo Silber, pediatra e neonatologista pela USP (Universidade de São Paulo), além de pediatra do Hospital Israelita Albert Einstein (SP); Ariane Bomgosto, nutricionista comportamental, especialista em nutrição infantil e obesidade infantil, e Giovanna Oliveira, nutricionista de São Paulo (SP), listaram cinco alimentos essenciais para o desenvolvimento infantil. Confira:
Leite materno
Até pelo menos os seis meses de idade, a preferência é que o bebê seja alimentado com leite materno. O líquido contém substâncias bioativas, como, por exemplo, ácidos graxos poli-insaturados de cadeia longa (AGPICL) que são essenciais para o desenvolvimento cerebral. E dois derivados desses ácidos, conhecidos como ácido araquidônico (AA) e ácido docosahexaenoico (DHA), desempenham papel essencial na manutenção, crescimento e desenvolvimento do cérebro.
Peixes
Importante no desenvolvimento neurocognitivo, o DHA — que é o principal componente lipídico do sistema nervoso central– é o responsável pelo fornecimento de energia e também atua no desenvolvimento das membranas cerebrais, além de ajudar na formação dos cones e bastonetes da retina, células que fazem a integração do impulso visual. Para diminuir o risco de alergia, também é válido a partir dos seis meses.
Brócolis
É uma excelente fonte de vitamina K, ótimo para fortalecer a capacidade cognitiva, melhorando a habilidade de raciocínio e aprendizagem. Possui um papel muito importante na manutenção da função cerebral, pois ajuda na memória.
Além de também serem ricas em vitamina K e antioxidantes, possuem uma substância chamada luteína, que ajuda na preservação da capacidade cognitiva, protegendo os neurônios, retardando seu comprometimento natural — resultando em funções cerebrais melhores.
Ovo
A SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria) aconselha que, a partir dos seis meses de idade, seja introduzido o ovo no cardápio da criança, com o objetivo de reduzir o risco de alergias. O ovo é fonte de colina, molécula essencial para o funcionamento de todas as nossas células… Essa molécula é precursora da acetilcolina, um neurotransmissor importante e principal mediador do sistema nervoso parassimpático. A colina ainda participa do desenvolvimento da memória e da concentração.