Confira 5 alimentos importantes para o desenvolvimento cerebral da criança!

Crescimento cerebral ocorre do nascimento até os dois anos de idade. Aos cinco anos, 85% do cérebro já está desenvolvido.

11/03/2018

Você sabia que a nutrição tem um grande impacto sobre o neurodesenvolvimento infantil nas quatro áreas-chave do cérebro: motora, comunicação, cognitivo e social?

Para que uma criança cresça saudável, a alimentação saudável deve ser uma ocupação dos pais desde os primeiros anos de vida, pois o crescimento cerebral ocorre do nascimento até os dois anos de idade. Aos cinco anos, 85% do cérebro já estará desenvolvido..

Os especialistas Marcelo Silber, pediatra e neonatologista pela USP (Universidade de São Paulo), além de pediatra do Hospital Israelita Albert Einstein (SP); Ariane Bomgosto, nutricionista comportamental, especialista em nutrição infantil e obesidade infantil, e Giovanna Oliveira, nutricionista de São Paulo (SP), listaram cinco alimentos essenciais para o desenvolvimento infantil. Confira:

Leite materno

Até pelo menos os seis meses de idade, a preferência é que o bebê seja alimentado com leite materno. O líquido contém substâncias bioativas, como, por exemplo, ácidos graxos poli-insaturados de cadeia longa (AGPICL) que são essenciais para o desenvolvimento cerebral. E dois derivados desses ácidos, conhecidos como ácido araquidônico (AA) e ácido docosahexaenoico (DHA), desempenham papel essencial na manutenção, crescimento e desenvolvimento do cérebro.

Peixes

Importante no desenvolvimento neurocognitivo, o DHA — que é o principal componente lipídico do sistema nervoso central– é o responsável pelo fornecimento de energia e também atua no desenvolvimento das membranas cerebrais, além de ajudar na formação dos cones e bastonetes da retina, células que fazem a integração do impulso visual. Para diminuir o risco de alergia, também é válido a partir dos seis meses.

Brócolis

É uma excelente fonte de vitamina K, ótimo para fortalecer a capacidade cognitiva, melhorando a habilidade de raciocínio e aprendizagem. Possui um papel muito importante na manutenção da função cerebral, pois ajuda na memória.

Recomendamos para você:  Fome pode levar célula tumoral a migrar pelo corpo, segundo pesquisador

Folhas verdes-escuras

Além de também serem ricas em vitamina K e antioxidantes, possuem uma substância chamada luteína, que ajuda na preservação da capacidade cognitiva, protegendo os neurônios, retardando seu comprometimento natural — resultando em funções cerebrais melhores.

Comentários

Para Você

As informações aqui fornecidas, não devem substituir o aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional qualificado. Elas são de responsabilidade do seu autor e não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Procure sempre o aconselhamento de seu médico ou profissional da área de saúde para maiores esclarecimentos. Não interrompa o tratamento e/ou indicações médicas.

Somos um blog de informações sobre Saúde, Beleza e Vida Saudável. Nosso objetivo é promover informações relevantes em saúde para a população em geral ter uma melhor qualidade de vida. ❤ ❤
Para isso, temos uma produção própria de conteúdo e contamos com parceiros, profissionais de saúde empresas da área, produtoras de conteúdo. Caso você se identifique com nosso propósito, queira se tornar um parceiro do Raislife Blog,  ter um perfil profissional na nossa página e poder divulgar seus conteúdos de forma GRATUITA, entre em contato conosco pelo email contato@raislife.com. Vamos juntos promover saúde e qualidade de vida para todos. ❤ ❤ ❤ ❤

Receba mais saúde por e-mail.