Confira 5 alimentos importantes para o desenvolvimento cerebral da criança!

Crescimento cerebral ocorre do nascimento até os dois anos de idade. Aos cinco anos, 85% do cérebro já está desenvolvido.

11/03/2018

Você sabia que a nutrição tem um grande impacto sobre o neurodesenvolvimento infantil nas quatro áreas-chave do cérebro: motora, comunicação, cognitivo e social?

Para que uma criança cresça saudável, a alimentação saudável deve ser uma ocupação dos pais desde os primeiros anos de vida, pois o crescimento cerebral ocorre do nascimento até os dois anos de idade. Aos cinco anos, 85% do cérebro já estará desenvolvido..

Os especialistas Marcelo Silber, pediatra e neonatologista pela USP (Universidade de São Paulo), além de pediatra do Hospital Israelita Albert Einstein (SP); Ariane Bomgosto, nutricionista comportamental, especialista em nutrição infantil e obesidade infantil, e Giovanna Oliveira, nutricionista de São Paulo (SP), listaram cinco alimentos essenciais para o desenvolvimento infantil. Confira:

Leite materno

Até pelo menos os seis meses de idade, a preferência é que o bebê seja alimentado com leite materno. O líquido contém substâncias bioativas, como, por exemplo, ácidos graxos poli-insaturados de cadeia longa (AGPICL) que são essenciais para o desenvolvimento cerebral. E dois derivados desses ácidos, conhecidos como ácido araquidônico (AA) e ácido docosahexaenoico (DHA), desempenham papel essencial na manutenção, crescimento e desenvolvimento do cérebro.

Peixes

Importante no desenvolvimento neurocognitivo, o DHA — que é o principal componente lipídico do sistema nervoso central– é o responsável pelo fornecimento de energia e também atua no desenvolvimento das membranas cerebrais, além de ajudar na formação dos cones e bastonetes da retina, células que fazem a integração do impulso visual. Para diminuir o risco de alergia, também é válido a partir dos seis meses.

Brócolis

É uma excelente fonte de vitamina K, ótimo para fortalecer a capacidade cognitiva, melhorando a habilidade de raciocínio e aprendizagem. Possui um papel muito importante na manutenção da função cerebral, pois ajuda na memória.

Recomendamos para você:  Você sabia? Forma comum de preparar o arroz pode oferecer danos à sua saúde!

Folhas verdes-escuras

Além de também serem ricas em vitamina K e antioxidantes, possuem uma substância chamada luteína, que ajuda na preservação da capacidade cognitiva, protegendo os neurônios, retardando seu comprometimento natural — resultando em funções cerebrais melhores.

Para Você

As informações aqui fornecidas, não devem substituir o aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional qualificado. Elas são de responsabilidade do seu autor e não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Procure sempre o aconselhamento de seu médico ou profissional da área de saúde para maiores esclarecimentos. Não interrompa o tratamento e/ou indicações médicas.

NOSSA MISSÃO:
Ser um sistema global de armazenamento de informações de saúde on-line, colaborativo, contemplando multifunções e cruzamento de dados, proporcionando o bem estar do ser humano através da segurança do histórico de saúde.

NOSSA VISÃO:
Tornar-se o sistema mundial de referência da informação da área da saúde até 2022, gerando dados relevantes e importantes para o ser humano.

NOSSOS VALORES:
Respeito, Igualdade, Confiança, Ética, Segurança, Qualidade de vida.

Ajude a Rais!

Contribua para que possamos continuar a promover uma vida saudável para cada vez mais pessoas.

Receba mais saúde por e-mail.

Comentários