Notícias

Língua humana é capaz de detectar odores, sugere estudo!

Você consegue definir o que a sua língua sente quando prova um chocolate, por exemplo? Por mais incrível que pareça, além de sentir o gosto, ela também é capaz de cheirar o doce! Isso é o que aponta uma nova pesquisa do Centro Monell (EUA) que encontrou receptores olfativos na língua, junto com as células responsáveis por sentir o gosto. E são os mesmos sensores do nariz responsáveis por identificar odores!

Já experimentou comer algum alimento com o nariz tampado? O sabor vai parecer bem mais sem graça do que o normal…. isso porque o sabor da comida vem de uma combinação de paladar mais olfato. Mas isso não é novidade para a ciência. A descoberta é que essa relação é ainda mais estreita: a interação entre gosto e odor se inicia na língua e não no cérebro, como se acreditava!

Os sistemas olfativo e do paladar sempre foram considerados independentes. E o que levou o pesquisador Mehmet Ozdener a questionar essa concepção foi uma interrogação de uma criança de 12 anos: ela queria saber se as cobras estendiam a língua para sentir cheiros – e pasmem: ela estava certa!

No estudo, os pesquisadores extraíram células da língua humana e descobriram que em uma única célula podem existir receptores tanto do olfato quanto do paladar. Além disso, os receptores olfativos funcionam de forma similar tanto na língua quanto no nariz.

E os resultados ainda batem com outros experimentos! O professor Charles Spence, da Universidade de Oxford, disse em uma entrevista ao Guardian que em estudos anteriores foi constatado que as pessoas conseguem diferenciar uma comida de outra mesmo quando sua única mudança é o cheiro — sem usar o nariz.

De acordo com Ozdener, a nova descoberta pode ajudar a desenvolver métodos para moldar o sabor da comida, e isso pode contribuir para a diminuição do uso de sal, açúcar e gordura, adicionando um odor diferente que agrade o paladar, e além disso, pode contribuir também no combate a doenças relacionadas à dieta, como diabetes e obesidade, por exemplo.

Os cientistas ainda não sabem quais moléculas são capazes de ativar os tipos diferentes de receptores responsáveis pelo olfato. Com isso, entender como eles funcionam na língua é um primeiro passo para compreender sobre como o sistema olfativo detecta o cheiro, e o sistema olfativo como um todo.

.

.

Com informações: Revista Superinteressante

O que achou deste conteúdo?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

Recent Posts

Juíza Negra Impedida por Policial Branco de Entrar no Tribunal: A Reação Poderosa Dela que Mudou Tudo

Aqui está uma playlist com mais conteúdos relacionados a Juíza Negra Impedida por Policial Branco…

4 dias ago

O Dia Depois Que Eu Tirei a Própria Vida: Uma Nova Chance Que Eu Nunca Esperei

Este vídeo, "O Dia Depois Que Eu Tirei a Própria Vida: Uma Nova Chance Que…

4 dias ago

El Día Después de Que Intenté Quitarme la Vida: Una Nueva Oportunidad Que Nunca Esperé

Este video, "El Día Después De Intentar Quitarme la Vida: Una Nueva Oportunidad Que Nunca…

4 dias ago

The Day After I Took My Own Life: A New Chance I Never Expected

This video, "The Day After I Tried to Take My Own Life: A New Chance…

4 dias ago

Le Jour Après Avoir Tenté de Mettre Fin à Ma Vie: Une Nouvelle Chance Inattendue

Cette vidéo, "Le Jour Après Avoir Tenté de Me Suicider: Une Nouvelle Chance Que Je…

4 dias ago

De Dag Nadat Ik Mijn Leven Nam: Een Nieuwe Kans Die Ik Nooit Verwachtte

Deze video, "De Dag Nadat Ik Probeerde Mijn Leven Te Beëindigen: Een Nieuwe Kans Die…

4 dias ago

Este site utiliza cookies.