Língua humana é capaz de detectar odores, sugere estudo!

Segundo pesquisa, a interação entre gosto e odor se inicia na língua e não no cérebro

Você consegue definir o que a sua língua sente quando prova um chocolate, por exemplo? Por mais incrível que pareça, além de sentir o gosto, ela também é capaz de cheirar o doce! Isso é o que aponta uma nova pesquisa do Centro Monell (EUA) que encontrou receptores olfativos na língua, junto com as células responsáveis por sentir o gosto. E são os mesmos sensores do nariz responsáveis por identificar odores!

Já experimentou comer algum alimento com o nariz tampado? O sabor vai parecer bem mais sem graça do que o normal…. isso porque o sabor da comida vem de uma combinação de paladar mais olfato. Mas isso não é novidade para a ciência. A descoberta é que essa relação é ainda mais estreita: a interação entre gosto e odor se inicia na língua e não no cérebro, como se acreditava!

Os sistemas olfativo e do paladar sempre foram considerados independentes. E o que levou o pesquisador Mehmet Ozdener a questionar essa concepção foi uma interrogação de uma criança de 12 anos: ela queria saber se as cobras estendiam a língua para sentir cheiros – e pasmem: ela estava certa!

No estudo, os pesquisadores extraíram células da língua humana e descobriram que em uma única célula podem existir receptores tanto do olfato quanto do paladar. Além disso, os receptores olfativos funcionam de forma similar tanto na língua quanto no nariz.

E os resultados ainda batem com outros experimentos! O professor Charles Spence, da Universidade de Oxford, disse em uma entrevista ao Guardian que em estudos anteriores foi constatado que as pessoas conseguem diferenciar uma comida de outra mesmo quando sua única mudança é o cheiro — sem usar o nariz.

Recomendamos para você:  Você sabia? Viagra também é usado para tratar infertilidade feminina!

De acordo com Ozdener, a nova descoberta pode ajudar a desenvolver métodos para moldar o sabor da comida, e isso pode contribuir para a diminuição do uso de sal, açúcar e gordura, adicionando um odor diferente que agrade o paladar, e além disso, pode contribuir também no combate a doenças relacionadas à dieta, como diabetes e obesidade, por exemplo.

Os cientistas ainda não sabem quais moléculas são capazes de ativar os tipos diferentes de receptores responsáveis pelo olfato. Com isso, entender como eles funcionam na língua é um primeiro passo para compreender sobre como o sistema olfativo detecta o cheiro, e o sistema olfativo como um todo.

.

.

Com informações: Revista Superinteressante

Comentários

Para Você

As informações aqui fornecidas, não devem substituir o aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional qualificado. Elas são de responsabilidade do seu autor e não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Procure sempre o aconselhamento de seu médico ou profissional da área de saúde para maiores esclarecimentos. Não interrompa o tratamento e/ou indicações médicas.

Somos um blog de informações sobre Saúde, Beleza e Vida Saudável. Nosso objetivo é promover informações relevantes em saúde para a população em geral ter uma melhor qualidade de vida. ❤ ❤
Para isso, temos uma produção própria de conteúdo e contamos com parceiros, profissionais de saúde empresas da área, produtoras de conteúdo. Caso você se identifique com nosso propósito, queira se tornar um parceiro do Raislife Blog,  ter um perfil profissional na nossa página e poder divulgar seus conteúdos de forma GRATUITA, entre em contato conosco pelo email contato@raislife.com. Vamos juntos promover saúde e qualidade de vida para todos. ❤ ❤ ❤ ❤

Ajude a Rais!

Contribua para que possamos continuar a promover uma vida saudável para cada vez mais pessoas.

Receba mais saúde por e-mail.