Exercício aeróbico: benefícios para o seu corpo e cérebro

A prática do cardio pode ser um medicamento milagroso!

Uma pesquisa sugere que quando nos comprometemos com exercícios regulares, que aumentam a freqüência cardíaca, movimentação e transpiração por um período de tempo sustentado, coisas mágicas acontecem ao nosso corpo e cérebro.

Pensamos mais claramente, nos sentimos melhor em geral e nos protegemos contra declínios cognitivos que ocorrem com a idade, de acordo com estudos.

“O exercício aeróbio tem uma capacidade única para divertir e relaxar, para proporcionar estímulo e calma, para combater a depressão e dissipar o estresse”, escreveram autores de um artigo no blog da Escola de Medicina de Harvard “Mind and Mood”.

Mas quanto tempo você deve andar de bicicleta, nadar, andar ou correr para ter esses benefícios?

A pesquisa sugere que a magia acontece em algum lugar na janela de aproximadamente 30-45 minutos, no mínimo.

Um artigo recente analisou os hábitos de exercícios de centenas de sobreviventes de câncer de mama que apresentavam sintomas como “cérebro de quimioterapia”, que envolve a perda de memória e problemas de foco.

Os pesquisadores descobriram que apenas 30 minutos de um exercício aeróbio, como caminhar, estava relacionado com um desempenho significativamente melhor em questionários cognitivos.

Outro estudo forneceu apoio à essa pesquisa: descobriu que em adultos de 60 a 88 anos, caminhar por 30 minutos, quatro dias por semana, durante 12 semanas, pareceu fortalecer a conectividade em uma região do cérebro onde conexões enfraquecidas foram ligadas à perda de memória.

Da mesma forma, um estudo piloto em pessoas com depressão severa descobriu que apenas 30 minutos de caminhada em esteira, por 10 dias consecutivos, são “suficientes para produzir uma redução clinicamente relevante e estatisticamente significativa na depressão”.

Recomendamos para você:  Setembro Dourado alerta sobre diagnóstico precoce de câncer infantil

Outras pesquisas sugerem que pode ser melhor fazer cardio por mais tempo. Um estudo no British Medical Journal descobriu que em adultos com mais de 50 anos, os melhores resultados para o cérebro pareciam surgir de uma rotina que combinava exercícios aeróbicos com treinamento de resistência (exercícios de construção de músculos como tábuas e flexões) e durou pelo menos 45 minutos.

Os pesquisadores ainda não sabem porque esse tipo de exercício fornece um impulso ao cérebro, mas alguns estudos sugerem a relação com o aumento do fluxo sanguíneo, o que proporciona nossa energia com energia fresca e oxigênio.

Um estudo recente com mulheres mais velhas que apresentaram sintomas potenciais de demência também descobriram que o exercício aeróbio está relacionado com um aumento no tamanho do hipocampo, uma área cerebral envolvida na aprendizagem e na memória.

Outra razão pode ter a ver com a capacidade do cardio para ajudar a reduzir os níveis de hormônios do estresse natural do corpo, como a adrenalina e o cortisol, de acordo com um estudo recente do Journal of Physical Therapy Science.

Joe Northey, autor principal do estudo britânico e cientista de exercícios da Universidade de Canberra, disse que sua pesquisa sugere que qualquer pessoa com boa saúde com mais de 50 anos deveria fazer 45 minutos a uma hora de exercício aeróbio “em tantos dias da semana como viável. “

Fonte: businessinsider.com/science

Para Você

As informações aqui fornecidas, não devem substituir o aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional qualificado. Elas são de responsabilidade do seu autor e não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Procure sempre o aconselhamento de seu médico ou profissional da área de saúde para maiores esclarecimentos. Não interrompa o tratamento e/ou indicações médicas.

NOSSA MISSÃO:
Ser um sistema global de armazenamento de informações de saúde on-line, colaborativo, contemplando multifunções e cruzamento de dados, proporcionando o bem estar do ser humano através da segurança do histórico de saúde.

NOSSA VISÃO:
Tornar-se o sistema mundial de referência da informação da área da saúde até 2022, gerando dados relevantes e importantes para o ser humano.

NOSSOS VALORES:
Respeito, Igualdade, Confiança, Ética, Segurança, Qualidade de vida.

Ajude a Rais!

Contribua para que possamos continuar a promover uma vida saudável para cada vez mais pessoas.

Receba mais saúde por e-mail.

Comentários