Colesterol alto? Saiba como evitar!

Concentração de colesterol no sangue facilita o surgimento de doenças cardiovasculares

A hipercolesterolemia – aumento da concentração de colesterol no sangue – é um fator de risco que facilita o surgimento de várias doenças cardiovasculares como arteriosclerose, isquemia cerebral, infartos e derrames.

O colesterol é uma gordura necessária para o organismo exercer algumas funções, como a produção de determinados hormônios, mas é preciso ingeri-lo de forma equilibrada para manter as taxas regulares.

“Um hábito alimentar com consumo alto de carnes vermelhas, gorduras saturadas e alimentos ultraprocessados, aliado ao baixo consumo de frutas e hortaliças, favorece a hipercolesterolemia e aumenta o risco das doenças cardiovasculares”, aponta a analista Ana Luisa Souza de Paiva Moura, da Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde.

Sobre como evitar o problema.. “Se o padrão alimentar for equilibrado, a pessoa pode ter uma vida saudável e manter o colesterol em concentrações adequadas”, afirma ela.

Vale lembrar que o problema não está reservado a uma faixa etária. “Pessoas de qualquer idade, até mesmo crianças, podem ter hipercolesterolemia.

Ela pode se dar por questões genéticas, mas em grande parte está ligada à inatividade física e à má alimentação”, explica a analista: “existem também outros fatores de risco, como o tabagismo e o consumo em excesso de bebidas alcoólicas. A melhor maneira de prevenir é manter hábitos alimentares, fazer atividade física regular e identificar os fatores de risco, e neste caso o acompanhamento de profissionais de saúde é importante”, finaliza Ana Luisa.

Dicas para fugir do colesterol alto

  • Atividade física:  exercícios regulares “queimam” gordura acumulada no organismo e baixam o nível do colesterol
  • Evite a gordura: consumo diário de carne vermelha (característica de muitos brasileiros) aumenta o risco. Carnes com muita gordura, pele de frango e frituras também devem ser evitados
  • Alimentação saudável: hábitos alimentares saudáveis ajudam a regular o colesterol. Consuma alimentos in natura e minimamente processados como cereais integrais, frutas, legumes e verduras.
  • Fuja do tabagismo: o fumo potencializa os riscos de doenças cardiovasculares
  • Acompanhamento de profissionais de saúde: o acompanhamento de profissionais de saúde ajuda a identificar fatores de risco e auxiliam no controle do colesterol alto.
Recomendamos para você:  Você sabia? Forma comum de preparar o arroz pode oferecer danos à sua saúde!

Fonte: Ministério da Saúde

Para Você

As informações aqui fornecidas, não devem substituir o aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional qualificado. Elas são de responsabilidade do seu autor e não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Procure sempre o aconselhamento de seu médico ou profissional da área de saúde para maiores esclarecimentos. Não interrompa o tratamento e/ou indicações médicas.

NOSSA MISSÃO:
Ser um sistema global de armazenamento de informações de saúde on-line, colaborativo, contemplando multifunções e cruzamento de dados, proporcionando o bem estar do ser humano através da segurança do histórico de saúde.

NOSSA VISÃO:
Tornar-se o sistema mundial de referência da informação da área da saúde até 2022, gerando dados relevantes e importantes para o ser humano.

NOSSOS VALORES:
Respeito, Igualdade, Confiança, Ética, Segurança, Qualidade de vida.

Ajude a Rais!

Contribua para que possamos continuar a promover uma vida saudável para cada vez mais pessoas.

Receba mais saúde por e-mail.

Comentários