Colesterol alto? Saiba como evitar!

Concentração de colesterol no sangue facilita o surgimento de doenças cardiovasculares

A hipercolesterolemia – aumento da concentração de colesterol no sangue – é um fator de risco que facilita o surgimento de várias doenças cardiovasculares como arteriosclerose, isquemia cerebral, infartos e derrames.

O colesterol é uma gordura necessária para o organismo exercer algumas funções, como a produção de determinados hormônios, mas é preciso ingeri-lo de forma equilibrada para manter as taxas regulares.

“Um hábito alimentar com consumo alto de carnes vermelhas, gorduras saturadas e alimentos ultraprocessados, aliado ao baixo consumo de frutas e hortaliças, favorece a hipercolesterolemia e aumenta o risco das doenças cardiovasculares”, aponta a analista Ana Luisa Souza de Paiva Moura, da Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde.

Sobre como evitar o problema.. “Se o padrão alimentar for equilibrado, a pessoa pode ter uma vida saudável e manter o colesterol em concentrações adequadas”, afirma ela.

Vale lembrar que o problema não está reservado a uma faixa etária. “Pessoas de qualquer idade, até mesmo crianças, podem ter hipercolesterolemia.

Ela pode se dar por questões genéticas, mas em grande parte está ligada à inatividade física e à má alimentação”, explica a analista: “existem também outros fatores de risco, como o tabagismo e o consumo em excesso de bebidas alcoólicas. A melhor maneira de prevenir é manter hábitos alimentares, fazer atividade física regular e identificar os fatores de risco, e neste caso o acompanhamento de profissionais de saúde é importante”, finaliza Ana Luisa.

Dicas para fugir do colesterol alto

  • Atividade física:  exercícios regulares “queimam” gordura acumulada no organismo e baixam o nível do colesterol
  • Evite a gordura: consumo diário de carne vermelha (característica de muitos brasileiros) aumenta o risco. Carnes com muita gordura, pele de frango e frituras também devem ser evitados
  • Alimentação saudável: hábitos alimentares saudáveis ajudam a regular o colesterol. Consuma alimentos in natura e minimamente processados como cereais integrais, frutas, legumes e verduras.
  • Fuja do tabagismo: o fumo potencializa os riscos de doenças cardiovasculares
  • Acompanhamento de profissionais de saúde: o acompanhamento de profissionais de saúde ajuda a identificar fatores de risco e auxiliam no controle do colesterol alto.
Recomendamos para você:  5 de setembro - Dia Nacional de Conscientização e Divulgação da Fibrose Cística

Fonte: Ministério da Saúde


Also published on Medium.

Comentários

Para Você

As informações aqui fornecidas, não devem substituir o aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional qualificado. Elas são de responsabilidade do seu autor e não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Procure sempre o aconselhamento de seu médico ou profissional da área de saúde para maiores esclarecimentos. Não interrompa o tratamento e/ou indicações médicas.

Somos um blog de informações sobre Saúde, Beleza e Vida Saudável. Nosso objetivo é promover informações relevantes em saúde para a população em geral ter uma melhor qualidade de vida. ❤ ❤
Para isso, temos uma produção própria de conteúdo e contamos com parceiros, profissionais de saúde empresas da área, produtoras de conteúdo. Caso você se identifique com nosso propósito, queira se tornar um parceiro do Raislife Blog,  ter um perfil profissional na nossa página e poder divulgar seus conteúdos de forma GRATUITA, entre em contato conosco pelo email contato@raislife.com. Vamos juntos promover saúde e qualidade de vida para todos. ❤ ❤ ❤ ❤

Receba mais saúde por e-mail.