Colesterol alto?

Veja 13 alimentos que ajudam a controlar!

Hábitos alimentares saudáveis junto à prática regular de atividades físicas são capazes de manter as taxas de colesterol bom (HDL) e o ruim (LDL) equilibrados, e com isso, afastar os perigos que o colesterol alto pode provocar, como infarto, derrame cerebral e doenças como o Mal de Alzheimer, por exemplo.

A solução para este mal não está nas pílulas. Sem controlar a alimentação, as taxas de colesterol não entram nos eixos.

Veja uma lista de alimentos que podem ajudar a abaixar o colesterol:

Peixes

São fontes de ácido graxo ômega 3, um tipo de gordura boa, do tipo insaturada, encontrada nos peixes de água fria, como salmão, atum e truta.

De acordo com a nutricionista da Unifesp, Ana Maria Figueiredo Ramos,”a gordura insaturada ajuda na redução dos níveis de triglicerídeos e colesterol total do sangue; reduz o risco de formação de coágulos, além de tornar o sangue mais fluido; sendo, portanto, importante aliada na prevenção das doenças cardiovasculares”.

Aveia

A aveia contém fibras insolúveis, e uma fibra solúvel chamada betaglucana, que retarda o esvaziamento gástrico, promovendo maior saciedade, melhorando a circulação, e controlando a glicemia, e até inibindo a absorção de gordura (colesterol).

A nutricionista da Unifesp, Ana Maria Figueiredo Ramos, afirma que “a aveia diminui as concentrações de colesterol total, lipídios totais e triglicerídios de forma significativa e aumenta a fração do bom colesterol (HDL)”.

Oleaginosas

As nozes e as castanhas, por exemplo, apresentam grande quantidade de antioxidantes, que ajudam a combater o envelhecimento celular e também a prevenir doenças coronárias, além de diversos tipos de câncer.

A arginina, também presente nas oleaginosas, atua como importante vasodilatador, contribuindo para a redução do risco de desenvolvimento de doenças do coração.

Chocolate amargo

O chocolate amargo é rico em flavonóides (substâncias que diminuem o LDL). Diariamente, inclua 30g do doce como sobremesa.

Recomendamos para você:  Pai é quem cria!

Azeite

O azeite é fonte de ácido oléico, que regula as taxas de colesterol e protege contra doenças cardíacas. Ele faz muito bem ao aparelho cardiocirculatório e também age para controlar a diabetes do Tipo 2, reduzindo a taxa glicêmica.

Além disso, ele também é uma grande fonte de antioxidantes, como a vitamina E!

Alcachofra

A nutricionista da Unifesp, Ana Maria Figueiredo Ramos, explica que “como ela ajuda na quebra de gorduras e no controle do colesterol, é bastante recomendada para prevenir doenças cardíacas”.

Suas fibras são resistentes à ação de enzimas e por isso apresentam muitas vantagens, entre as quais: diminuição dos níveis de colesterol e triglicérides sanguíneos; redução do risco de obesidade e diabetes, fatores de risco para a saúde do coração.

Uma porção de 100g possui apenas 50 calorias.

Laranja

Um estudo realizado pela Universidade de Viçosa, em Minas Gerais, e publicado na revista American Heart Association, descobriu que os flavonoides, substâncias antioxidantes presentes na laranja, diminuem os níveis de LDL (colesterol ruim) no organismo, pois limitam a absorção do colesterol no intestino.

Vinho

A ingestão moderada da bebida (uma a duas doses por dia) promove a elevação de aproximadamente 12% nos níveis do colesterol bom (HDL).

A maioria dos efeitos protetores do vinho tinto são atribuídos aos flavanoides, que possuem propriedades antioxidantes, vasodilatadoras e anti-coagulante plaquetária.

Linhaça

A semente de linhaça é um dos alimentos mais ricos em ômega 3, e com isso, ela é responsável por prevenir doenças cardiovasculares, e evitar coágulos ao diminuir as taxas de colesterol total e de LDL colesterol (ruim), e aumentar as de HDL, o colesterol bom.

Quando a semente é moída ou triturada, seus benefícios se potencializam, pois sua casca é resistente à ação do suco gástrico e passa sem sofrer digestão no trato gastrointestinal.

Recomendamos para você:  Aprenda a fazer uma deliciosa receita com cranberry

Canela

Pesquisadores da Kansas State University, nos Estados Unidos, constataram que consumir meia colher de sopa, por dia, de canela ajuda a combater o colesterol ruim (LDL).

Os pesquisadores acreditam que seja é resultado da ação dos antioxidantes presentes na canela.

Soja

A soja “ajuda a diminuir o colesterol ruim (LDL), aumenta o colesterol bom (HDL) e fortalece o organismo de infecções”, explica nutricionista da Unifesp, Ana Maria Figueiredo Ramo.

Além disso, ela ajuda a controlar problemas hormonais para as mulheres que estão na menopausa.

Açaí

Apesar do alto teor de gordura do açaí, grande parte são gorduras monoinsaturadas (60%) e poli-insaturadas (13%), que ajudam na redução do colesterol ruim (LDL) e na melhoria do bom, HDL, prevenindo doenças cardiovasculares.

Cada 100g do fruto contém 262 calorias. “O açaí tem gorduras que fazem bem para a saúde, e por isso deve ser incluído no cardápio, porém, o ideal é consumi-lo sem adição de complementos muito calóricos, isso ajuda a manter a dieta”, sugere Robert Stella.

Chá

Principalmente o chá verde, possui flavonoides, que funcionam como antioxidantes e ajudam a prevenir a inflamação dos tecidos, e também, podem proteger contra a formação de coágulos, que são as principais causas de ataques do coração.

Com informações Minha Vida

Para Você

As informações aqui fornecidas, não devem substituir o aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional qualificado. Elas são de responsabilidade do seu autor e não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Procure sempre o aconselhamento de seu médico ou profissional da área de saúde para maiores esclarecimentos. Não interrompa o tratamento e/ou indicações médicas.

NOSSA MISSÃO:
Ser um sistema global de armazenamento de informações de saúde on-line, colaborativo, contemplando multifunções e cruzamento de dados, proporcionando o bem estar do ser humano através da segurança do histórico de saúde.

NOSSA VISÃO:
Tornar-se o sistema mundial de referência da informação da área da saúde até 2022, gerando dados relevantes e importantes para o ser humano.

NOSSOS VALORES:
Respeito, Igualdade, Confiança, Ética, Segurança, Qualidade de vida.

Ajude a Rais!

Contribua para que possamos continuar a promover uma vida saudável para cada vez mais pessoas.

Receba mais saúde por e-mail.

Comentários