Álcool causa quase um terço das mortes por câncer de fígado, diz estudo!

No Brasil, 31% dos casos de câncer de fígado devem-se ao uso excessivo de álcool

O consumo do álcool, traço cultural em muitos países, e amplamente divulgado por peças publicitárias, tem suas consequências muitas vezes ignorados. Segundo uma pesquisa publicada na revista científica Jama Oncology, o uso exagerado do álcool é responsável por quase um terço das mortes decorrentes de câncer de fígado em todo o mundo.

De acordo com o estudo, que analisou dados do ano de 2015, as bebidas alcoólicas foram responsáveis por 250 mil mortos pela doença, somando-se os 195 países analisados em estudo. Isso representa cerca de 30% das 810 mil vítimas do câncer de fígado de 2015. No Brasil, os dados também são alarmantes: 31% dos casos de câncer de fígado devem-se ao uso excessivo de álcool.

Além do álcool, outros fatores que mais levam à morte por câncer de fígado são os vírus da hepatite B e C. De acordo com a pesquisa, em 2015, a hepatite B causou 265 mil mortes (33% do total), e a hepatite C, 167 mil vítimas (21%).

A hepatite B é a maior causadora da doença no Brasil (34,5% das quase 10 mil mortes em 2015), seguida pelo consumo de álcool, aproximadamente 3.000 vítimas (31%). A hepatite C registra 20,63% dos casos.

Apesar de suas três principais causas serem “altamente preveníveis ou tratáveis”, segundo os pesquisadores, o câncer de fígado é o quarto tipo de câncer que causa mais mortes em todo o mundo.

Existem vacinas para a hepatite B e tratamentos antivirais para a hepatite C. Já os casos da doença associados ao consumo de bebidas alcoólicas poderiam ser combatidos com “políticas de saúde para redução do uso excessivo”.

Dados

Europa oriental – maior proporção de mortes por álcool

Na Europa Oriental, o consumo exagerado de bebidas alcoólicas é responsável por 53% das mortes por câncer de fígado. O país com a maior número de mortes com consequência pela doença relacionadas ao álcool é Belarus, com 62% dos casos. Na América do Sul,  42% dos casos da doença são em consequência do alcoolismo.

A pesquisa também constatou que, no mundo, o maior percentual das vítimas de câncer de fígado provocada por álcool é do sexo masculino: 205 mil mortos eram homens, o equivalente a 82%. E no Brasil, o maior percentual de vítimas de câncer de fígado, por uso de álcool, também é o sexo masculino: cerca de 68%.

Recomendamos para você:  10 de Outubro: Dia Mundial da Saúde Mental

De acordo com o estudo, nos últimos 25 anos a incidência do câncer de fígado cresceu 70%: “Entre 1990 e 2015, os casos de câncer de fígado e óbitos aumentaram para todos os grupos de causas globalmente. O maior aumento está relacionado à hepatite C, seguido pelo álcool”, relata a publicação.

Consumo de álcool também provoca outros tipos de câncer

Além do câncer de fígado, o consumo de álcool, mesmo que de forma moderada, também está relacionado ao surgimento e desenvolvimento de câncer de boca, faringe, laringe, esôfago, estômago, fígado, intestino (cólon e reto) e mama (pré e pós-menopausa), segundo informações do Inca (Instituto Nacional do Câncer).

“O etanol tem o efeito cancerígeno sobre as células e, quando chega ao intestino, pode funcionar como solvente, facilitando a entrada de outras substâncias carcinogênicas nas células para dentro da célula”, informa o Inca.

Ainda de acordo com o Inca, a quantidade e a frequência também devem ser consideradas. Quanto maior a dose ingerida e quanto mais frequente é o consumo, maior é o risco do desenvolvimento de cânceres. O uso excessivo de álcool é apontado como um dos principais causadores de câncer de fígado e de pâncreas.

Com informações UOL


Also published on Medium.

Comentários

Para Você

As informações aqui fornecidas, não devem substituir o aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional qualificado. Elas são de responsabilidade do seu autor e não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Procure sempre o aconselhamento de seu médico ou profissional da área de saúde para maiores esclarecimentos. Não interrompa o tratamento e/ou indicações médicas.

Somos um blog de informações sobre Saúde, Beleza e Vida Saudável. Nosso objetivo é promover informações relevantes em saúde para a população em geral ter uma melhor qualidade de vida. ❤ ❤
Para isso, temos uma produção própria de conteúdo e contamos com parceiros, profissionais de saúde empresas da área, produtoras de conteúdo. Caso você se identifique com nosso propósito, queira se tornar um parceiro do Raislife Blog,  ter um perfil profissional na nossa página e poder divulgar seus conteúdos de forma GRATUITA, entre em contato conosco pelo email contato@raislife.com. Vamos juntos promover saúde e qualidade de vida para todos. ❤ ❤ ❤ ❤

Ajude a Rais!

Contribua para que possamos continuar a promover uma vida saudável para cada vez mais pessoas.

Receba mais saúde por e-mail.