10 de Outubro: Dia Mundial da Saúde Mental

300 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem de depressão, segundo agência da ONU.

O Dia Mundial da Saúde Mental é comemorado no dia 10 de Outubro, desde 1992. A intenção da data é chamar a atenção pública para o tema da saúde mental global, como uma causa comum a todos os povos, para além de limites nacionais, culturais, políticos ou socioeconómicos.

De acordo com dados da agência da ONU, 300 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem de depressão, uma das maiores causas de aposentadoria por invalidez.

Saúde mental e produtividade

Neste ano, 2017, a Organização Mundial da Saúde (OMS) pede destaque à saúde mental no local de trabalho. A OMS afirma que um ambiente de trabalho negativo pode promover problemas físicos e mentais. Assim como o uso de substâncias nocivas ou álcool, falta no emprego e perda de produtividade.

De acordo com a organização, empregadores e gerentes que investem em iniciativas para promover saúde mental e apoiar os funcionários com desordens mentais ganham não somente na área da saúde, mas também nos níveis de produtividade.

O professor do Instituto de Psiquiatria do Universidade Federal do Rio de Janeiro, Pedro Gabriel Delgado, confirmou: “eu acho que este ano é oportuno para que se aponte essa questão que é investir no sentido de tornar os ambientes laborais como ambientes saudáveis, ambientes onde se realiza a possibilidade de uma troca entre as pessoas e entre os companheiros de trabalho que seja produtora de segurança e de satisfação para elas. O primeiro elemento que aparece nos quadros de depressão e de ansiedade generalizada está ligado ao trabalho. Então é extremamente importante pensar em alguma coisa de promoção do bem-estar no ambiente do trabalho.

Ansiedade

Dados da OMS constataram que 260 milhões de pessoas vivem com algum tipo de ansiedade. E muitos têm depressão e ansiedade. Ambas as doenças custam uma média de US$ 1 trilhão à economia global em perdas no trabalho.

Recomendamos para você:  CAPC e a Iniciativa Beleza contra o Câncer.

O Dia Mundial da Saúde Mental tem como objetivo a conscientização para o tema, a mobilização e o apoio.

Com informações ONU News


Also published on Medium.

Comentários

Para Você

As informações aqui fornecidas, não devem substituir o aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional qualificado. Elas são de responsabilidade do seu autor e não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Procure sempre o aconselhamento de seu médico ou profissional da área de saúde para maiores esclarecimentos. Não interrompa o tratamento e/ou indicações médicas.

Somos um blog de informações sobre Saúde, Beleza e Vida Saudável. Nosso objetivo é promover informações relevantes em saúde para a população em geral ter uma melhor qualidade de vida. ❤ ❤
Para isso, temos uma produção própria de conteúdo e contamos com parceiros, profissionais de saúde empresas da área, produtoras de conteúdo. Caso você se identifique com nosso propósito, queira se tornar um parceiro do Raislife Blog,  ter um perfil profissional na nossa página e poder divulgar seus conteúdos de forma GRATUITA, entre em contato conosco pelo email contato@raislife.com. Vamos juntos promover saúde e qualidade de vida para todos. ❤ ❤ ❤ ❤

Receba mais saúde por e-mail.