Confira o que há de novo por aqui.

10 de Outubro: Dia Mundial da Saúde Mental

O Dia Mundial da Saúde Mental é comemorado no dia 10 de Outubro, desde 1992. A intenção da data é chamar a atenção pública para o tema da saúde mental global, como uma causa comum a todos os povos, para além de limites nacionais, culturais, políticos ou socioeconómicos.

De acordo com dados da agência da ONU, 300 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem de depressão, uma das maiores causas de aposentadoria por invalidez.

Saúde mental e produtividade

Neste ano, 2017, a Organização Mundial da Saúde (OMS) pede destaque à saúde mental no local de trabalho. A OMS afirma que um ambiente de trabalho negativo pode promover problemas físicos e mentais. Assim como o uso de substâncias nocivas ou álcool, falta no emprego e perda de produtividade.

De acordo com a organização, empregadores e gerentes que investem em iniciativas para promover saúde mental e apoiar os funcionários com desordens mentais ganham não somente na área da saúde, mas também nos níveis de produtividade.

O professor do Instituto de Psiquiatria do Universidade Federal do Rio de Janeiro, Pedro Gabriel Delgado, confirmou: “eu acho que este ano é oportuno para que se aponte essa questão que é investir no sentido de tornar os ambientes laborais como ambientes saudáveis, ambientes onde se realiza a possibilidade de uma troca entre as pessoas e entre os companheiros de trabalho que seja produtora de segurança e de satisfação para elas. O primeiro elemento que aparece nos quadros de depressão e de ansiedade generalizada está ligado ao trabalho. Então é extremamente importante pensar em alguma coisa de promoção do bem-estar no ambiente do trabalho.

Ansiedade

Dados da OMS constataram que 260 milhões de pessoas vivem com algum tipo de ansiedade. E muitos têm depressão e ansiedade. Ambas as doenças custam uma média de US$ 1 trilhão à economia global em perdas no trabalho.

Recomendamos para você:  Plano de saúde e os tratamentos médicos

O Dia Mundial da Saúde Mental tem como objetivo a conscientização para o tema, a mobilização e o apoio.

Com informações ONU News

O que achou deste conteúdo?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

comente o que achou do conteúdo

Compartilhe