15 dicas para perder barriga e ficar em forma

Perder barriga é uma tarefa desafiadora, principalmente se você não sabe por onde começar. Estas dicas vão te ajudar a ver que sabendo o que fazer, pode até ser fácil e prazeroso.

rais-data-saude-perder-barriga-header

Perder barriga parece uma tarefa muito árdua e as vezes até impossível. A gordura abdominal, a famosa barrinha, é a parte do corpo que mais incomoda quem começou um programa de perda de peso ou voltou para a academia. Os resultados vão aparecendo por todas as partes do corpo, mas a barriga é sempre a última e mais difícil de perder.

Muitas vezes isso acontecer porque você nem se dá conta de que somente as 300 abdominais que você está fazendo não é o suficiente. Você precisa de mais. Por isso preparamos 15 dicas para te ajudar nesta tarefa árdua, mas muito recompensadora de perder aquela barriguinha que tanto te incomoda e desfilar por ai exibindo um corpo bonito e saudável

  1. Mantenha seu coração em alta

Exercícios cardiovasculares, os aeróbicos, queimam 67% mais calorias do que os exercícios de força. Tente esportes como natação, corridas ou até mesmo programas com intervalos menores na academia. Isto mantém seu coração “a toda”, o que é a melhor forma de queimar a barriga.

  1. Aumente o consumo de fibras

As fibras ajudam a limpar seu organismo antes mesmo da gordura ser absorvida. A cada 10 mg de fibras diárias consumidas seu corpo absorve certa de 4% menos gorduras. Excelentes fontes de fibras são frutas e vegetais e alguns tipos de cereais.

  1. Evite gorduras animais, carnes vermelhas e embutidos

Gorduras animais como as existentes nas carnes vermelhas além de ajudar no acúmulo de gordura na barriga, ainda contribuem para o acúmulo de gorduras dentro de suas veias pois são cheias do LDL ou o colesterol ruim, o que causa também aumento da pressão arterial e problemas cardíacos e vasculares. Tente consumir estes alimentos somente alguns poucas vezes no mês e em poucas quantidades e substitua por peixes, aves ou ovos. A dieta mediterrânea pode ajudar com algumas dicas de pratos e combinações.

rais-data-saude-perder-barriga-header-4

Gorduras animais são inimigas da barriga sarada. Prefira peixes, aves e ovos como fonte de proteínas.

  1. Evite o sal

A ingestão de muito sal pode fazer com que você retenha muito líquido o que te mantém inchada. Por isso, tente substituir o sal por ervas como o orégano, pimentas como a calabresa e o limão, além de outras ervas e pimentas. Esta é uma alternativa muito saudável e saborosa para temperar seus alimentos.

  1. Pequenas faxinas em casa

Manter a casa organizada não é tarefa fácil, mas você pode unir o útil ao agradável e ainda se exercitar. Varrer ou aspirar a casa pode ser um ótimo exercício para seu abdômen, principalmente se você mantê-lo contraído durante o processo. Para quem não tem alternativa a não ser fazer você mesmo o serviço doméstico, saiba que isso tem benefícios, não somente os financeiros.

  1. Abdominais simples em casa

Você pode fazer séries de abdominais em casa, no tempo livre. Uma delas pode ser deitado de barriga para cima, estenda os braços e deixe as palmas das mãos para baixo. Erga as duas pernas e forme um ângulo de 90 graus com o seu abdômen. Então estique uma perna de cada vez em direção ao chão. Repita 20 vezes. Faça 3 séries de 20 repetições.

rais-data-saude-perder-barriga-Pernas-levantadas-abdominal

Com esta posição inicial, abaixe um perna de cada vez em direção ao chão. Faça 3-4 séries de 20 repetições.

  1. Abacates são uma boa pedida

Abacates são ricos em ácidos graxos monossaturadas que ajudam a controlar os picos de açúcar no sangue o que ajuda na perda de gordura abdominal. Eles devem ser colocados dentro da sua dieta com cuidado pois são muito calóricos.

  1. Esqueça os refrigerantes

Refrigerantes são um veneno para a sua barriga e também para todo o seu corpo. Eles são impregnados de açúcares e outros conservantes que somente fazem mal para a sua saúde. Prefira água com gás ou chás e sucos naturais gelados.

  1. Perder barriga e álcool não combinam

O álcool em excesso eleva seus níveis de cortisol, o que direciona a gordura para sua barriga. Consuma álcool em moderação (não mais do que 250ml para homens e 125 ml para mulheres) e você notará a diferença.

  1. Coma sementes de girassol

As sementes de girassol também são ricas em ácidos graxos monossaturados. Elas são fáceis de colocar em sua dieta podendo ser um complemento nas saladas, por exemplo.

  1. Endureça a barriga

Endurecer a barriga enquanto caminha ou faz ações do dia-a-dia pode ajudar a enrijecer os músculos abdominais.

  1. Hidrate-se

Estar bem hidratado mantém todo o seu organismo funcionando adequadamente. Para você ter uma ideia, a perda de 1 a 2% do volume total de sangue já pode configurar um quadro de desidratação. Por isso, beba muita água, antes-durante-depois dos exercícios e sempre que puder. Isso vai te ajudar a manter-se saudável e ainda perder barriga.

  1. Fique menos sentado

O simples fato de ficar em pé faz com que você gaste o dobro de calorias do que ficando sentado. Além de te ajudar a perder barriga, vai também evitar vários problemas que ficar sentado demais pode trazer.

  1. Respire profundamente

A respiração profunda é uma técnica onde você enche a barriga quando respira, abrindo mais espaço para o ar entrar e preencher todo o pulmão. Quanto mais ar entrando, mais ar em seu sangue e mais suas células funcionam bem. Além de te trazer calma e relaxamento, esta troca na maneira de respirar vai exigir muito de sua barriga, o que pode ajudar a deixa-la em forma.

  1. Evite passar muito tempo sem comer para perder barriga

Quando você fica muito tempo sem comer, você tende a comer mais ou seja, ingerir mais calorias o que vai contribuir para a sua barriguinha. Insira dentro de sua dieta lanches rápidos principalmente a base de frutas e grãos integrais. Nozes combinadas com frutas são uma boa pedida. Outra pode ser pão, tomate e queijo temperados com orégano, pimenta vermelha, limão e azeite de oliva (uma espécie de brusqueta rápida). Desta forma você abrange todos os grupos de comida, evita o sal e gorduras saturadas e hidrogenadas.

perder barriga

Perder barriga é fácil, é uma combinação de exercícios de força e aeróbicos com uma dieta equilibrada.

Manter-se em forma em com a barriga em dia é uma combinação de hábitos saudáveis. Apenas malhar desesperadamente não adianta. Os exercícios físicos são uma parte fundamental da luta contra a barriga, mas eles devem ser alternados entre força e aeróbico e também combinados com alimentação, pois não adianta nada gastar se você ainda continua ingerindo muito mais calorias.

Faça o básico e tenha uma melhor saúde, além de ficar mais bonita (a).

Consultas:
Veja Também:

Recomendamos para você:  Acho que tenho mau hálito. E agora?

Para Você

As informações aqui fornecidas, não devem substituir o aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional qualificado. Elas são de responsabilidade do seu autor e não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Procure sempre o aconselhamento de seu médico ou profissional da área de saúde para maiores esclarecimentos. Não interrompa o tratamento e/ou indicações médicas.

NOSSA MISSÃO:
Ser um sistema global de armazenamento de informações de saúde on-line, colaborativo, contemplando multifunções e cruzamento de dados, proporcionando o bem estar do ser humano através da segurança do histórico de saúde.

NOSSA VISÃO:
Tornar-se o sistema mundial de referência da informação da área da saúde até 2022, gerando dados relevantes e importantes para o ser humano.

NOSSOS VALORES:
Respeito, Igualdade, Confiança, Ética, Segurança, Qualidade de vida.

Ajude a Rais!

Contribua para que possamos continuar a promover uma vida saudável para cada vez mais pessoas.

Receba mais saúde por e-mail.

Comentários