Fechar Anúncio X

Ambiente hostil no trabalho pode comprometer a saúde mental | R7 Notícias

Segundo notícia publicada pelo portal R7 e replicada pela Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP, psiquiatra afirma que relações humanas influenciam a saúde mental mais do que salário e realização profissional; intimidação pode levar à depressão

11/05/2019

Segundo notícia publicada pelo portal R7 e replicada pela Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP psiquiatra afirma que um ambiente hostil no trabalho pode comprometer a saúde mental. A psiquiatra Fátima Vasconcellos, da Associação Brasileira de Psiquiatria, afirma que as relações humanas no trabalho interferem na saúde mental mais do que o valor do salário e a realização profissional.

“Um ambiente de abuso, de intimação começa provocando esgotamento mental, podendo fazer eclodir uma depressão e crises de ansiedade. Torna-se uma doença que necessita de tratamento”, explica.

Ambiente hostil, saúde zero.

Uma atmosfera hostil é aquela em que há humilhação, intimidação e exclusão, de acordo com Fátima.

Ela afirma que o comportamento tirano geralmente é exercido por uma figura de autoridade. “O mais comum é entre chefe e subordinado, e não entre colegas”, diz. “Geralmente, um chefe tirano se vale de tiranizar os mais frágeis. Ele se aproveita de pessoas que têm maior insegurança e baixa autoestima criando um clima de insatisfação que a maioria das pessoas não aguenta”, completa.

De acordo com a psiquiatra, para sobreviver a ambientes hostis, é preciso criar mecanismos de proteção. O mais importante deles, segundo ela, é ter uma vida além do trabalho. “É uma forma de oxigenar a cabeça, de ficar menos sujeito àquele ambiente”, afirma. “Quando a pessoa tem uma vida fora do trabalho, ela fala de outros assuntos e não dá tanta importância àquela pessoa. Além disso, era terá alguém para conversar, inclusive sobre esse assunto. Falar sobre o problema pode trazer alívio”, diz.

Tirar o foco do problema pode ajudar

Para a médica, ter outros interesses além do trabalho pode ajudar mais a lidar com o problema do que tentar muda a atitude. “Já que o tirano escolhe o frágil para oprimir, a pessoa pode tentar mudar a postura, tornar-se mais hábil, mas cada um tem uma estrutura de ser. Não é tão fácil virar o jogo. O mais indicado é não ficar focado no problema, porque ele aumenta”, afirma.

Recomendamos para você:  Campanha Janeiro Branco pede valorização da saúde mental

Alguns sinais podem servir de alerta de que o clima ruim do trabalho pode estar prestes a comprometer a saúde mental. Entre eles estão sentir-se aflito antes de ir trabalhar e não dormir à noite porque fica pensando no problema. “Nesses casos, é recomendável que se procure ajuda de um psicólogo ou psiquiatra para lidar com a questão”, orienta.

A psiquiatra ressalta que, embora anacrônica, a hostilidade no ambiente de trabalho ainda existe em algumas empresas. “As boas empresas são aquelas que criam ambientes colaborativos de respeito ao funcionário. Com isso, elas até ganham um aumento de produtividade”, afirma.

Fonte: Portal R7

Segredos para uma vida longa Dr. Victor Sorrentino

Comentários

Para Você

As informações aqui fornecidas, não devem substituir o aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional qualificado. Elas são de responsabilidade do seu autor e não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Procure sempre o aconselhamento de seu médico ou profissional da área de saúde para maiores esclarecimentos. Não interrompa o tratamento e/ou indicações médicas.

Receba mais saúde por e-mail.

%d blogueiros gostam disto: