Feliz Ano Novo: 6 dicas para fortalecer sua saúde mental em 2018!

Dedicar tempo e disposição para se atentar à saúde mental é fundamental para uma vida feliz!

A virada de um novo ano é o momento ideal para se definir objetivos para os próximos dias que vêm pela frente, não é? Definir as metas e os objetivos a curto e também a longo prazo.

Normalmente, as metas como, por exemplo, ‘ir à academia’, ‘fazer mais exercícios’ e ‘alimentar-se melhor’ são os maiores destaque nas listas de ano novo. Entretanto, vale lembrar que dedicar tempo e disposição e se atentar à saúde mental também é um ponto fundamental para uma vida feliz.

O blog Rais, junto à informações da Revista Galileu, separou 6 dicas simples e comprovadas pela ciência que vão promover à você uma vida mental saudável e próspera ao longo de seu 2018, que está apenas começando. Então, preste atenção:

1. Dê trégua às dietas

Bom, se o seu objetivo é emagrecer, tire de sua lista quaisquer restrições alimentares exageradasConforme demonstram pesquisas, dietas restritivas não vão te deixar mais magro. Ao contrário, a longo prazo, elas acabam gerando um aumento de peso.

Além da obsessão pela massa corpórea, pessoas que possuem imagem negativa sobre o próprio corpo tendem a evitar eventos sociais, relações íntimas e a praticar exercícios. Elas também têm maior probabilidade a desenvolver depressão, ansiedade e outros problemas de saúde mental.

Por outro lado, pessoas que se dão bem com seus corpo apresentam uma vida mental mais positiva, um melhor funcionamento sexual  e relações românticas mais felizes.

2. Coma brócolis

Sim… De acordo com pesquisas,  pessoas que adicionam frutas e vegetais na alimentação têm menores níveis de depressão. Folhas verdes e vegetais, como brócolis, couve-flor, couve e repolho, por exemplo, têm propriedades que também podem ajudar a diminuir o declínio cognitivo humano.

Recomendamos para você:  Sentindo-se cansado o tempo inteiro? Estes 14 hábitos ruins podem ser a causa.

3. Participe de grupos

Fazer parte de uma sociedade e integrar comunidades faz muito bem para os seres humanos. Essa interação ajuda a lidar com o estresse e diminui as chances de se desenvolver depressão ou ansiedade. De acordo com estudos, o isolamento social é um grande indicador de morte precoce, mais do que dietas e exercícios físicos – e até mais potente do que de mortes ocasionadas por consumo de cigarro!

4. Mexa-se

A prática de exercícios físicos é uma das maneiras mais efetivas de se afastar de depressão, ansiedade, disfunções sexuais e deficiências cognitivas. E nesse sentido, qualquer movimentação é significativa.

Encontre um exercício motivador, que seja agradável e prazeroso de ser executado e que lhe garanta momentos de socialização, isso ajudará você a manter o foco e a criar o hábito de praticar atividades físicas!

5. Esqueça (por um tempinho) o mundo digital

Se está faltando tempo para se exercitar,  repense o tempo que você está dedicando ao mundo digital: no celular, no tablet, no computador e também na televisão, por exemplo. Não é preciso abandonar estes hábitos, porém, procure equilibrar as horas de seu dia com diferentes tarefas. Gastar muito de seu tempo com as telas pode agravar a qualidade de seu sono e até abrir brechas para depressão, de acordo com estudos.

6. Caso necessário, busque ajuda 

Em sexto lugar, mas não menos importante, considere recorrer a terapeutas, psicólogos e psiquiatras sempre que for necessário.. pois, assim como a dor física deve ter tratado com um profissional de saúde, a saúde mental também exige o mesmo cuidado.

Por último, defina metas que se sejam reais com quem você é e o que deseja. Divida-as em etapas concretas e específicas (como ‘quando’, ‘onde’ e ‘como’, por exemplo!) e tome um passo de cada vez.

Recomendamos para você:  Cuidados com saúde, bem-estar e beleza são importantes sim!

A ciência garante que essa mentalidade irá aumentar suas chances de sucesso para 2018! 🙂

Com informações Revista Galileu


Also published on Medium.

Comentários

Para Você

As informações aqui fornecidas, não devem substituir o aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional qualificado. Elas são de responsabilidade do seu autor e não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Procure sempre o aconselhamento de seu médico ou profissional da área de saúde para maiores esclarecimentos. Não interrompa o tratamento e/ou indicações médicas.

Somos um blog de informações sobre Saúde, Beleza e Vida Saudável. Nosso objetivo é promover informações relevantes em saúde para a população em geral ter uma melhor qualidade de vida. ❤ ❤
Para isso, temos uma produção própria de conteúdo e contamos com parceiros, profissionais de saúde empresas da área, produtoras de conteúdo. Caso você se identifique com nosso propósito, queira se tornar um parceiro do Raislife Blog,  ter um perfil profissional na nossa página e poder divulgar seus conteúdos de forma GRATUITA, entre em contato conosco pelo email contato@raislife.com. Vamos juntos promover saúde e qualidade de vida para todos. ❤ ❤ ❤ ❤

Receba mais saúde por e-mail.