Dia Nacional de Combate ao Colesterol – 08 de agosto!

Exames regulares, alimentação saudável e exercícios físicos podem ajudar a controlar o colesterol

No dia 08 de agosto é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Colesterol. Quando alto, o colesterol se torna um fator de risco para o aparecimento de várias doenças, como a arteriosclerose, a isquemia cerebral e infartos, entre outros.

De acordo com a nutricionista Maria Emília França, do Hospital Federal Cardoso Fonte, no Rio de Janeiro, o colesterol é um conjunto de gorduras que o organismo necessita para exercer algumas funções, como a produção de determinados hormônios. Entretanto, seu consumo deve ser cauteloso, para que as taxas fiquem equilibraras.

Alimentação saudável

A nutricionista alerta sobre o perigo de vários alimentos, em especial carnes muito gordurosas, como a carne de porco e linguiças, e também alimentos como queijo amarelo, biscoitos, pizzas, salgados e comidas fritas. “Não é aconselhável comer carne vermelha todos os dias. É necessário variar com carnes brancas ou carne de soja. Peixes são excelentes para ajudar no controle do colesterol. E se for consumir carne vermelha é melhor que não seja frita”, afirma ela.

Já entre os alimentos que ajudam a regular o colesterol, Maria Emília cita em especial os ricos em fibras, como aveia, alimentos integrais em geral (pão, arroz, macarrão), castanhas e nozes, e enfatiza a importância das frutas, principalmente as vermelhas (morango, goiaba, acerola), e também a uva. “Deve-se comer de 3 a 4 porções de frutas por dia”, recomenda a nutricionista.

Legumes e verduras também devem ser consumidos diariamente. Entretanto, Emília afirma que esses alimentos devem entrar na dieta junto aos mais gordurosos. “Pizza, fast-food, enlatados e congelados não causam problema quando consumidos eventualmente. A questão está em trocar a refeição tradicional por hambúrguer, por exemplo. A frequência no consumo desses alimentos é o que está adoecendo as pessoas”, explica ela.

Mesmo com todos os cuidados necessários com a alimentação, em muitos casos, ainda é difícil controlar o colesterol sem a prática de atividades físicas. “Quando você começa a praticar atividade física, você gasta a gordura acumulada e abaixa o colesterol. É mais difícil manter o controle sem exercícios físicos”, ressalta Maria Emília.

Recomendamos para você:  Pode ser pior? Cientistas descobrem mecanismos que causam versão mais grave da conhecida 'TPM'!

Mesmo quem não consome muitos alimentos industrializados e gordurosos pode sofrer com problemas causados pelo colesterol. Além desses fatores, a hereditariedade pode determinar um colesterol alto mesmo em pessoas de hábitos saudáveis.

Para manter o colesterol controlado e a saúde em dia, faça exames regulares, mantenha uma alimentação saudável e pratique exercícios físicos.

Fonte: Portal Brasil

Para Você

As informações aqui fornecidas, não devem substituir o aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional qualificado. Elas são de responsabilidade do seu autor e não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Procure sempre o aconselhamento de seu médico ou profissional da área de saúde para maiores esclarecimentos. Não interrompa o tratamento e/ou indicações médicas.

NOSSA MISSÃO:
Ser um sistema global de armazenamento de informações de saúde on-line, colaborativo, contemplando multifunções e cruzamento de dados, proporcionando o bem estar do ser humano através da segurança do histórico de saúde.

NOSSA VISÃO:
Tornar-se o sistema mundial de referência da informação da área da saúde até 2022, gerando dados relevantes e importantes para o ser humano.

NOSSOS VALORES:
Respeito, Igualdade, Confiança, Ética, Segurança, Qualidade de vida.

Ajude a Rais!

Contribua para que possamos continuar a promover uma vida saudável para cada vez mais pessoas.

Receba mais saúde por e-mail.

Comentários