Confira o que há de novo por aqui.

Você sabia? Suplementos proteicos podem afetar o humor e também o peso

É muito comum no mundo fitness o consumo de whey protein, barrinhas de proteína e uma refeição bem equilibrada, geralmente com mais frango do que batata-doce no prato (quem está em dia com a dieta sabe!). E, de fato, sim… o nutriente é importante na busca do corpo sarado. Mas será que, a longo prazo, priorizar a proteína pode prejudicar a saúde? Essa foi a pergunta que promoveu um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Sidney, na Austrália, e publicado recentemente no periódico Nature Metabolism. E a descoberta foi positiva: sim, uma dieta exageradamente proteica pode ameaçar o bem-estar físico e inclusive emocional, também.

A pequisa foi realizada com camundongos, que receberam doses diferentes de BCAA, que é um dos suplementos mais usados por quem busca um shape musculoso. Ele é formado na mistura de três aminoácidos: leucina, valina e isoleucina, que naturalmente estão presentes em carnes vermelhas e laticíneos, e não são produzidos pelo nosso corpo, o leva a certas pessoas reforçarem a dose.

Os ratinhos foram divididos em quatro grupos, e foram alimentados com diferentes quantidades de BCAA  até o fim da vida. Um dos grupos recebeu a dose diária recomendada do suplemento. Os demais grupos consumiram, respectivamente, 20%, 50% e 200% dessa quantidade.

Ao final do estudo, os camundongos que ingeriram o dobro do BCAA recomendado apresentaram uma menor expectativa de vida e acabaram engordando. Motivo: os cientistas descobriram que altos níveis desses aminoácidos no sangue atrapalharam que um outro aminoácido, o triptofano, chegasse ao cérebro. Ele é um precursor da serotonina, neurotransmissor responsável, entre outras coisas, pela sensação de bem-estar.

Como o triptofano não conseguia chegar à massa cinzenta do cérebro dos ratinhos, a taxa de serotonina caiu, e os ratinhos começaram a comer mais, muito mais. “A queda de serotonina devido ao excesso de BCAA fez com que os animais se tornassem obesos e vivessem menos”, explicou Stephen Simpson, que participou da investigação.

Recomendamos para você:  Bastam 10 minutos de exercício ultraleve para cérebro ficar mais 'inteligente'

Os resultados da pesquisa mostram que o ideal é ter um consumo equilibrado de fontes de proteína, ou seja, com uma dieta variada, com diversos tipos de alimentos que oferecem aminoácidos essenciais: como carnes, ovos, leite e derivados, grãos e leguminosas, por exemplo!

E você, o que achou da pesquisa?

.

.

Com informações Revista Super Interessante

O que achou deste conteúdo?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

comente o que achou do conteúdo

Compartilhe