Você sabia? Falta de vitamina A pode aumentar risco de tuberculose

O Brasil tem 70 mil casos da doença com 4.500 mortes a cada ano. E parte deles pode estar ligada à falta dessa vitamina....

Sim, é isso mesmo… Em um estudo realizado na Universidade Harvard, nos Estados Unidos, os cientistas notaram que, entre as pessoas que conviviam com portadores de tuberculose, o risco de contrair a infecção era dez vezes maior (sim, dez vezes!) para aqueles com baixos níveis de vitamina A. A pesquisa foi realizada com mais de 6 mil participantes do Peru.

A descoberta levanta a expectativa de ajudar na redução do sério problema, pois, de acordo com dados do Ministério da Saúde, o Brasil tem 70 mil novos casos de tuberculose e 4,5 mil mortes em decorrência dessa condição todos os anos. Essas estatísticas se tornam ainda mais alarmantes por ser uma doença passível de prevenção, por meio de vacina.

Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, a doença está frequentemente ligada à pobreza e à má distribuição de renda. Pessoas em situação de rua, por exemplo, estão sob ameaça 56 vezes maior de contrai-la.

A pesquisa não comprova uma associação de causa e efeito. Entretanto, o líder da investigação, Megan Murray,  afirmou que: “Se o elo for confirmado em um teste clínico, teríamos uma evidência importante para usar essa abordagem como método preventivo da tuberculose em indivíduos de alto risco”.

Ainda sobre a ligação entre a doença e pobreza, Megan conta que “é empolgante pensar que algo tão simples e barato como a suplementação de um nutriente seria uma arma poderosa de prevenção.” Isso torna o achado ainda mais especialmente interessante!

Os motivos dessa relação ainda não foi descoberto pelos especialistas, mas a pesquisa deve ser aprofundada em análises futuras. Mas, alguns estudos anteriores deixaram pistas de que a vitamina A modula o sistema imunológico, evitando a instalação de infecções.

Com informações Revista Super Interessante

Recomendamos para você:  Estudos afirmam: Zika pode eliminar tumor humano avançado!

Para Você

As informações aqui fornecidas, não devem substituir o aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional qualificado. Elas são de responsabilidade do seu autor e não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Procure sempre o aconselhamento de seu médico ou profissional da área de saúde para maiores esclarecimentos. Não interrompa o tratamento e/ou indicações médicas.

NOSSA MISSÃO:
Ser um sistema global de armazenamento de informações de saúde on-line, colaborativo, contemplando multifunções e cruzamento de dados, proporcionando o bem estar do ser humano através da segurança do histórico de saúde.

NOSSA VISÃO:
Tornar-se o sistema mundial de referência da informação da área da saúde até 2022, gerando dados relevantes e importantes para o ser humano.

NOSSOS VALORES:
Respeito, Igualdade, Confiança, Ética, Segurança, Qualidade de vida.

Ajude a Rais!

Contribua para que possamos continuar a promover uma vida saudável para cada vez mais pessoas.

Receba mais saúde por e-mail.

Comentários