Açafrão-da-terra pode melhorar a memória e o humor!

Melhora na memória, na capacidade de atenção e até no humor são possíveis benefícios do ingrediente

Sabe aquele ingrediente presente no curry, o açafrão-da-terra.. ou cúrcuma?  Pois bem,  a cor alaranjada desse tempero indiano composto por diversas especiarias é sinal de substância chamada curcumina,  a qual cientistas da Universidade da Califórnia (UCLA), nos Estados Unidos, acabam de descobrir, tem efeitos promissores na memória! A pesquisa foi publicada no Jornal Americano de Psiquiatria Geriátrica .

O estudo foi realizado com a análise do papel de um suplemento de curcumina facilmente absorvível na memória de pessoas sem demência, checando ainda o potencial impacto nas placas microscópicas que se formam no cérebro de quem tem Alzheimer. Envolveu 40 adultos de 50 a 90 anos que tinham queixas leves em relação à capacidade de guardar informações. Os participantes receberam placebo, ou 90 miligramas de curcumina duas vezes ao dia, durante 18 meses.

As vantagens para os participantes que receberam a substância foram notáveis: a memória ficou mais afiada, e a capacidade de atenção também melhorou! Para completar, o humor também foi beneficiado, e exames revelaram menor agregação de placas em certas regiões da massa cinzenta.

De acordo com o principal autor do estudo,  Gary Small: “ainda não está completamente elucidado como a curcumina age, mas pode ter a ver com sua habilidade de reduzir inflamação no cérebro, processo que tem sido associado tanto ao Alzheimer como à depressão”.

Embora a investigação tenha sido realizada com a curcumina isolada, não custa lembrar que os cidadãos na Índia – país que é grande consumidor do curry – apresentam baixa prevalência de Alzheimer.

Já é motivo para consumir mais o tempero, não é? E outra… a substância também anima cientistas pelo seu poder de diminuir o risco de câncer. Será? Estamos na torcida! 

Com informações Revista Super Interessante

Recomendamos para você:  Cientistas criam anticorpo que ataca 99% das cepas de HIV!

Para Você

As informações aqui fornecidas, não devem substituir o aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional qualificado. Elas são de responsabilidade do seu autor e não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Procure sempre o aconselhamento de seu médico ou profissional da área de saúde para maiores esclarecimentos. Não interrompa o tratamento e/ou indicações médicas.

NOSSA MISSÃO:
Ser um sistema global de armazenamento de informações de saúde on-line, colaborativo, contemplando multifunções e cruzamento de dados, proporcionando o bem estar do ser humano através da segurança do histórico de saúde.

NOSSA VISÃO:
Tornar-se o sistema mundial de referência da informação da área da saúde até 2022, gerando dados relevantes e importantes para o ser humano.

NOSSOS VALORES:
Respeito, Igualdade, Confiança, Ética, Segurança, Qualidade de vida.

Ajude a Rais!

Contribua para que possamos continuar a promover uma vida saudável para cada vez mais pessoas.

Receba mais saúde por e-mail.

Comentários