A vitamina B12 é crucial para várias de nossas funções vitais bem como para a saúde do sistema nervoso, glóbulos vermelhos e DNA. Ela possui uma função principal fornecendo um grupo metil para ligação com algumas toxinas, processo fundamental para desintoxicação do organismo.
Para os vegetarianos, ele é bem conhecida uma vez que é uma vitamina que não se encontra nos vegetais nas quantidades e formas desejadas, sendo que eles precisam necessariamente de suplementação.
Ela é conhecida como cobalamina e é uma vitamina solúvel em água. Ela se apresenta de várias formas, sendo que as mais comuns são a cianocobalamina e a metilcobalamina (Metil-B12). Para que nosso corpo consiga utilizá-la ela precisa estar na forma da metil-B12.
Porém a forma mais encontrada nos alimentos é a Ciano-B12. Existe um gene que é responsável pela transformação da ciano-B12 em Metil-B12, mas muitas pessoas possuem uma mutação neste gene, não conseguindo assim fazer esta conversão e tendo que administrar suplementação com Metil-B12, ácido fólico e vitamina B6.
Alguns dos principais sintomas da deficiência da vitamina B12 são:
Caso a deficiência de vitamina B12 seja ignorada e não seja tratada adequadamente, ela pode afetar todo o corpo, levando a danos cerebrais permanentes e danos ao sistema nervoso. Às vezes, as deficiências de vitamina B12 podem ser negligenciadas e diagnosticadas como outras doenças como o mal de Alzheimer, esclerose múltipla, transtorno bipolar, autismo, e alguns tipos de câncer. Alguns sintomas de avanço da deficiência são:
Nosso organismo não produz a vitamina B12 naturalmente, por isso precisamos obtê-la através de uma dieta equilibrada, que é o mais recomendado ou suplementação, apenas em caso de deficiência crônica ou no caso de dietas vegetarianas.
Um adulto médio necessita de 2,4 microgramas por dia, e as melhores fontes alimentares de vitamina B12 são produtos de origem animal, tais como:
Alguns exemplos de alimentos e suas necessidades diárias
Fontes de vitamina B12 vegetarianas incluem leveduras nutricionais e algas, e também a soja (onde se apresenta inativa – não sendo própria para absorção) mas estudos têm mostrado que essas fontes têm pouco ou nenhum efeito sobre os níveis sanguíneos de vitamina B12, sendo preferível a suplementação para os vegetarianos.
Além das fontes de procedências animal, existem algumas outras formas de obtenção da vitamina B12:
Esta opção é uma obrigação para aqueles com mutações no gene MTHFR. Isso também é recomendado para vegetarianos, idosos e qualquer outra pessoa com baixos níveis de B12. Ao olhar para os suplementos de vitamina B12 nas lojas, certifique-se de que ele possui a vitamina na forma de metilcobalamina em vez de cianocobalamina. Metil-B12 é a melhor forma para o corpo utilizar tendo assim o maior impacto sobre seus níveis de vitamina B12.
Um suplemento de B12 sublingual é recomendado para aqueles com Crescimento pequeno da flora intestinal ou outros problemas que afetam a absorção intestinal.
Estas são recomendadas para aqueles com anemia perniciosa ou níveis de B12 gravemente baixos. Metil B12 pode ser injetada diretamente no tecido muscular para acelerar a absorção e reposição de massa muscular.
A absorção, assimilação e metilação da vitamina B12 é um processo muito complexo, o que deixa muitas oportunidades para erros. Por esta razão, mesmo aqueles que consomem quantidades suficientes de vitamina B12 na dieta podem ter ainda uma deficiência de vitamina B12 funcional. Algumas causas de deficiência de vitamina B12 são:
Este teste, quando apresenta o resultado com a concentração muito alta de glóbulos vermelhos, pode indicar anemia megaloblástica, que é causada pela deficiência da B12 e / ou ácido fólico. Neste teste não é levado em conta se o corpo é capaz de utilizar a vitamina B12 disponível no sangue (não detecta a deficiência genética no gene MTHFR).
Quanto maiores as mutações que se tem nesse gene, mais é exigido vitamina B12, ácido fólico e vitamina B6 para a desintoxicação e bom funcionamento do corpo. Estima-se que aqueles com uma mutação diminuem sua capacidade de metilato em 30% e aqueles com duas mutações podem diminuir sua capacidade de metilato em até 70%, o que torna praticamente impossível obter níveis adequados de vitamina B12 apenas a partir da dieta, sendo necessário suplementações.
Níveis muito baixos ou elevados de homocisteína no sangue podem indicar deficiências de vitamina B12, ácido fólico ou vitamina B6.
Este teste mede a quantidade de vitamina B12 armazenada nos tecidos, o que faz com que seja mais específico para a deficiência de vitamina B12 do que os outros testes sanguíneos.
Este é um teste frequentemente pedido por um médico de Medicina Funcional para determinar o quanto o indivíduo consegue utilizar a vitamina B12 disponível no organismo.
Se alguns dos sintomas forem identificados você deve procurar imediatamente um médico para o tratamento adequado. A nível de informação abaixo estão algumas das formas de tratamento para a deficiência de vitamina B12:
No vídeo **Milionário FLAGROU o FILHO DANÇANDO com a COZINHEIRA NEGRA… e DESCOBRIU ALGO que…
Dans la vidéo **Un MILLIONNAIRE A SURPRIS son FILS en TRAIN de DANSER avec la…
In de video **Miljonair BETRAPT ZIJN ZOON terwijl hij DANST met de ZWARTE KOKKIN… en…
En el video **Millonario SORPRENDIÓ a su HIJO BAILANDO con la COCINERA NEGRA… y DESCUBRIÓ…
Nel video **Milionario HA SORPRESO il FIGLIO a BALLARE con la CUOCA NERA… e ha…
W filmie **Milioner PRZYŁAPAŁ SYNA na TAŃCU z CZARNĄ KUCHARKĄ… i ODKRYŁ COŚ, co ZMIENIŁO…
Este site utiliza cookies.