Dia da Mulher: cérebro das mulheres é, em média, 4 anos mais jovem que o dos homens!

Segundo pesquisa, diferença na idade metabólica cerebral explicaria porque mulheres idosas sofrem menos com males como Alzheimer

O Dia Internacional da Mulher chegou! O tão esperado 08 de março está aí… mas motivos para comemorar a data?

Como todo brasileiro sabe, a realidade das mulheres brasileiras não é nada comemorativa: a taxa de feminicídios no Brasil é a quinta maior do mundo de acordo com a ONU. Portanto, antes de pensar no simbolismo da data, devemos encarar a realidade: ser mulher no Brasil está longe de ser uma maravilha!

Mas, para além deste cenário nada feliz, o Blog Rais trouxe um motivo para se comemorar a data! Vualá: o cérebro das mulheres é, em média, 4 anos mais jovem que o dos homens! (isso mesmo!) É o que aponta uma pesquisa que foi publicada no periódico Proceedings of the National Academy of Sciences, na última segunda-feira (04/03). De acordo com os estudos, o cérebro feminino chega a ser quatro anos mais jovem que o masculino.

Você sabia que nem sempre a idade cronológica condiz com a maneira como nosso cérebro funciona, não é? É possível que a massa cinzenta de uma pessoa de 70 anos seja equivalente à de alguém com 65, por exemplo – principalmente se for uma mulher… essa discrepância surge no início da vida adulta e permanece inalterada com o passar dos anos, até a velhice, de acordo com a pesquisa.

O estudo 

Para a análise, foi utilizada a técnica da tomografia por emissão de pósitrons a fim de avaliar o fluxo de oxigênio e glicose nos cérebros de 121 mulheres e 84 homens, com idades entre 20 e 82 anos.

De acordo com neurobiólogo Marcus Raichle, da Escola de Medicina da Universidade de Washington em St. Louis para o jornal The Guardian: “O metabolismo cerebral muda de acordo a idade, mas o que nós notamos foi que boa parte da variação deve-se a diferenças de sexo”. Os pesquisadores ainda não sabem, no entanto, quais são as consequências desse fato.

Recomendamos para você:  Promissora, terapia genética contra câncer tem efeito colateral grave!

Exames como o utilizado no estudo permitem mensurar o nível de um processo chamado glicólise aeróbica, que é muito intenso no desenvolvimento cerebral de bebês e crianças. Esse processo tende a ir diminuindo com o tempo até se estabilizar em níveis bem baixos, isso após os 60 anos…. Para definir as diferenças entre os sexos, os pesquisadores criaram um algoritmo que classifica a idade das pessoas com base nos resultados nas análises cerebrais.

No caso dos homens, o programa indicou a mesma idade cerebral e cronológica, enquanto o cérebro das mulheres mostrou-se 3,8 anos mais jovem que suas idades reais. “O grande mistério é o porquê.Talvez as mulheres já comecem com essa diferença e ela seja perpetuada a longo da vida”, comentou Raichle.

 

 

 

Já sobre os efeitos disso, ainda serão necessários estudos se uma menor atividade metabólica em determinadas regiões da massa cinzenta pode aumentar riscos como o de desenvolvimento de perda de memória, problemas cognitivos ou doenças degenerativas, como Alzheimer. “Mas se a glicólise aeróbica for de alguma maneira protetora, e o cérebro perder algum elemento dela, isso poderia representar um problema”, destaca o pesquisador.

Mesmo que as causas, as consequências e o significado da constatação permaneçam até o momento como um mistério, esses achados são um indício de explicação sobre vermos mais idosos homens com algum grau de déficit na cognição.

Segundo a radiologista Mani Goyal, principal autora do artigo: “Pode ser a razão pela qual as mulheres não experimentam tanto declínio cognitivo em idades mais avançadas: seus cérebros são efetivamente mais jovens”.

.

.

Com informações Revista Super Interessante

 

Comentários

Para Você

As informações aqui fornecidas, não devem substituir o aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional qualificado. Elas são de responsabilidade do seu autor e não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Procure sempre o aconselhamento de seu médico ou profissional da área de saúde para maiores esclarecimentos. Não interrompa o tratamento e/ou indicações médicas.

Somos um blog de informações sobre Saúde, Beleza e Vida Saudável. Nosso objetivo é promover informações relevantes em saúde para a população em geral ter uma melhor qualidade de vida. ❤ ❤
Para isso, temos uma produção própria de conteúdo e contamos com parceiros, profissionais de saúde empresas da área, produtoras de conteúdo. Caso você se identifique com nosso propósito, queira se tornar um parceiro do Raislife Blog,  ter um perfil profissional na nossa página e poder divulgar seus conteúdos de forma GRATUITA, entre em contato conosco pelo email contato@raislife.com. Vamos juntos promover saúde e qualidade de vida para todos. ❤ ❤ ❤ ❤

Receba mais saúde por e-mail.