Categories: Notícias

Você se previne de infecções?

As infecções são causadas por organismos microscópicos conhecidos como agentes patogênicos – bactérias, vírus, fungos ou parasitas – que entram no corpo, se multiplicam e interferem nas funções normais.

As doenças infecciosas são uma das principais causas de doença e morte nos EUA e em todo o mundo. Para certas pessoas – particularmente aquelas com doenças subjacentes como doenças cardíacas ou câncer, aqueles que sofrem ferimentos graves ou aqueles que estão tomando medicamentos que enfraquecem o sistema imunológico – é mais difícil evitar ficar doente com uma infecção.

De acordo com o Dr. Michael Klompas, especialista em doenças infecciosas no Brigham and Women’s Hospital, de Harvardescritor, e escritor no Harvard Medical School Special – Relatório de saúde vírus e doenças, vivendo em um país como os EUA, a ameaça de vírus, bactérias e parasitas mortais pode parecer remota, mas esses micróbios infecciosos estão sempre presentes entre nós.  

No entanto, seguir alguns princípios básicos pode ajudar a prevenir infecções. Compreender como as infecções são transmitidas pode ajudar a evitar ficar doente.

Sabemos que a maioria dos micróbios entram através de aberturas no corpo – nossos narinas, bocas, ouvidos, e passagens genitais. Além destas, também podem ser transmitidos através da pele por picadas de insetos ou animais. A melhor maneira de prevenir infecções é impedir que os agentes patogênicos entrem no corpo.

Boa higiene: a principal forma de prevenir infecções

A defesa é manter os germes longe, seguindo bons hábitos de higiene pessoal! Então, evite a infecção antes que ela comece e evite espalhá-la para outras pessoas com essas medidas fáceis:

Lave bem as mãos: você provavelmente lava as mãos depois de usar o banheiro, antes de preparar ou comer alimentos, e depois de jardinagem ou outros serviços.

Você também deve lavar depois de soprar o nariz, tossir ou espirrar; alimentar ou acariciar seu animal de estimação; ou visitar ou cuidar de uma pessoa doente.

Molhe suas mãos completamente, espuma com sabão ou limpador e esfregue-o nas palmas e nas costas das mãos, e dos pulsos.

Certifique-se de limpar a ponta dos dedos, sob as unhas e entre os dedos. Enxague com água corrente. Seque as mãos e os pulsos.

Cubra uma tosse: sempre cubra a boca e o nariz com um lenço de papel quando espirrar ou tossir, e depois o descarte. Se não for possível, tussa ou espirre em seu cotovelo em vez de nas mãos.

Qualquer corte grave ou mordida animal ou humana deve ser examinada por um médico. Não toque na cicatrização de feridas ou defeitos, ou aperte espinhas.

Não compartilhe pratos, copos ou utensílios para comer. Evite o contato direto com guardanapos, tecidos, lenços ou itens similares usados ​​por outros.

Pratique boas técnicas de segurança alimentar para evitar ficar doente

Embora a maioria dos casos de infecção transmitida por alimentos não seja perigosa, alguns podem levar a condições médicas graves, incluindo insuficiência renal e meningite.

Você pode prevenir infecções por patógenos transmitidos por alimentos em sua casa, preparando e armazenando alimentos com segurança. As seguintes precauções ajudarão a matar os micróbios que estão presentes nos alimentos que você compra e o ajudam a evitar a introdução de novos micróbios em sua comida em casa:

Enxague toda a carne, aves, peixe, frutas e vegetais sob água corrente antes de cozinhar ou servir. Lave as mãos com água e sabão antes e depois de manusear carne crua. Separar alimentos crus e alimentos cozidos. Não use os mesmos utensílios ou tábuas  que foram utilizados para preparar a carne crua para cortar carne cozida sem lavar entre os usos.

Cozinhe os alimentos completamente, usando um termômetro de carne para garantir que as aves inteiras sejam cozidas a 180 ° F, assadas e bifes a 145 ° F e carnes moídas a 160 ° F. Cozinhe o peixe até ficar opaco. Descongele alimentos apenas na geladeira ou no microondas.

A vacinação é uma parte essencial da permanência saudável

Muitas infecções graves podem ser prevenidas por imunização. Embora as vacinas possam causar alguns efeitos colaterais comuns, como um braço temporariamente dolorido ou baixa febre, geralmente são seguros e eficazes.

Consulte o seu médico sobre o seu estado de vacinação. Em geral, crianças devem receber as vacinas recomendadas para a infância. Adultos devem certificar-se de que suas vacinas estão atualizadas. Ao viajar ao exterior, consulte o seu médico sobre imunizações adicionais.

Verifique se as vacinas do seu animal de estimação estão atualizadas também. Além de proteger seu animal de estimação, isso também irá proteger você e a sua família.

Tome precauções para viagens

se você está planejando uma viagem, pergunte ao seu médico se precisa de vacinas. Discuta seus planos de viagem com seu médico pelo menos três meses antes de sair.

Se você estiver viajando para uma área onde há doenças transmitidas por insetos, use um repelente de insetos contendo DEET. Em muitas regiões tropicais, os mosquitos podem transportar malária, dengue, febre amarela, encefalite japonesa ou outras infecções graves.

Evite imunizações desnecessárias no exterior. As agulhas e seringas (mesmo as descartáveis) são reutilizadas em algumas partes do mundo.

Não consuma gelo durante a viagem. O congelamento não mata todos os micróbios infecciosos transmitidos pela água. Beba apenas bebidas engarrafadas – como refrigerantes ou água engarrafada. Esteja ciente de que alguns sucos de frutas podem ser feitos com água local impura. 

Procure ferver toda a água da torneira antes de beber ou beba apenas água engarrafada; Use água engarrafada ou fervida para escovar os dentes. Não coma vegetais que não forem não cozidos, incluindo alface; Não coma frutas se você não descascou. 

Como prevenir infecções por transmissão sexual

A única maneira segura de prevenir doenças sexualmente transmissíveis é não ter relações ou contatos sexuais.

A próxima melhor escolha é seguir as diretrizes de sexo seguro: tenha contato sexual apenas com um parceiro que mantém relações sexuais somente com você. Tanto você quanto seu parceiro devem ser testados quanto ao HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis.

Se você faz sexo com um novo parceiro, verifique se o parceiro é testado e tome as seguintes precauções: para sexo vaginal, use um preservativo de látex ou de poliuretano ou um preservativo feminino. Para sexo oral, use um preservativo masculino de látex ou poliuretano ou um preservativo feminino. Para sexo anal, use um preservativo látex ou poliuretano.

Evitando patógenos transmitidos por insetos

Mosquitos e carrapatos são portadores de vírus e bactérias. E ambos foram associados com epidemias graves na última década.

Dentro de uma década, o vírus do Nilo Ocidental se espalhou por todo os Estados Unidos e partes do Canadá. Várias outras formas de encefalite transmitida por mosquito também são transportadas por mosquitos na América do Norte.

 A infecção por vírus Zika, por exemplo, que é comum nos trópicos, é agora um problema crescente na Flórida. A doença transmitida por mosquitos pode estar estabelecendo um novo ponto de apoio na Flórida, onde os pântanos e os pântanos são o melhor recurso de reprodução de mosquitos. Sua melhor aposta é se proteger das mordidas de mosquitos.

Os carrapatos são generalizados e podem transmitir uma variedade de doenças, incluindo encefalite transmitida por carrapatos e doença de Lyme. Eles vivem em áreas gramadas e escovadas e são mais prevalentes durante as estações úmidas. Um esconderijo comum está em folhas molhadas.

Muitas vezes, infestam animais, incluindo ratos de campo e veados. E eles podem ser transportados para sua casa por seus animais de estimação. Alguns cuidados podem ajudar a prevenir infecções por picadas de insetos:

Use repelentes de insetos aprovados pela Agência de Proteção Ambiental, incluindo aqueles que contenham DEET ou óleo de eucalipto de limão. Se os mosquitos estão mordendo você, reaplique o repelente.

Limite a atividade ao ar livre durante o pico de horas de mosquito do início da manhã e à noite. Drene qualquer água parada perto de sua casa para evitar que os mosquitos se reproduzam.

Verifique o seu bairro e retire lixo, latas descartadas, garrafas e outros recipientes que podem conter bastante água para permitir a reprodução de mosquitos.

Se você planeja gastar tempo em uma área onde os carrapatos são comuns (mesmo seu quintal), use roupas de cor clara para que os carrapatos possam ser vistos e removidos antes de anexarem à pele. Ao caminhar em trilhas, fique no centro da trilha para evitar a pegada de carrapatos de arbustos e escova.

Quando você retornar, verifique sua roupa e corpo para ver se há carrapatos. Verifique o seu animal de estimação antes de permitir que entre dentro de casa. Se um carrapato encostar em você ou ao seu animal de estimação, aperte-o com pinças e puxe firmemente.

Limpe cuidadosamente a área da mordida do carrapato com anti-séptico. Observe a área de perto por algumas semanas para detectar sinais de erupção cutânea ou inchaço.

Controle de animais para prevenir infecções

Controlar a população de ratos dentro e perto de sua casa pode ajudar a evitar patógenos espalhados por roedores e também ajudar a controlar a população de carrapatos que espalham doenças.

Os roedores podem abrigar vários agentes patogênicos, incluindo o vírus da coriomeningite linfocítica, a leptospirose, a peste e o hantavírus. Outros animais selvagens também podem transmitir raiva e outras infecções.

As seguintes medidas podem ajudá-lo a evitar ficar doente de doenças transmitidas por animais:

Mantenha alimentos e lixo em recipientes cobertos, à prova de roedores. Selar furos e rachaduras em sua casa para impedir o acesso aos roedores. Limpe o lixo e jogue fora de sua casa.

Não agite a poeira em áreas infestadas de roedores. Em vez disso, molhe a área e trate com desinfetante. Quando estiver ao ar livre, não perturbe ou manipule roedores. Se o problema do roedor é severo ou persistente, consulte um especialista em controle de pragas.

Fique longe de animais selvagens. Muitos animais selvagens, incluindo guaxinins, morcegos, raposas e coiotes, podem espalhar a raiva aos seres humanos através da mordida.

Mantenha seus animais longe de animais selvagens também. Cães, gatos ou qualquer outro tipo de animal de sangue quente podem pegar raiva de animais selvagens e passar a doença à pessoas.

Fonte: health.harvard.edu

O que achou deste conteúdo?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

Recent Posts

Agricultor Humilde Deu R$50 Para Uma Garota Desconhecida e Foi Surpreendido 15 Anos Depois!

Agricultor Humilde Deu R$50 Para Uma Garota Desconhecida e Não Imaginava o Que Aconteceria Quinze…

2 meses ago

A Humble Farmer Gave $10 To A Stranger Girl And Was Surprised 15 Years Later!

A Humble Farmer Gave $10 to a Stranger and Had No Idea What Would Happen…

2 meses ago

Un Fermier Humble A Donné 10€ À Une Fille Inconnue Et Fut Surpris 15 Ans Plus Tard!

Un Fermier Humble A Donné 10€ À Une Fille Inconnue Et Ne Pouvait Pas Imaginer…

2 meses ago

Een Bescheiden Boerenman Gaf 10€ Aan Een Vreemd Meisje En Werd 15 Jaar Later Verrast!

Een Bescheiden Boerenman Gaf 10 Euro Aan Een Vreemd Meisje En Had Geen Idee Wat…

2 meses ago

Un Humilde Agricultor Dio 10€ A Una Desconocida Y Fue Sorprendido 15 Años Después!

Un Agricultor Humilde Dio 10€ A Una Chica Desconocida Y No Imaginaba Lo Que Sucedería…

2 meses ago

Un Umile Contadino Ha Dato 10€ a Una Sconosciuta e Fu Sorpreso 15 Anni Dopo!

Un Umile Contadino Ha Dato 10€ a Una Ragazza Sconosciuta e Non Immaginava Cosa Sarebbe…

2 meses ago

Este site utiliza cookies.