Um dos processos mais importantes para restaurantes e outros negócios relacionados à alimentação, o controle de temperatura é fundamental para garantir a segurança e qualidade dos itens oferecidos. 

Neste sentido, entender como isso pode ser feito da melhor maneira, bem como a sua importância no dia a dia é essencial para minimizar os riscos de contaminação e oferecer alimentos com qualidade garantida para os seus clientes. 

Pensando nisso, reunimos uma série de informações relacionadas ao tema, bem como as soluções mais adequadas para resolver de uma vez por todas essa questão. Vamos lá?!

A segurança dos alimentos e sua importância

Principalmente quando falamos em restaurantes, manter os alimentos conservados, frescos e sempre saborosos é um grande desafio. 

Isso porque, diversos fatores podem alterar tanto a qualidade, quanto a própria segurança dos alimentos, fazendo com que eles se tornem impróprios para consumo. 

Essa regra vale não só para os produtos armazenados que serão usados posteriormente, mas também para os alimentos já preparados que vão ser servidos no dia a dia. 

Via de regra, a maioria das pessoas sabem como funciona este processo: produtos não perecíveis devem permanecer armazenados em temperatura ambiente em local fresco e arejado; produtos congelados ou que precisam de refrigeração no freezer/congelador e os alimentos já preparados em geladeiras ou aquecidos até o consumo. 

Embora esses sejam conhecimentos considerados universais, poucos sabem a real importância de realizar esses processos dentro de uma cozinha – seja ela industrial ou não. 

Na verdade, a explicação para tudo isso é bem simples: fora da geladeira ou do aquecimento correto, estes alimentos ficam na chamada zona térmica de perigo.

Essa zona, nada mais é do que a temperatura na qual os microrganismos estão mais propensos a se multiplicar (entre 5°C e 59°C). Isso significa que quando atingem essas temperaturas, os alimentos podem estragar com mais facilidade. 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.