O atendimento médico à distância teve um crescimento exponencial em decorrência da pandemia da Covid-19, que exige o distanciamento social para contenção da transmissão e redução dos casos.
Nesse cenário, muitos pacientes passaram a utilizar serviços de atendimento médico à distância, mas nem todas as dúvidas sobre o tema foram plenamente esclarecidas. Entenda melhor a seguir!
Qual a importância da telemedicina?
A telemedicina é um conceito amplo relacionado ao uso da tecnologia para oferta de serviços médicos a distância. Dessa forma, mesmo antes da pandemia, suas práticas já eram bem consolidadas e difundidas.
No momento atual, a telemedicina tem sido usada especialmente para viabilizar o distanciamento social e contribuir no controle epidemiológico.
No entanto, a telemedicina já apresentava um uso regular associado à difusão dos serviços de saúde para locais de mais difícil acesso.
Um bom exemplo seria falar da telerradiologia, que consiste na emissão a distância de laudos de exames de radiologia. No Brasil, muitas localidades não têm acesso a radiologistas especializados, sendo este serviço responsável por suprir essa demanda.
Portanto, a telemedicina é importante tanto no controle da epidemia como também na ampliação do acesso aos serviços de saúde especializados.