Confira o que há de novo por aqui.

Como melhorar a motivação no trabalho: 5 chaves com resultados positivos

Como melhorar a motivação no trabalho: 5 chaves com resultados positivos

Fazer uma organização se destacar nos setores em que compete em um ambiente de alta incerteza exige que cada empresa tenha a capacidade de atrair talentos e possa gerar um ambiente de trabalho positivo com profissionais altamente comprometidos.

É por isso que vale a pena perguntar como melhorar a motivação para o trabalho nestes tempos, já que a motivação para o trabalho dos profissionais é uma das chaves para melhorar o desempenho e gerar clientes satisfeitos em todos os tipos de negócios.

As empresas têm enormes dificuldades em atrair e seduzir profissionais , sobretudo os mais jovens, pelo que a mudança geracional continua a ser uma questão pendente.

Um trabalhador satisfeito pode optar voluntariamente por se aproximar e se comprometer com uma organização se a tarefa-responsabilidade que exerce na organização estiver alinhada com suas paixões, valores e necessidades em um trabalho no qual recebe remuneração e reconhecimento justos.

Como melhorar a motivação no trabalho: 5 chaves para o sucesso

Segundo relatório da consultoria RR. H H. Hays, mais de 40% dos trabalhadores no Brasil não se sentem motivados. É a crise de motivação e comprometimento no local de trabalho. Vamos ver como melhorar a motivação no trabalho e aumentar o comprometimento com a empresa.

1. Trabalhe com significado

Se há algo desmotivador, é fazer um trabalho em que ficamos entediados, em que não podemos empregar nossas habilidades, não aprendemos ou não está alinhado com nossos valores pessoais.

As pessoas querem contribuir para fazer algo valioso, fazer a diferença, cumprir uma missão importante e motivadora. Trabalhos que se encaixam em nossas preferências, habilidades e necessidades nos motivam mais, especialmente se houver um propósito maior.

Recomendamos para você:  Mas, afinal, o que é cárie dentária?

Poderá se interessar também por: beeworkrp.com.br

2. Liderança positiva

Falta de organização e objetivos pouco claros junto com chefes e controladores hierárquicos são alguns dos fatores mais desmotivadores no trabalho. Gostamos de nos sentir ouvidos, de sermos tratados como pessoas únicas. Queremos líderes que simpatizam conosco, mas sem chegar a dezenas de paternalismos.

Gostamos de trabalhar com colegas competentes e líderes honestos em um contexto de participação e transparência em que podemos fazer parte de equipes de alto desempenho .

A liderança positiva define uma estrutura organizacional com missões empolgantes, metas e objetivos claros, com participação na estratégia e na gestão.

Líderes positivos são capazes de gerar um clima positivo , criar relacionamentos baseados na confiança, dar feedback positivo, reconhecer conquistas e gerar um senso de missão com o qual vale a pena se comprometer.

Quando os líderes organizacionais promovem esses comportamentos positivos por meio de técnicas motivacionais, confiança, comprometimento, produtividade, inovação, satisfação do cliente e lucratividade são significativamente maiores do que em outras organizações.

3. Saúde e bem-estar emocional

O estresse mental, emocional, social e físico é um fator desmotivador no trabalho. A desmotivação é especialmente contagiosa nessas situações. O trabalho que nos deixa doentes ou nos causa desconforto emocional é inaceitável. Todos sabemos hoje a correlação entre emoções e saúde.

Algumas empresas têm programas de bem-estar ou felicidade. Investem tempo e recursos na formação e qualificação dos seus profissionais para o seu bem-estar e de todos. Não é um treinamento focado apenas no conhecimento, mas também nas atitudes, comunicações e relacionamentos.

Critérios emocionais para a seleção de profissionais como otimismo e resiliência podem ser introduzidos, mas também deve-se garantir que os profissionais e seus líderes tenham meios para se conhecerem e sejam treinados em habilidades emocionais para saberem colocar sua melhor versão.

Recomendamos para você:  Febre Amarela - Tudo o que você precisa saber para evitar.

4. Cumprimento e autonomia responsável

Um ambiente de trabalho ruim com micro controle excessivo e desconfiança costuma ser muito desmotivador. A falha em traduzir os planos em ação, juntamente com a coleta de culpas e a obediência rígida, afasta as pessoas talentosas .

A motivação de realização nos leva a desejar que as ideias sejam realizadas, que haja atividades de melhoria, hábito de inovação e que os compromissos assumidos sejam cumpridos.

Muitos profissionais são motivados a serem delegados às tarefas, mas outros preferem ter a liberdade de tomar decisões por si mesmos ao invés de obedecer cegamente. Quando um profissional competente tem autonomia, ele se sente digno de confiança e tende a se envolver profundamente.

5. Condições de trabalho e conciliação

Podemos desmotivar as pessoas pagando menos, sendo injustos ou estragando suas vidas pessoais e familiares. Preferem benefícios sociais como seguro de vida, serviços médicos e serviços sociais. Benefícios que não existiam em outros tempos, mas que são cada vez mais exigidos pelos trabalhadores para melhorar sua qualidade de vida.

Os profissionais de hoje querem condições de trabalho justas, salários dignos, equidade no desenvolvimento profissional, ambientes de trabalho estimulantes, empregos em que possam aprender, que lhes permitam progredir e conciliar a vida pessoal e profissional, sem sacrificar uma pela outra. Os profissionais de hoje precisam tanto de realização profissional quanto de satisfação pessoal e familiar.

Agora, você saberia como melhorar a motivação no trabalho? Lembre-se que o bem-estar pessoal e a liberdade dos profissionais em um ambiente saudável de confiança é o sucesso da produtividade, a satisfação do cliente e a chave secreta para o sucesso nos negócios.

Visite também: Trendszone – Portal de Conteúdos para Negócios

O que achou deste conteúdo?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

comente o que achou do conteúdo

Compartilhe