Entre os cinco sentidos do corpo humano a visão é considerada o mais importante, pois através dela nós conseguimos nos relacionar com o meio ao qual estamos vivendo, distinguindo objetos, formas, cores, texturas e outras coisas que nos possibilitam raciocinar sobre a realidade, bem como detectar perigos à nossa sobrevivência.
Os olhos são os órgãos responsáveis por executar este papel tão importante mas, como qualquer outro órgão, tem que estar em bom funcionamento para que a sua função apresente rendimento total.
Nossos olhos envelhecem por estarem expostos aos radicais livres presentes na atmosfera e portanto sujeitos a perderem as suas qualidades, inclusive, desencadearem uma deficiência visual parcial ou total.
Mas engana-se quem pensa que problemas oculares que levam às deficiências visuais aparecem só nos mais velhos. Fatores genéticos e hábitos de vida também contribuem para doenças relacionadas à visão em crianças e podem ser detectadas já nos recém-nascidos através do “teste do olhinho”.
A maioria das deficiências visuais causadas por doenças oculares podem ser remediadas ou até mesmo curadas quando detectadas precocemente, portanto, pensando nisso, trouxemos 5 indícios para que os pais consigam perceber se os filhos estão precisando de óculos.