A higiene e saúde bucal são importantes em todas as etapas da vida, mas é na infância que se iniciam os bons hábitos.
Uma criança que tem a rotina de escovar os dentes antes de dormir, levará isso para sua adolescência e fase adulta; mas se esse costume não for criado desde cedo, não será uma tarefa tão fácil de se conquistar no futuro.
Com isso, cuidar da saúde bucal não se torna uma tarefa fácil, principalmente em crianças e adolescentes. Isso pode ocorrer por diversos motivos, como a negligência que pode surgir na rotina do jovem.
Por isso, de modo a contribuir com tratamentos e orientações adequadas, existe uma área específica para esse público, a odontopediatria.
O odontopediatra possui técnicas e uma equipe pronta para atender crianças e adolescentes. Afinal, é importante que desde pequeno o paciente se sinta seguro e entenda a importância de frequentar um dentista.
Já na adolescência, o profissional irá auxiliar não só na saúde bucal, mas também na identificação de problemas que podem ocorrer nessa fase e que podem ser percebidos por meio dos dentes, como distúrbios alimentares e até uso de drogas.
O dentista especializado em adolescentes terá mais cuidado e maior percepção que um profissional que atende um público.
Afinal o profissional passou por uma especialização focada nos problemas dessa faixa etária e nas formas de atendimento para esse público.
Mesmo que o dentista saiba os mesmo procedimentos e técnicas, o odontopediatra está mais preparado e será mais paciente na hora de atender uma criança que possui medo de dentista, por exemplo.
Esse é um cuidado que merece ser valorizado e pensado na hora de escolher o profissional que cuidará da saúde dentária do seu filho.