A presença de pintas na pele não deve ser vista com despreocupação por parte de mulheres e homens nos quais isto ocorre. Algumas vezes, tais manchas podem de fato ser inofensivas; noutras, no entanto, pode tratar-se de cânceres em expansão – e potencialmente letais. São os chamados melanomas.
Os melanomas são as pintas que correspondem a tumores agressivos e malignos. Seu contraponto são os carcinomas – que também são um tipo de tumor, porém benigno. Os primeiros, ao menos, quase sempre demandam sua extração via intervenção cirúrgica.
Há alguns dados interessantes a respeito.
Todos nós temos, em média, algo entre 40 e 60 pintas espalhadas pelo corpo (embora nem todos percebamos isso). Porém há indivíduos com uma quantidade bem maior que essa – geralmente, pessoas de pele clara que vivem em latitudes menores, nas quais a incidência de raios solares é intensa.
Outra informação, esta surpreendente: um estudo publicado no British Journal of Demartology alertou que pacientes que apresentam mais de 11 pintas no braço podem ter um risco maior para o desenvolvimento de melanomas.