A saúde bucal impacta diretamente em todo o organismo. O maior exemplo dessa situação é a sensação de fraqueza que sentimos ao não nos alimentarmos, ou devido à infecções que têm origem na ingestão de produtos e/ou bactérias.

Tal aspecto é ainda mais importante na terceira idade. Isso porque a resistência do corpo vai diminuindo com o decorrer do tempo. Essa baixa imunidade pode atingir também os dentes, sendo um fator para surgimento de doenças bucais.

Um exemplo disso é a osteoporose, uma doença muito comum em idosos pelo desgaste natural dos nossos ossos, o que afeta diretamente a saúde dental devido a perda da resistência e dos minerais que compõem a estrutura óssea.

Neste artigo separamos algumas informações sobre a saúde bucal dos idosos para que você saiba a melhor maneira de lidar com essa situação e garantir mais qualidade de vida nessa fase.

1.  Aposte no consumo de água

O nosso corpo é feito por 70% de água. Mais ainda, ela deve ser consumida em abundância durante o dia a dia.

A orientação é que ao menos 2 litros de água sejam ingeridos por dia, para garantir que o corpo se mantenha hidratado e em perfeito funcionamento.

Para se ter uma ideia, só para os componentes da boca, a água ajuda diretamente na produção de saliva, além de reforçar o esmalte dos dentes e trazer mais conforto para a língua.

Além disso, devido a todo o impacto no corpo, os idosos que não consomem uma quantidade adequada de água durante o dia possuem mais chances de desenvolver secura labial, além de problemas seríssimos nos rins.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.