A procura por procedimentos odontológicos que aliam o cuidado com a saúde dos dentes e a otimização estética tem crescido exponencialmente nos últimos anos.
Isso porque os brasileiros têm percebido a importância que o sorriso tem na autoestima e no cotidiano.
Afinal, a boca é um ponto focal de grande relevância no rosto, enquanto os dentes chamam atenção durante as relações sociais e as interações em ambiente profissional.
Ao mesmo tempo, o uso das redes sociais tem aumentado ainda mais a preocupação das pessoas com a autoimagem.
Por isso, a procura por procedimentos odontológicos que deixem o sorriso bonito, tem sido um dos principais motivos que tem levado os pacientes aos consultórios dos dentistas.
Benefícios da odontologia estética
A dentística é a área da odontologia conhecida por sua capacidade de melhorar a estética dental, tornando o sorriso mais atraente, harmonioso e satisfatório para o paciente. No entanto, esse setor também é responsável pela restauração e manutenção dos dentes.
Assim, as pessoas que investem nesse tipo de tratamento podem desfrutar de benefícios como:
- Preservação da integridade estrutural dentária;
- Recuperação da funcionalidade dos dentes;
- Correção de escurecimentos e manchas;
- Melhora no posicionamento da mordida;
- Aumento da autoestima, entre outros.
Essas intervenções são possibilitadas por meio de diferentes técnicas e tecnologias que permitem a modelagem estrutural dos ossos, a correção do formato e tamanho dos dentes e o aperfeiçoamento cosmético do esmalte dentário.
Procedimentos que garantem um sorriso mais bonito
Atualmente existem diversos tipos de tratamentos odontológicos que servem para corrigir os problemas que ameaçam a beleza, a saúde e a funcionalidade dos dentes. Entre os procedimentos mais comuns, temos:
-
Clareamento dental
O clareamento dental é o tratamento mais procurado por pacientes de todo o país. Isso porque, além de ser completamente não invasivo, ele não exige anestesias, possui efeitos imediatos e ainda tem um custo muito acessível.
Esse procedimento serve para remover o amarelamento dos dentes, destruindo as moléculas de pigmento, que são depositadas no esmalte dentário através da alimentação.
Para isso, um gel de peróxido de hidrogênio é aplicado nos dentes, com o auxílio de uma moldeira.
Esse tratamento pode ser feito em consultório – com a supervisão do dentista – ou em casa, pelo próprio paciente.
Geralmente, quando feito corretamente, não há efeitos colaterais e os resultados são sentidos com mais rapidez e, em algubns casos, praticamente de forma instantanea.
-
Implantes
A falta de dentes é um problema que afeta cerca de 39 milhões de brasileiros, por isso o implante dentário é um tratamento que tem ganhado ainda mais popularidade no país. Até porque, essa alternativa é permanente e mais estável do que a prótese móvel.
Assim, por meio de um corte na região gengival, o cirurgião-dentista fixará um pino de titânio no osso maxilar ou mandibular, no local em que houve a perda dentária.
Essa estrutura de metal irá servir como sustentação para o dente protético e cobrirá o espaço excedente.
A recuperação costuma ser bastante simples e rápida. Com isso, o custo-benefício vale bastante a pena e esse tipo de prótese permanente evita os desconfortos dos métodos mais comuns de reposição dental.
-
Lente de contato
A lente de contato dental tem ganhado muita popularidade entre o público, principalmente, devido a influência de celebridades e das redes sociais. Esse procedimento estético consiste na cimentação de facetas de porcelana ultra finas ao redor dos dentes naturais.
Isso faz com que o dentista consiga corrigir a cor, o tamanho, o formato dos dentes e ainda possibilita fechar diastemas leves ou esconder rachaduras e quebras que comprometem a aparência do sorriso.
Apesar de não ser um procedimento muito invasivo, se trata de uma intervenção permanente.
Por isso, só pode ser feita por pacientes maiores de 18 anos e que possuam boa saúde oral.
-
Aparelho dentário
O uso do aparelho ortodôntico é feito por muitos pacientes – inclusive adultos –, para corrigir os defeitos estruturais severos que afetam a formação dental. Essas condições, além de ter impactos estéticos, podem atrapalhar a mastigação, respiração e fala.
Assim, os acessórios ortodônticos realizam a movimentação dos dentes, reposicionando-os no local adequado e melhorando os diastemas, o apinhamento, o encaixe inadequado da mordida, entre várias outras situações.
Existem diversos tipos de dispositivos que auxiliam em diferentes problemas. O médico deverá levar em consideração o que melhor se encaixa nas necessidades e nas preferências dos clientes.
Desta forma, o paciente pode optar pelo modelo de aparelho transparente ou o móvel.
-
Mentoplastia
A mentoplastia é uma intervenção cirúrgica que visa consertar falhas na formação do queixo que podem ser derivadas de doenças, traumas na região ou, até mesmo, tendo origem genética.
É um procedimento simples e possui um processo de recuperação bastante rápido.
Essa técnica realiza cortes no interior da boca – o que faz com que não haja nenhum tipo de cicatrizes visíveis – e tem a finalidade de modelar os ossos do maxilar para corrigir problemas com a mordida ou para implantar uma prótese que corrige o tamanho do queixo.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.