Você gasta muito tempo do seu dia planejando ou se arrumando para postar aquele selfie perfeito? Ou você fica triste ao ficar se comparando com blogueiras ou comparando seu corpo com o de influenciadores fitness? Ou quando comete alguma gafe no trabalho? Bom, de acordo com uma pesquisa publicada pela Associação Americana de Psicologia, você não está sozinho nisso, e, na verdade, faz parte de um grupo que só tem aumentado e aumentado muito nos últimos anos!
A pesquisa foi realizada com base em um questionário intitulado “Escala Multidimensional do Perfeccionismo”, desenvolvido pelos pesquisadores Paul L. Hewitt e Gordon L. Flett. Ao longo de 1989 a 2016, 41.641 estudantes universitários americanos, canadenses e britânicos participaram da pesquisa.
O resultado do estudo apontou que quando comparados com gerações anteriores, os jovens de hoje têm maior obsessão por parecerem perfeitos, e isso causa danos para a saúde mental e física deles. De acordo com a publicação, essa tendência aumentou cerca de 33% nos últimos 27 anos.
Em geral, as descobertas indicam que as mais recentes gerações de jovens acham que as pessoas exigem mais delas, que elas exigem mais dos outros e que, inclusive, exigem mais de si mesmos. Sim, isso mesmo..
De acordo com a publicação, as principais causas pelo aumento do perfeccionismo seriam justamente o fortalecimento do neoliberalismo e do individualismo competitivo; o surgimento da meritocracia, além de pais cada vez mais controladores e ansiosos.
“Os jovens agora enfrentam ambientes mais competitivos, têm expectativas fora da realidade e convivem com pais mais ansiosos do que os das gerações anteriores”.
O estudo conclui ainda que “as culturas (americana, britânica e canadense) se tornaram mais individualistas e materialistas nesse período”.
Os pesquisadores definiram o perfeccionismo como algo irracional e inatingível
E você, concorda que o perfeccionismo tem crescido?
Com informações VivaBem – UOL