Ocasionalmente, os gânglios da raiz dorsal são infectados por vírus herpes. A doença é denominada herpes zoster, o qual é o mesmo vírus que provoca a catapora ( varicella). Isso leva a um tipo de dor segmentar que envolve a metade do corpo. O aparecimento da dor está provavelmente ligado a excitação dos neurônios dos gânglios da raiz dorsal, causada pela infecção viral.
Além de causar muita dor, há também transporte do vírus ao longo do axoplasma até as terminações nervosas cutâneas. O vírus provoca uma erupção na pele, em que poucos dias, origina vesículas. Este tipo de herpes é completamente distinto do herpes labial ou genital ( apesar de ser da mesma família).
Como pode surgir a infecção?
O seu surgimento ocorre quando entramos em contato com o vírus da Varicella Zoster (Catapora), geralmente na infância. Mas devido ao nosso sistema imunológico conseguimos controlar as infecções da pele, porém a doença não está curada definitivamente, durante o início da doença, o vírus invade as terminações nervosas e migram até os gânglios próximo à medula espinal ou cérebro, permanecendo assim encubada por anos e décadas.
Todavia o vírus fica de alguma forma preso já que por sua vez o sistema imunológico gerou um antígeno contra esse vírus. O grande problema está quando o organismo por alguma comorbidade venha a ter um déficit imunitário, onde pode então ocorrer o aparecimento da Herpes Zoster. O seu contágio só ocorrerá por aquelas pessoas que nunca tiveram catapora ou seja o contato com o vírus da Varicella.
Quais são os sintomas da Herpes Zoster?
Quando este vírus é reativado devido ao seu caminho em direção à medula ele fará o trajeto inverso ao londo da raiz nervosa sempre unilateral seguindo seu dermátomos ( ramo nervoso). Seus sintomas são pele avermelhada, queimação, formigamento durante um a dois dias e logo em seguida múltiplas vesículas( bolhas) onde ocorre um rash bem doloroso com duração de três a cinco dias, aliviando somente após sete a dez dias.
Como normal de toda virose o doente pode apresentar ainda vômito e febre. As dores e o processo cicatricial podem durar até 1 mês, podendo gerar ainda uma complicação chamada nevralgia.
Existem alguns fatores de risco.
Idade acima de 55 anos, doenças crônicas, câncer, pessoas imunossuprimidas, diabetes mellitus, privação do sono, estresse, uso de drogas e HIV/ AIDS.
Para o tratamento, procure um médico.
O tratamento necessita de intervenção médica devido ao uso de medicamentos e drogarias específicas, é indicado também a vacina Zotavax a qual atua de forma preventiva.