Você sabia? Músicas natalinas não fazem bem à saúde!

Não é só impressão... as tradicionais músicas de Natal podem sim ter um efeito bastante negativo na nossa mente.

“Então é Natal, e o que você fez?” ……..

Você sabia que as tradicionais músicas natalinas podem causar um efeito bastante negativo sobre as pessoas? Sim, não é só impressão sua… O problema não está só nas músicas em si… mas, a repetição excessiva das mesmas músicas pode levar a fadiga cognitiva e stress.

De acordo com um estudo conduzido por Victoria Williamson, da Universidade de Londres, o apreço pelas músicas natalinas cresce no início da época, e, à medida que as pessoas continuam ouvindo as mesmas músicas, o prazer em ouvi-las vai caindo, causando assim, stress: “qualquer pessoa que já tenha trabalhado em uma loja durante o período do Natal vai saber do que estou falando”, afirmou a pesquisadora.

Ainda de acordo com ela, o impacto depende do estado mental anterior à música, isso explica o fato de que algumas pessoas parecem gostar dessas músicas. E, pensando nesta perspectiva, Williamson explica que muitas pessoas encaram problemas nessa época, o que já pode diminuir a predisposição a gostar dessas canções.

A falta de dinheiro para comprar um presente para um familiar querido ou a pressão de viajar ou fazer algo de proveitoso acabam por criar uma pressão. A combinação das músicas às preocupações acaba por aumentar a fadiga mental, explica ela.

Uma pesquisa realizada antigamente já explorava sobre isso: a Consumer Reports, publicação de varejo americana, descobriu em 2011 que 23% dos americanos via nas músicas natalinas o pior lado da data.

Outra pesquisa, essa realizada no Canadá em 2014 por uma empresa de pesquisas, viu que 36% dos entrevistados admitiam deixar uma loja antes do que precisavam por conta da trilha natalina.

Recomendamos para você:  Ter um cachorro reduz risco de problemas cardíacos, diz estudo!

É.. o jeito é policiar o estado mental e não associá-lo às músicas? Bom, fica o questionamento.

Com informações Revista Super Interessante

Para Você

As informações aqui fornecidas, não devem substituir o aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional qualificado. Elas são de responsabilidade do seu autor e não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Procure sempre o aconselhamento de seu médico ou profissional da área de saúde para maiores esclarecimentos. Não interrompa o tratamento e/ou indicações médicas.

NOSSA MISSÃO:
Ser um sistema global de armazenamento de informações de saúde on-line, colaborativo, contemplando multifunções e cruzamento de dados, proporcionando o bem estar do ser humano através da segurança do histórico de saúde.

NOSSA VISÃO:
Tornar-se o sistema mundial de referência da informação da área da saúde até 2022, gerando dados relevantes e importantes para o ser humano.

NOSSOS VALORES:
Respeito, Igualdade, Confiança, Ética, Segurança, Qualidade de vida.

Ajude a Rais!

Contribua para que possamos continuar a promover uma vida saudável para cada vez mais pessoas.

Receba mais saúde por e-mail.

Comentários