Quantos anos você irá viver e como envelhecerá é uma dúvida e tanto na nossa existência. Porém, é muito difícil prever quanto você viverá ou como irá envelhecer.
Mas se fosse possível e dependesse somente de você, quantos anos você gostaria de viver? Como gostaria de chegar aos últimos anos de sua vida, saudável e com saúde?
Se você não sabe exatamente a resposta para estas perguntas não tem problema. Afinal de contas, é muito difícil estimar o nosso tempo de vida ou nossa condição no futuro. Já ouviu aquele velho ditado “basta estar vivo para morrer”?
Então, a qualquer hora algo pode acontecer. Um acidente, um ataque cardíaco, ou mesmo uma doença grave. Isso tudo não dá pra prever, simplesmente acontece, certo? Pois é… e seu eu te dizer que você pode estar ERRADO!
Nada é impossível
Sabe o que eu mais gosto na palavra impossível? É que nada é impossível. Juntando dados de anos de estudos e várias pesquisas feitas já é possível ter grande indícios do seu tempo de vida. E se não bastasse, também dá pra aproximar muito a previsão das condições dos seus últimos dias.
Tudo isso, sem bola de crista. Acredite! Somente levando em consideração seus hábitos comuns do dia-a-dia. Ou seja, sabe aquela outra máxima “Tudo na vida são escolhas”? Pois é, é parece estar muito mais do que certa.
Isso mesmo, as escolhas que você faz a cada minuto, hora ou dia estão contando para este relógio da vida que não para nunca. Você pode ganhar ou perder tempo de vida, ganhar ou perder uma melhor condição de vida no futuro.
E sabe o melhor disso tudo? A maior responsabilidade sobre o tempo e a qualidade da sua vida no futuro está com você. Tudo isso dependendo das suas ações hoje.
Veja uma lista de coisas que podem estar te roubando dias e bons momentos no futuro e faça algo hoje para melhorar sua vida amanhã.
Existem coisas que não podemos controlar.
A chance de você ser atingido por um ônibus é 1 em 4 milhões. A de ser atingido por um raio é 1 em 1 milhão. Mas não são somente desastres naturais e acidentes que definem quanto tempo você irá viver.
Se fosse isso, como explicar a diferença entre a expectativa de vida em diferentes lugares do mundo? Por exemplo, em Mônaco, ela é de 89,57 anos, nos Estados Unidos de 79,56 anos e a do Brasil de 73,28 anos? (segundo a Infoplease).
Existem coisas que você não pode controlar quando se trata de quantos anos você vai viver. Mas a boa notícia é que cientistas acreditam que estas coisas correspondem somente a 25% de nossa expectativa de vida.
Então, os outros 75% estão em nossas mãos. E a melhor parte é que são referentes as escolhas que nós fazemos todos os dias. Até o câncer, uma das doenças que mais mata hoje no mundo, poderia ser evitado ou ter uma maior chance de cura com hábitos deferentes.
Segredos para uma vida longa Dr. Victor Sorrentino
Mas quais os tipos de coisas que você não tem controle e que influenciam diretamente sua expectativa de vida?
Você é Destro ou canhoto?
Ser destro ou canhoto não é uma escolha, está relacionado a sua genética. Mas em um mundo de pessoas destras, os canhotos são mais susceptíveis a sofrerem acidentes, pois as coisas não são feitas pensando neles. Por isso, se você é canhoto, sua expectativa de vida é menor do que a dos destros.
Seu dedo indicador é menor do que o anelar?
Ter o dedo indicador menor do que o dedo anelar está ligado a um alto índice de testosterona no seu nascimento. Este fato está relacionado com altos índices de câncer de próstata dentre outras doenças ao longo da vida.
Por isso quem tem o dedo indicador menor do que o anelar vive menos. Veja mais sobre o tamanho dos dedos em “Tamanho dos dedos pode ser indicativo de saúde”.
A sua personalidade influencia as decisões que você irá tomar.
Estudos recentes mostram que 85% da base da nossa personalidade é formada até nossos 5 anos de idade. E mostra ainda que não temos muito controle sobre isso. As experiências que passamos, as limitações que nossos pais nos impõem, tudo conta para este processo.
Existe um estado chamado de “estado consciente” que é uma questão da nossa personalidade. Ele afeta diretamente a nossa longevidade.
Ele está ligado a este período de formação da nossa personalidade. Vamos fazer um teste para entender melhor o estado consciente:
- Mantenha seus braços estendidos, ambos, no mesmo nível e alinhados;
- Feche os olhos (leia até o procedimento 5 antes de fechar os olhos, não leia o texto seguinte);
- Agora imagine um balão de ar puxando seu braço direito para cima;
- E uma pilha de livros pesados puxando seu braço esquerdo para baixo;
- Abra os olhos.
Você seguiu as regras? Se sim, você marcou pontos nas regras de estado consciente. Caso contrário, você não é muito de seguir regras, não é verdade? Eu confesso que segui, mas com uma pontinha de vontade de abrir os olhos, nem sempre eu sigo todas as regras.
O ponto é que pesquisas indicam que pessoas conscientes, ou seja, que tem maior pré-disposição a seguir as regras, tem uma maior longevidade pois se arriscam menos.
Você não pode controlar sua personalidade em se arriscar. Mas você pode com certeza diminuir muito as chances de algo sair errado.
Ser radical pode ser bem menos perigoso do que ser inconsequente.
Para ir mais fundo no exemplo, vamos pegar um atleta de esportes radicais: Ele está constantemente arriscando sua vida em troca de adrenalina e de uma experiência emocionante. Constantemente ele faz uma análise de riscos que é crucial para sua vida nesta prática.
Mas então você pensa: “Ok, porque eu pularia de uma montanha com um paraquedas?” Se eu não faço isso, vou viver mais, certo? Nem sempre.
Avaliar os riscos está em tudo o que fazemos. Quando dirigimos o carro, andamos de moto ou bicicleta, atravessamos uma rua. Se você está mandando mensagens e dirigindo, deve saber que o risco de um acidente é enorme. Tudo isso em troca de um benefício de comunicação muito baixo.
Dirigir e usar o celular, aumenta em cerca de 23% as chances de causar um acidente. E também a chance deste acidente ser mais grave é maior, porque você não terá tempo algum de reação.
Na maioria dos casos sua mensagem poderia esperar até você chegar ao seu destino. Se for algo muito urgente, você poderia estacionar e mandar a mensagem, o que eliminaria por completo o risco de acidente.
Muitas pessoas morrem por causa desta prática que é muito arriscada. Tudo isso troca do benefício de enviar uma mensagem, que é muito baixo.
Há perigo onde você menos imagina
Você corre mais risco de morte mandando uma mensagem enquanto dirige do que um profissional de esportes radicais pulando de paraquedas de uma montanha. Isso é porque simplesmente você não vai avaliar os riscos desta ação e tomar as medidas cabíveis para reduzi-los. (estacionar o carro seria uma solução simples que eliminaria totalmente o risco).
E eu poderia citar muito mais exemplos aqui: ultrapassagem em curvas e locais proibidos, dirigir em alta velocidade, dirigir uma moto cortando os carros, andar de bicicleta em uma via sem acostamento, transar sem camisinha, utilizar drogas e muito mais.
Basta olhar as ações no seu dia-a-dia como as relacionadas a comida, ao trabalho ou ao meio de transporte que você utiliza por exemplo, que você irá identificar várias coisas que aumentam o risco de morte e que você faz sem perceber.
O que nós pensamos ser por acaso, na verdade é fruto de nossas escolhas em tomar um risco maior. E na grande maioria dos casos, nem sempre temos consciência disso.
Se tivéssemos consciência do risco que estamos tomando, poderíamos diminuir e muito a chance de algo sair errado. Talvez até eliminar totalmente esta chance, somente com uma simples política de avaliação “riscos (para você e para os outros) Versus benefícios”.
Um exemplo disso é ultrapassar na curva. Esta ação pode te dar cerca de 1 min ou até 10min de ganho na viagem. Porém, em troca, o risco de acidente é enorme uma vez que você não sabe o que vem do outro lado.
Até no empreendedorismo onde os bem sucedidos são conhecidos por tolerar bem os riscos, a regra é “tomar riscos calculados”. Se você não calcula os riscos antes de uma ação você é louco e não ousado. O pior é que fazemos isso o tempo todo em nossas vidas.
O poder está em suas mãos.
Segundo dados científicos, 75% do poder de tempo de vida está em nossas mãos e está relacionado a ações que você pode controlar. Então, decisões que tomamos todos os dias irão nos afetar no futuro e em quando e como vamos morrer.
Sorrir ou ser sério?
Sorrir alivia o estresse e proporciona uma visão melhor da vida. Além ainda de ser contagiante, melhorar o seu sistema imunológico e liberar endorfina e serotonina. Estes são hormônios naturais que aliviam a sensação de dor e são responsáveis pela sensação de prazer.
Viver uma vida leve colabora e muito com a longevidade. Quanto mais você sorri, mais você fica feliz e mais jovem você se torna.
Uma boa notícia: Nosso corpo não sabe a diferença entre um sorriso verdadeiro e um falso (nossos amigos sabem). Então quer ficar mais feliz? Simule um sorriso ao acordar, olhando no espelho, dirigindo para o trabalho, enfim, em qualquer lugar. Veja mais algumas dicas em “8 dicas para você começar o dia turbinado” para você começar o dia com o pé direito e ter uma vida mais leve e feliz.
Correr ou caminhar?
Descobriu-se que correr causa muito desgaste em seu corpo e por isso, quem caminha vive mais do que quem corre. Mas a atividade física é fundamental para viver mais. Já havíamos tratado do assunto no post “Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come! Correr demais também não é bom.” Dá uma olhadinha no post e veja o tempo indicado por semana para fazer exercícios físicos e ter uma maior longevidade. A propósito, você vai precisar controlar a alimentação também. Mas já já falamos sobre isso.
Café ou suco de laranja de manhã?
O café preto tem menos calorias e açúcar do que o suco de laranja, considerando ambos sem açúcar ou adoçantes. O suco de laranja, como qualquer outro suco tem a frutose com açúcar principal, e o café não possui esta substância, além de possuir estimulantes de te deixar mais alerta durante o dia. Mas cuidado com a quantidade e os horários que toma café, ele pode atrapalhar no seu sono. (Veja mais aqui em “15 dicas para você pegar no sono e relaxar”).
Seu nome começa com A ou D?
Um estudo mostrou que pessoas com os nomes que começam com A viveram uma média de 4 anos a mais do que aqueles com nomes começados com D. Pessoas com nome entre E e Z viveram 2 anos a mais do que aqueles começados com D.
Não se sabe ao certo o porquê destes dados, mas uma teoria é que em uma sociedade que é geralmente graduada de A a D, crianças com nomes começados com A podem ter um estímulo na autonomia, o que pode reduzir a manifestação de doenças crônicas.
Os cuidados devem começar cedo, quando crianças e adolescentes.
Quando somos crianças, nossos pais são responsáveis muitas vezes por tomar a decisão por nós. Quando chegamos a adolescência, nós começamos a assumir o controle e algumas escolhas simples afetam e muito nossa longevidade.
Adolescentes acham que são invencíveis e ou dizem que não se preocupam com a morte, o acreditam que vão viver para sempre. O preço por pensar assim será pago quando você chegar a vida adulta ou se você tiver sorte, na velhice.
Veja os impactos que a exposição ao sol forte e o cigarro, dois hábitos muito comuns em adolescentes, podem causar a sua aparência aos 72 anos. Para isso foi utilizado pelo canal NatGeo um programa de envelhecimento.
Exposição ao sol.
Uma única exposição severa ao sol quando criança pode aumentar o risco de melanoma na pele. A estimativa é que 1 em 5 pessoas irá desenvolver algum tipo de câncer de pele durante a vida devido a exposição forte ao sol sem proteção.
O sol danifica o colágeno em sua pele. Cerca de 80% do envelhecimento da pele é causado pelo sol.
Por outro lado, a exposição moderada ao sol é beneficia a nossa saúde, pois ajuda na produção de Vitamina D, uma vitamina que é amplamente utilizada pelo nosso organismo para várias funções vitais.
O maior problema com a vitamina D é que ela não é produzida naturalmente pelo nosso corpo ou não conseguimos encontrá-la em alimentos. Somente com suplementação ou exposição ao sol conseguimos a quantidade necessária para nosso organismo funcionar adequadamente. Confira aqui “4 sinais de que você pode ter deficiência de Vitamina D” e entenda os sintomas que a falta desta vitamina pode te causar.
O Fumo é um grande vilão.
Fumar te envelhece muito mais rápido, causa mais rugas e te deixará com uma aparência de bem mais velho. Fumantes de longa data podem esperar perder cerca de 10 anos de vida devido aos agentes degradantes do cigarro.
Também reduz os níveis de vitamina C no organismo, o que diminui sua imunidade a doenças como a gripe. Sem falar também que aumenta os riscos de câncer e doenças cardíacas.
Veja “O resultado do cigarro dentro de você fumante” e analise se este risco vale a pena, pelo simples benefício de fumar. Lembre-se que o prazer que você sente em fumar na verdade é fruto do vício e não do cigarro. Antes de começar a fumar você não precisava do cigarro para sentir este prazer.
Pense na sua liberdade, que você irá perder pois ficará preso ao hospital para se manter vivo quanto estiver mais velho.
E não deixe de pensar na sua família, pois no futuro, eles vão pagar o preço por você estar fumando hoje, seja financeiro com hospitais e tratamentos, seja de tempo que eles irão perder cuidando de você ou seja da sua presença, pois o cigarro irá acelerar a sua morte.
Será que seu trabalho está literalmente te matando?
Uma pessoa normal trabalha cerca de 2000 horas por ano. É a segunda coisa que mais drena tempo na vida, a primeira é dormir. É claro que alguns workaholics de plantão agora irão pensar que trabalham muito mais do que dormem, o que só agrava a situação.
Mas o grande ponto está no seu escritório. Ele possui um assassino silencioso que rouba anos de sua vida e você até gosta dele. Você sabe qual é?
É a cadeira.
Ficar sentado demais está te matando, aumentando a atrofia muscular, tensão na coluna e chances de ter doenças cardíacas, além de aumentar também o risco de câncer e o risco de morte prematura em 40% nas mulheres e 20% nos homens. Você passa muito tempo sentado? Então cuidado! Veja neste link todos os males que ficar sentado pode te causar e algumas dicas para se livrar deles.
Cientistas e médicos estão chamando estes males de “a doenças sentada”. Em média, ficamos cerca de 7.7 horas sentados todos os dias. No escritório, na sala de reuniões, em casa em frente da TV, na mesa de jantar, estamos sempre procurando um cantinho para sentar.
E se você fica sentado demais, nem fazendo exercícios regularmente você conseguirá compensar e eliminar os males que este hábito tão simples causa. Fica sentado demais e faz exercícios? Você está em perigo mesmo assim!
Ficar em pé melhora a postura, queima mais calorias, melhora a força nas pernas e aumenta o fluxo sanguíneo.
Considerando que no trabalho é o local onde você fica mais sentado durante o dia, existem várias maneiras de criar uma estação flexível para ficar em pé e sentado, sejam estações novas desenvolvidas para isso ou mesmo adaptações como utilizar uma caixa ou um suporte de madeira.
Existem até estações com esteiras para incentivar também a caminhada e até mesmo a corrida. Sinceramente, para mim a caminhada me ajuda a pensar e ser mais criativo, acho que eu iria me dar bem com este tipo de estação de trabalho. E você, o que acha de ter uma esteira no escritório?
Escritório nos Estados Unidos que fizeram esta mudança e utilizaram mesas em pé com esteiras estão tento um aumento no moral, energia e produtividade da equipe.
Na hora de comprar uma estação de trabalho ou adaptar uma, cuidado! Siga regrinhas simples de ergonomia e tudo ficará certo.
Fazer sexo aumenta a longevidade.
Quantas vezes você faz sexo por semana? Estudos mostram que fazer sexo pelo menos 2 vezes por semana aumenta a sua expectativa de vida.
Faça esta conta: Pegue o número de vezes que você faz sexo por semana e multiplique por 52.
Se o resultado foi maior ou igual a 104, suas chances de viver mais aumentaram em 50%.
Mas mulheres, infelizmente esta estatística aplica-se apenas para homens. Para vocês o que importa é a qualidade do sexo. Então aquela rapidinha vai deixar seu parceiro viver mais, mas você precisa “chegar lá” para ter os benefícios.
Um casal que quer viver mais deve então fazer sexo mais do que 2 vezes por semana e a mulher deve “chegar lá” em todas estas vezes. Que tarefa dura para viver mais, não?
Ser casado ou ser solteiro?
Piadinhas a parte, depois de ler que sexo te faz viver mais, você deve pensar que casar anula o efeito do sexo. Mas não é verdade, tenha uma vida sexual ativa no casamento e ganhe muitos pontos na longevidade.
Ser casado gera mais apoio social e estabilidade, o que diminui os riscos de depressão e estresse e favorece a longevidade.
Por isso uma boa relação do casal pode trazer mais do que paz no lar, pode também dar mais anos de vida para a família.
Respiração profunda também ajuda.
Por mais que não pareça intuitivo, respirar pode estar te matando. Tudo isso porque você esqueceu como se faz. Respirar é um processo automático e nem nos damos conta de que a nossa respiração muitas vezes é curta.
Quando isso acontece, você não aproveita toda a capacidade pulmonar e seu corpo fica sem o nível de oxigênio ideal para um funcionamento saudável.
Sem falar que quanto mais curto você respira, mais seu corpo acostuma a respirar assim, até que sua capacidade pulmonar diminui.
Respirar profundamente reduz os níveis de estresse e possibilita um maior controle da pressão sanguínea. Isso porque você ocupa toda a capacidade pulmonar no peito, que é cerca de 5 litros em média para um indivíduo adulto. Você pode conferir todos os benefícios em “Estressado demais? Que tal respirar melhor?”.
A cada década (10 anos) sua capacidade pulmonar diminui de 9 a 27%. E níveis baixos de reserva de oxigênio aumentam o risco de ataques cardíacos e derrames. Além de que ter uma boa capacidade pulmonar ajuda na recuperação de gripes e resfriados por aumentar a oxigenação no corpo, combatendo mais eficientemente os vírus.
Mas existe um indicador relacionado a capacidade pulmonar que pode mostrar se você terá mais alguns anos de vida, que é quanto tempo você consegue prender a respiração.
Faça o teste. Respire fundo e prenda a respiração. Quanto mais você conseguir, maior a sua capacidade pulmonar (o recorde mundial é 22 minutos, mas cuidado ao tentar batê-lo, um indivíduo normal fica cerca de 1 minuto apenas sem respirar. CUIDADO! Não force muito, esta tentativa pode trazer vários danos a sua saúde cerebral.)
Força nas mãos e pernas.
Estudos indicam que baixa força nas mãos e nas pernas estão associadas com a alta taxa de mortalidade de indivíduos mais idosos, acima de 70 anos, pelo simples fato de ser mais propício a acidentes.
Pouca força nas pernas aumenta o risco de desequilíbrio e tropeções enquanto pouca força nas mãos e reflexos baixos faz com que você tenha dificuldades em se agarrar em algo, o que aumente o risco de quedas. Nesta idade, quedas podem ser graves e até levar a morte.
Algumas práticas caseiras que você pode fazer para aumentar a força nas mãos:
. Rasgar um caderno de papel ao meio – se conseguir, rasgue uma lista telefônica;
. Dobrar um jornal ao meio até o máximo que conseguir;
. Encher um frasco plástico com água (um pote de ketchup, que tem uma pequena saída de ar pode funcionar bem). Então aperte uma vez, utilizando uma mão apenas e veja até quanto consegue esvaziar. Vá treinando, quanto mais esvaziar em um apertão, melhor;
. Existem aparelhos pequenos e práticos com os quais você fica apertando para melhorar a força das mãos. E também existem exercícios de musculação que podem ajudar.
Atividade física é um santo remédio.
Atividade física regular pode ser uma verdadeira fonte da juventude. Ajuda a regular a pressão arterial, o colesterol, diminuindo o risco de ataques cardíacos e derrames, aumenta sua força muscular o que diminui o risco de acidentes caseiros, ajuda a diminuir também o risco de câncer ou a recuperar mais rápido no tratamento e também tem influência em doenças como a osteoporose e depressão, além de te ajudar até a ter uma melhor noite de sono.
Se Você prioriza o trabalho a atividade física? Cuidado! Você pode estar perdendo produtividade. Os exercícios físicos te deixarão mais energizado e resistente para pensar melhor e aguentar melhor a pressão do dia-a-dia.
Talvez você pense que não tem tempo para praticar exercícios, mas ai é onde você se engana. Existem alguns tipos de treinos em que não é preciso muito tempo para já ter os benefícios da atividade física. Veja aqui em “Estudo promete: corpo fitness com 7 minutos de exercícios” 2 programas para treinamentos rápidos para você entrar em forma e ter uma boa saúde e ainda, viver mais.
A dieta do dia-a-dia também é um fator importante.
Fazer dieta é moda. Tem sempre uma série de coisas que você “pode e não pode” comer e cada hora uma nova descoberta.
Tem até um público adepto de uma tal de dieta primitiva, uma dieta baseada em baixo consumo de carboidratos e comida crua, incluindo carnes, ovos, gordura, manteiga e leite.
Eles se baseiam na teoria de que qualquer cozimento causa uma mudança molecular na comida, o que geraria uma toxina volátil que você estaria consumindo ao ingerir alimentos cozidos, fritos ou assados. A dieta pode exigir até 12 refeições pequenas no dia.
Não existem regulamentações que assinam embaixo deste tipo de dieta.
O fato que sabemos com certeza é que a região do mundo que mais vive atualmente é a região Mediterrânea, e o país é Mônaco. É claro que Mônaco tem uma altíssima renda per capita e um excelente serviço de saúde pública também.
Mas, independentemente das questões sociais, muitas pessoas estão virando adeptas da Dieta Mediterrânea com intuito de reduzir peso, evitar doenças e ficar mais bem disposto. Aqui já escrevemos sobre ela e você pode conferir em “Dieta Mediterrânea como emagrecedor e redutor do risco de doenças”.
Ricas em peixes, pães, azeite de oliva e verduras, baixo consumo de gordura e sal, esta dieta, aliada ao hábito de atividades físicas como caminhar por exemplo, propicia ao povo desta região viver em média próximo aos 100 anos. E as verduras são chave para isso.
Verduras são ricas em antioxidantes, substâncias que protegem suas células contra moléculas agressoras, que causam o envelhecimento e ajudam a limpar as artérias. Eles podem ser encontrados também em vinhos.
Então quais são os segredos para viver mais?
Depois de tudo isso, vemos que alguns hábitos simples podem te ajudar a viver mais e melhor. Você tem a opção de segui-los ou não. O que não vale é depois ficar dizendo que não sabia e que não foi avisado.
Uma frase que me marcou muito na vida foi a do meu avô. Ele faleceu de diabetes, com marca-passo, muito magro, quase esquelético e as duas pernas amputadas. Já não fazia mais nada sozinho. Quando já estava de cama ele disse a seguinte frase:
“Ai meu Deus, sempre comi de tudo e nunca me deu problema. Porque isso agora?”
Bom, salvo os 25% de chances de algo genético, existem outros 75% de coisas que podemos fazer para evitar ao máximo uma situação como esta.
Estaremos totalmente livres de algo assim? Eu acredito que ainda não, mas podemos reduzir muito a chance de algo acontecer. A cada dia novas coisas são descobertas, então fique ligado e tome uma ação, o seu futuro depende cada vez mais de você mesmo.
Vamos ao Resumão – Como viver mais e melhor?
. Os destros vivem mais que os canhotos;
. Quem tem o dedo indicador MAIOR do que o anelar vive mais;
. Pessoas conscientes seguem mais as regras (ou assumem riscos mais calculados) e vivem mais. Quem manda SMS dirigindo, ultrapassa na curva ou em locais proibidos, excede a velocidade dirigindo, anda de moto entre os carros, não usa capacete, transa sem camisinha, usa drogas injetáveis, etc, diminui sua expectativa de vida;
. Quem sorri vive mais do que quem é sério;
. Quem caminha regularmente vive mais do que quem corre;
. Tomar café dá mais anos de vida do que tomar sucos de frutas;
. Casar-se faz com que você viva mais do que se estivesse solteiro;
. Ter o nome que começa com A faz com que você viva 4 anos mais do que alguém com nome com D. Nomes com letras entre E e Z vivem 2 anos a mais do que pessoas com nomes com D.
. Alta exposição ao sol diminui o tempo de vida;
. Fumar diminui o tempo de vida e a qualidade da velhice também;
. Reduzir o estresse: Rir com os amigos, plantar uma Horta, meditar aumentam o tempo de vida;
. Fio dental regularmente acrescenta 6,4 anos de vida;
. Sexo mais do que 2 vezes por semana aumenta até 2 anos de vida;
. Senso de propósito de vida, comprometimento social onde as pessoas nunca se sentem sozinhas, parar de comer quando estiver 80% cheio podem somar até 8 anos extra na expectativa de vida;
. Ter uma dieta saudável aumenta sua expectativa de vida;
. Aumentar a força nas mãos e nas pernas diminui o risco de acidentes na velhice;
. Respirar profundamente melhora o fluxo sanguíneo e te dará alguns anos a mais;
. O corpo em movimento é um excelente remédio para muitos males. Não deixe de fazer atividades físicas regularmente.
E ai, o que você acha desta lista de coisas, elas realmente te ajudam a saber quantos anos você irá viver e como envelhecerá? Você acha que faz sentido? Você estaria disposto a mudar alguns hábitos de sua vida para viver mais e melhor? Você já mudou algo e teve bons resultados? Divida suas experiências conosco. Deixe um comentário falando sua opinião sobre este assunto e participe desta discussão conosco.