A saúde foi uma das áreas mais afetadas durante essa pandemia do novo coronavírus, o impacto causado, afetou os sistemas de saúde e a economia do mundo inteiro.
A preocupação tomou conta de todos, porém a porcentagem do público feminino, sempre foi maior em se manifestar em busca de atendimentos médicos, seja para prevenção de doenças, estética ou tratamentos específicos.
No entanto, com a quarentena, muitas mulheres deixaram de lado os exames periódicos, como visita ao ginecologista, consultas ao dentista ou de ter algum retorno com seu médico.
Por conta disso, alguns estudos vêm trazendo como a pandemia pode estar afetando a saúde das mulheres, no quesito físico e mental delas, vejamos mais profundamente o assunto a seguir.
Saúde física e mental das mulheres
Em decorrência da perda de empregos, falta de contato físico e permanência em isolamento social, muitas mulheres estão sendo afetadas psicologicamente.
Os sintomas de depressão e ansiedade tem aumentado, pois estão diretamente relacionados a baixa de substâncias de prazer derivados do cérebro, que permitem o corpo responder com sintomas de satisfação.
Com os efeitos causados pelo isolamento social, as rotinas domésticas mudaram, mães estão em casa cuidando dos filhos, os pais precisam se manter em seus empregos para manter a renda familiar e com isso, pode gerar estresse e angústia por parte do público feminino.
Em outras situações, muitas mulheres estão trabalhando em home office, dividindo afazeres doméstico com o ensino a distância das crianças.
Vale lembrar que a depressão é uma das doenças mentais que mais afetam mulheres, tendo duas vezes mais chances de desenvolver a doença do que os homens.
Por isso, além de procurar uma ajuda profissional como um psicólogo ou psiquiatra, as mudanças de hábitos trazem benefícios à saúde como um todo, combatendo as doenças mentais e também as físicas que afetam muitas mulheres.
Principais doenças que afetam as mulheres
Apesar das doenças mentais atingirem constantemente o público feminino, existem doenças físicas que também afetam diariamente muitas mulheres.
Cuidado, pois algumas vezes algo psicológico pode vir a estar afetando ou proliferando para alguma complicação física internamente no corpo.
A seguir conheça três doenças “silenciosas” que acometem ao corpo da mulher, são consideradas nesse termo por muitas vezes não apresentarem sintomas fora do normal, entenda melhor abaixo.
Endometriose
Muitas mulheres possuem os sintomas da endometriose e nem sabem, pois seu diagnóstico demanda um olhar profissional e exames precisos que indicam a doença.
Em consequência disso, a doença é muitas vezes reconhecida apenas quando o casal deseja ter filhos, ou nas primeiras menstruações.
Câncer de mama
O câncer de mama é a segunda maior causadora de morte em mulheres no Brasil, perdendo apenas para doenças cardíacas.
Os sintomas são observados através do autoexame de mama, que deve ocorrer principalmente após os 40 anos, por pelo menos uma vez ao ano.
Osteoporose
A osteoporose é mais comum em mulheres, porque o estrogênio é um hormônio que auxilia no equilíbrio de cálcio nos ossos, e o corpo feminino começa a reduzir a produção com a chegada da menopausa.
Há estudos que afirmam que o consumo excessivo de café, álcool e cigarro, também podem ajudar a diminuir os níveis de produção de cálcio, mesmo a mulher não estando no climatério.
Prevenção e informação são importantes aliados na saúde da mulher
Mesmo com medidas de restrição contra a disseminação do coronavírus, muitas clínicas especializadas para atender mulheres estão funcionando, pois este é um serviço essencial.
Portanto, uma das maneiras de prevenir uma das doenças do sistema reprodutor feminino é através dos exames que detectam endometriose, acompanhamento médico e informações acerca dos sintomas.
Assim como para as outas doenças também, manter visitas periódicas ao médico, realizar exames de rotinas específicos, essas são maneiras de analisar, prevenir e se for o caso de tratar a doença detectada.
E mesmo estando em casa, é possível acompanhar tratamentos, através da telemedicina e manter cuidados com a saúde, criando hábitos saudáveis com a alimentação, adicionando lazer a sua rotina e auto cuidado.