Comemorado no dia 31 de agosto, o Dia do Nutricionista foi fundado pela Associação Brasileira de Nutricionistas (ABN), em 1949, com o objetivo de promover o desenvolvimento de estudos sobre qualidade da alimentação, e nutrição.
Mais tarde, a ABN foi alterada para Federação Brasileira de Nutricionistas, sendo, atualmente, a Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN). Em 1967, o curso de nutrição foi regulamentado como profissão.
Mas afinal, o que faz um nutricionista?
As principais atividades de um nutricionista são desenvolvidas na área hospitalar, clínica e da saúde pública, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida e a saúde através da boa alimentação.
O profissional nutricionista pode atuar desde a preparação de dietas e cardápios, até a fiscalização da produção de alimentos em indústrias e restaurantes, e o preparo de programas alimentares públicos, entre outras atividades.
E qual a importância de uma boa alimentação?
Especialistas da área da alimentação e outras, afirmam que seguir uma dieta saudável promove o equilíbrio e o perfeito funcionamento do corpo.
E você sabia que uma mudança nutricional simples pode torná-lo mais produtivo?
Você já parou para pensar que a agitação logo de manhã pode ser causada por aquela primeira xícara de café? Ou que a falta de concentração, logo após o almoço, pode ser influenciada pela alimentação?
A verdade é que existe uma relação entre produtividade e nutrição, e um simples truque nutricional pode ajudar na produtividade no trabalho.
Um cérebro bem alimentado é um cérebro atento, eficiente e resistente.
Açúcar e produtividade
Nosso corpo depende de energia para o trabalho, e isso inclui nosso cérebro. Um cérebro bem alimentado é atento, eficiente e resistente: mais tarefas e menos esforço. A energia do nosso corpo é fornecida através da corrente sanguínea na forma de glicose, que é a energia que consumimos nos alimentos.
Uma pesquisa mostra que com menos que 25 gramas de glicose na corrente sanguínea, sua eficácia, produtividade, começa a diminuir.
Para chegar a esse nível, você pode comer uma tigela de aveia ou uma rosquinha. Ambos são capazes de aumentar o seu nível de açúcar no sangue o suficiente.
Mas aqui é onde a diferença é significativa: alguns alimentos estão cheios de açúcares simples, que são facilmente quebrados e liberados pelo corpo, enquanto outros são cheios de carboidratos complexos, o que leva tempo para ser quebrado.
O resultado é um pico acentuado de açúcar no sangue com uma rosquinha, por exemplo, que logo colapsa e deixa seu açúcar no sangue tão baixo quanto antes. Já a aveia, por outro lado, resulta em uma liberação gradual, o que mantém o nível de açúcar no sangue constante, durando várias horas.
Deixe o Índice Glicêmico ser seu guia!
Para simplificar as complexidades da nutrição, o manejo do açúcar no sangue deve ser um objetivo: mantê-lo em um bom nível e duradouro ao longo do dia. Para isso, o ideal é escolher alimentos que liberam glicemia lentamente, ao invés de rapidamente. Essa mudança já pode mudar drasticamente a sua produtividade!
Para descobrir quais alimentos são melhores, o índice glicêmico indica a velocidade de liberação de glicose de um alimento para a corrente sanguínea. Os alimentos com IG baixo incluem, por exemplo, farinha de aveia, grãos integrais e vegetais, enquanto os alimentos com IG elevados incluem doces e macarrão, por exemplo.
Você deve lembrar que não é apenas o açúcar no sangue que pode afetar sua produtividade, e ele também pode não ser o principal fator. Mas não é apenas o açúcar!
Para melhorar a produtividade, alguns micronutrientes, como ômega 3 e vitamina E melhoram a saúde do cérebro ao longo do tempo. Além disso, dietas saudáveis proporcionam sentimentos de bem-estar, tornando seu trabalho mais energético.
Nutrição e produtividade têm um relacionamento complexo. Por isso, embora nenhuma mudança única possa melhorar drasticamente sua produtividade, a transição para uma dieta gradual, e de baixo índice glicêmico ao longo do dia pode torná-lo menos distraído e mais produtivo!
A dica é: mantenha lanches de baixo IG para que você possa passar o dia, não deixe de sair de casa sem tomar café da manhã, e fique longe de lanches cheios de açúcar e enormes almoços!
Fonte: nbcnews