contato@raislife.com

Confira o que há de novo por aqui.

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Siga no instagram

Raislife

@raislifecom
Viva saudável em todos os sentidos da vida
Vida | Saúde | Negócios

Envie uma mensagem para o nosso WhatsApp para contato e parcerias.

cursos

Curta no face

31/08 – Dia do Nutricionista!

Comemorado no dia 31 de agosto, o Dia do Nutricionista foi fundado pela Associação Brasileira de Nutricionistas (ABN), em 1949, com o objetivo de promover o desenvolvimento de estudos sobre qualidade da alimentação, e nutrição.

Mais tarde, a ABN foi alterada para Federação Brasileira de Nutricionistas, sendo, atualmente, a Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN). Em 1967, o curso de nutrição foi regulamentado como profissão.

Mas afinal, o que faz um nutricionista?

As principais atividades de um nutricionista são desenvolvidas na área hospitalar, clínica e da saúde pública, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida e a saúde através da boa alimentação.

O profissional nutricionista pode atuar desde a preparação de dietas e cardápios, até a fiscalização da produção de alimentos em indústrias e restaurantes, e o preparo de programas alimentares públicos, entre outras atividades.

E qual a importância de uma boa alimentação?

Especialistas da área da alimentação e outras, afirmam que seguir uma dieta saudável promove o equilíbrio e o perfeito funcionamento do corpo.

E você sabia que uma mudança nutricional simples pode torná-lo mais produtivo?

Você já parou para pensar que a agitação logo de manhã pode ser causada por aquela primeira xícara de café? Ou que a falta de concentração, logo após o almoço, pode ser influenciada pela alimentação?

A verdade é que existe uma relação entre produtividade e nutrição, e um simples truque nutricional pode ajudar na produtividade no trabalho.

Um cérebro bem alimentado é um cérebro atento, eficiente e resistente.

Açúcar e produtividade

Nosso corpo depende de energia para o trabalho, e isso inclui nosso cérebro. Um cérebro bem alimentado é atento, eficiente e resistente: mais tarefas e menos esforço. A energia do nosso corpo é fornecida através da corrente sanguínea na forma de glicose, que é a energia que consumimos nos alimentos.

Recomendamos para você:  O que eu aprendi de positivo quando eu descobri que tinha Câncer de colo do útero.

Uma pesquisa mostra que com menos que 25 gramas de glicose na corrente sanguínea, sua eficácia, produtividade, começa a diminuir.

Para chegar a esse nível, você pode comer uma tigela de aveia ou uma rosquinha. Ambos são capazes de aumentar o seu nível de açúcar no sangue o suficiente.

Mas aqui é onde a diferença é significativa: alguns alimentos estão cheios de açúcares simples, que são facilmente quebrados e liberados pelo corpo, enquanto outros são cheios de carboidratos complexos, o que leva tempo para ser quebrado.

O resultado é um pico acentuado de açúcar no sangue com uma rosquinha, por exemplo, que logo colapsa e deixa seu açúcar no sangue tão baixo quanto antes. Já a aveia, por outro lado, resulta em uma liberação gradual, o que mantém o nível de açúcar no sangue constante, durando várias horas.

Deixe o Índice Glicêmico ser seu guia!

Para simplificar as complexidades da nutrição, o manejo do açúcar no sangue deve ser um objetivo: mantê-lo em um bom nível e duradouro ao longo do dia. Para isso, o ideal é escolher alimentos que liberam glicemia lentamente, ao invés de rapidamente. Essa mudança já pode mudar drasticamente a sua produtividade!

Para descobrir quais alimentos são melhores, o índice glicêmico indica a velocidade de liberação de glicose de um alimento para a corrente sanguínea. Os alimentos com IG baixo incluem, por exemplo, farinha de aveia, grãos integrais e vegetais, enquanto os alimentos com IG elevados incluem doces e macarrão, por exemplo.

Você deve lembrar que não é apenas o açúcar no sangue que pode afetar sua produtividade, e ele também pode não ser o principal fator. Mas não é apenas o açúcar!

Recomendamos para você:  Cientistas criam anticorpo que ataca 99% das cepas de HIV!

Para melhorar a produtividade, alguns micronutrientes, como ômega 3 e vitamina E melhoram a saúde do cérebro ao longo do tempo. Além disso, dietas saudáveis proporcionam sentimentos de bem-estar, tornando seu trabalho mais energético.

Nutrição e produtividade têm um relacionamento complexo. Por isso, embora nenhuma mudança única possa melhorar drasticamente sua produtividade, a transição para uma dieta gradual, e de baixo índice glicêmico ao longo do dia pode torná-lo menos distraído e mais produtivo!

A dica é: mantenha lanches de baixo IG para que você possa passar o dia, não deixe de sair de casa sem tomar café da manhã, e fique longe de lanches cheios de açúcar e enormes almoços!

Fonte: nbcnews

O que achou deste conteúdo?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

comente o que achou do conteúdo

Compartilhe