Confira o que há de novo por aqui.

Atenção: verão requer mais cuidados com o pulmão – veja dicas!

Sol, calor…. praia, piscina, bebida gelada, guloseimas… tudo isso para lidar e também celebrar a estação mais esperada do ano: ahhh… o verão! Entretanto, para algumas pessoas não é só alegria.. já que junto às altas temperaturas, muitas vezes, há também as crises de rinite e de asma.

Mas, para evitar esse desconforto e aproveitar o melhor que os dias de sol podem promover, o Blog Rais trouxe algumas dicas essenciais. Confira:

Rinite

Adoramos viajar nessa época do ano, não? Afinal, o clima é maravilhoso… Por isso, nessa época do ano, são comuns viagens para casas de veraneio, por exemplo. Mas, neste caso,  às vezes essas casas estão há muito tempo fechadas e com isso acumulam muita poeira e ácaros, principalmente em lençóis, cobertas e estofados, por exemplo.

Por esse motivo, é muito importante que logo ao chegar em um local como esse, seja feita uma boa limpeza para eliminar esses agentes causadores, aquela faxina mesmo, sabe? E lá vai mais uma dica: nesses casos, o conselho é usar aspirador de pó e panos úmidos, pra evitar suspender as partículas de poeira no ar!

Asma

Você sabia que o uso intenso do ar condicionado no verão pode provocar um aumento no número de crises de asma? Isso porque torna as variações de temperatura mais frequentes e bruscas, aumentando as chances de inflamação dos brônquios – aquela sensação de sair do ambiente geladinho para aquele calorzão da rua, sabe? Pois é!

De acordo com o pneumologista Frederico Fernandes: “o ideal é que o uso do ar condicionado seja controlado evitando temperaturas abaixo de 22 graus. Os equipamentos de ar condicionado devem ser higienizados no mínimo uma vez por ano para prevenir contaminação com micro-organismos e acúmulo de mofo e poeira”. O porém é que sabemos que nem sempre isso acontece, não é?

Uma outra questão é que além do ar condicionado, os pacientes com asma também podem apresentar um aumento nas crises devido ao aumento da atividade física que ocorre nessa época, em especias os descondicionados: “Isso acontece porque com o exercício, há o aumento da frequência respiratória, o que pode causar broncoespasmos esforço-induzido. Atividade física é muito importante e fundamental no controle da asma, mas devem ser respeitados os limites individuais e um médico deve ser consultado para evitar e tratar essas crises”, afirma  Fernandes.

Recomendamos para você:  Drones podem servir no transporte de órgãos para doação

É importante lembrar que um bom controle dessas doenças deve ir além da erradicação de agentes causadores de crises, ou seja, manter boa alimentação, praticar atividades físicas respeitando suas limitações, consultar regularmente um especialista e, ainda mais no verão, controlar a exposição ao sol e calor!

“O tratamento contínuo voltado para o controle da doença também é muito importante. Não basta usar a medicação apenas quando se tem a crise”, reforça o especialista.

.

.

Com informações Portal Bonde

O que achou deste conteúdo?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

comente o que achou do conteúdo

Compartilhe