Práticas e cuidados para envelhecer com saúde

Doenças crônicas como diabetes, colesterol alto e hipertensão podem afetar a qualidade de vida do indivíduo

Para que a população idosa mundial continue crescendo, é importante que conheçam as práticas capazes de garantir um envelhecimento saudável, a fim de evitar problemas de saúde.

Doenças crônicas como diabetes, colesterol alto e hipertensão, são alguns dos problemas que podem afetar a qualidade de vida do indivíduo.

A fisioterapeuta Patricia Prieto, responsável pelo Espaço Pathrícia Prieto, em Perdizes (SP), explica que há uma diferença entre praticar exercícios e manter-se ativo: “existem idosos que não praticam exercícios físicos, mas possuem uma vida ativa caminhando até o mercado, levando filhos ou netos no colégio ou mesmo os que não param de trabalhar. Outros idosos, porém, não se mantêm ativos, mas têm um personal trainer com quem se exercitam frequentemente. O ideal é que as duas praticas sejam combinadas”.

Patricia explica que é importante manter uma capacidade funcional combinada à alimentação saudável, além de uma boa qualidade de sono, pois a disposição mental também é importante. Manter-se mentalmente ativo com leituras e exercícios de memória faz muita diferença, afirma ela.

Exercícios físicos mais indicados

Prieto conta que os exercícios de baixo impacto são ideais para manter o equilíbrio e a postura do corpo. “O problema é que os idosos vão ficando inativos. Vão se acomodando em casa e não querem mais sair”, afirma ela.

Para evitar os problemas de saúde, a profissional indica as atividades feitas debaixo d’agua, os exercícios de alongamento e as caminhadas.

Um dos principais problemas atuais da terceira idade são as quedas, explica Patricia. “No ano passado um estudo afirmou que 30% dos idosos brasileiros sofrem com esse problema anualmente e a maioria dos casos ocorre dentro de casa. É necessário planejar um ambiente bem adaptado para garantir uma melhor qualidade de vida”.

Recomendamos para você:  Transmissão de pensamento é possível e pode ajudar na saúde

Essas quedas podem ser evitadas com exercícios de fortalecimento, de equilíbrio e de marcha, ambos trabalhados em sessões de fisioterapia.

Fonte: Bonde


Also published on Medium.

Comentários

Para Você

As informações aqui fornecidas, não devem substituir o aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional qualificado. Elas são de responsabilidade do seu autor e não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Procure sempre o aconselhamento de seu médico ou profissional da área de saúde para maiores esclarecimentos. Não interrompa o tratamento e/ou indicações médicas.

Somos um blog de informações sobre Saúde, Beleza e Vida Saudável. Nosso objetivo é promover informações relevantes em saúde para a população em geral ter uma melhor qualidade de vida. ❤ ❤
Para isso, temos uma produção própria de conteúdo e contamos com parceiros, profissionais de saúde empresas da área, produtoras de conteúdo. Caso você se identifique com nosso propósito, queira se tornar um parceiro do Raislife Blog,  ter um perfil profissional na nossa página e poder divulgar seus conteúdos de forma GRATUITA, entre em contato conosco pelo email contato@raislife.com. Vamos juntos promover saúde e qualidade de vida para todos. ❤ ❤ ❤ ❤

Ajude a Rais!

Contribua para que possamos continuar a promover uma vida saudável para cada vez mais pessoas.

Receba mais saúde por e-mail.