Você sabia? Crenças positivas sobre a velhice reduzem risco de demência na 3ª idade!

Em estudo, idosos com crenças positivas tinham 50% menos chance de ter a demência em comparação aos idosos com crenças negativas...

10/02/2018

Idosos que adquiriram, ao longo da vida, crenças positivas sobre a velhice são menos propensos a desenvolver demência, segundo um estudo liderado pela Escola de Saúde Pública de Yale, nos Estados Unidos, publicado na revista PLOS ONE.

O estudo é o primeiro a examinar se as crenças de idade baseadas na cultura influenciam efetivamente o risco de desenvolvimento da demência entre pessoas mais velhas. A pesquisa foi realizada com um grupo de 4.765 pessoas, com idade média de 72 anos, que estavam livres de demência.

Segundo o estudo, idosos com crenças positivas tinham 50% menos chance de ter a demência em comparação aos idosos que tinham crenças negativas. Este efeito protetor no cérebro foi encontrado em todos os participantes do estudo, até mesmo naqueles que têm os genes que aumentam o risco de desenvolver a doença..

Becca Levy, principal autora do estudo, disse: “descobrimos que as crenças de idade positivas reduzem o risco da demência, mesmo com fatores genéticos envolvidos. O que seria caso de implementar uma campanha de saúde pública contra o ageísmo (discriminação etária), que é uma fonte de crenças negativas sobre a idade”.

Cerca de 26% dos participantes tinham genes que aumentavam o risco da doença. O estudo demonstrou que os portadores desses genes com crenças positivas sobre o envelhecimento tinham um risco de 2,7% de desenvolver demência, enquanto o risco era de 6,1% para aqueles com crenças negativas sobre envelhecer.

Com informações Viva Bem – UOL

Recomendamos para você:  Dificuldades para manter o foco mental? 7 dicas para melhorar isso!

Para Você

As informações aqui fornecidas, não devem substituir o aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional qualificado. Elas são de responsabilidade do seu autor e não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Procure sempre o aconselhamento de seu médico ou profissional da área de saúde para maiores esclarecimentos. Não interrompa o tratamento e/ou indicações médicas.

NOSSA MISSÃO:
Ser um sistema global de armazenamento de informações de saúde on-line, colaborativo, contemplando multifunções e cruzamento de dados, proporcionando o bem estar do ser humano através da segurança do histórico de saúde.

NOSSA VISÃO:
Tornar-se o sistema mundial de referência da informação da área da saúde até 2022, gerando dados relevantes e importantes para o ser humano.

NOSSOS VALORES:
Respeito, Igualdade, Confiança, Ética, Segurança, Qualidade de vida.

Ajude a Rais!

Contribua para que possamos continuar a promover uma vida saudável para cada vez mais pessoas.

Receba mais saúde por e-mail.

Comentários