Fechar Anúncio X

Saiba quais são os melhores hábitos de saúde para melhorar a sua qualidade de vida

A preocupação com a manutenção de uma boa saúde, aparência física e bem-estar emocional é uma constância entre os brasileiros das mais diferentes faixas-etárias.

A preocupação com a manutenção de uma boa saúde, aparência física e bem-estar emocional é uma constância entre os brasileiros das mais diferentes faixas-etárias. Mas para que isso seja possível, a adoção de hábitos saudáveis no cotidiano é primordial.

Afinal, a repetição dos mesmos costumes incentiva o desenvolvimento de rotinas e da efetuação de conexões neurais que facilitam a repetição das tarefas, de modo automático. 

No entanto, por resultarem em sensações prazerosas, mais instantaneamente, os maus hábitos têm uma facilidade maior de serem aprendidos.

E ainda sim, a neuroplasticidade do nosso cérebro – capacidade do sistema nervoso de modificar a sua estrutura de acordo com os padrões de repetições – permite a modificação desses comportamentos e hábitos, por mais desafiadores que eles pareçam.

Hábitos que podem melhorar toda a sua qualidade de vida e saúde

A falta de doenças não, necessariamente, equivale a um organismo saudável. Para isso, é preciso um cuidado recorrente com as interações sociais, o bem-estar psicológico e a integridade física de todo o corpo.

As melhores formas de garantir as manutenções necessárias em todos esses aspectos da nossa vida é introduzindo, no dia a dia, hábitos que sejam benéficos e que colaborem com a construção de uma qualidade de vida mais positiva.

1. Faça atividade física

A movimentação do corpo ativa o sistema circulatório, estimula a melhora da capacidade respiratória, influência no processo digestivo, impacta positivamente as emoções e a saúde mental.

Além disso, é responsável pela liberação de endorfinas e dopaminas que melhoram o humor e proporcionam uma sensação de satisfação.

É recomendado que essas atividades sejam feitas todos os dias por, pelo menos, 30 minutos em ritmo moderado ou 15 minutos em níveis mais intensos.

2. Atente-se com a alimentação

Os alimentos são os combustíveis para o nosso corpo. Eles são as principais fontes de vitaminas, minerais e aminoácidos essenciais para o pleno funcionamento de todas as funções do organismo.

Por isso, é muito importante investir em um cardápio devidamente balanceado que respeite as proporções sugeridas na pirâmide alimentar e seja rica em:

  • Frutas;
  • Verduras;
  • Leguminosas;
  • Oleaginosas;
  • Grãos integrais;
  • Carnes magras e derivados do leite (opcional).

3. Cuide das necessidades pessoais

Recomendamos para você:  Exercícios Físicos são uma verdadeira fonte da juventude

O autocuidado é tão importante quanto à manutenção das necessidades básicas, como a nutrição e o descanso.

Pois, a atenção com a aparência – por meio do uso do aparelho ortodontico de porcelana ou tratamentos cosméticos – permite a construção de uma boa autoestima e confiança pessoal.

Essas medidas auxiliam com o bem-estar geral, com a estima, com a própria imagem e personalidade, com a capacidade de interação social e até com os níveis de produtividade em ambiente profissional.

4. Mantenha-se hidratado

Além de melhorar a aparência dos cabelos, da pele e ainda permitir uma longa duração dos procedimentos odontológicos – como as facetas e lentes de contato dental –, o consumo constante de água é fundamental para o funcionamento do corpo, permitindo a:

  • Facilitação do processo digestivo;
  • Gestão da fome;
  • Circulação sanguínea;
  • Produção salivar;
  • Regulação da temperatura corporal, entre outros.

A quantidade exata de água que deve ser tomada por cada pessoa varia de acordo com a altura, peso, atividade física que é desempenhada por dia e até mesmo a temperatura e umidade do local.

Por isso, o uso de aplicativos de lembretes, além de ajudar com a hidratação, também permite o cálculo exato das necessidades individuais.

5. Faça consultas regulares aos médicos

Seja para fazer tratamentos cosméticos, como a aplicação de uma faceta em resina, ou para a realização de procedimentos que garantam a cura de patologias, a visitação regular com médicos e dentistas é crucial para manter a saúde em dia.

Nessas consultas os profissionais conseguem acompanhar as mudanças do corpo e dos hábitos diários, identificando precocemente condições potencialmente danosas ao paciente e realizando intervenções antes que os problemas fiquem mais sérios.

Além disso, é possível fazer tratamentos preventivos, como a utilização do aparelho móvel transparente para impedir a movimentação dos dentes, e o acompanhamento de enfermidades sistêmicas.

Benefícios da prática regular dessas atividades

A construção contínua desses hábitos rotineiros são benéficos e necessários em todas as fases da vida, proporcionando diferentes vantagens em cada estágio do desenvolvimento.

Durante a infância e a adolescência esses costumes podem garantir um bom desenvolvimento das estruturas musculares, ósseas e neurais, bem como a construção de uma saúde mental mais estruturada e a prevenção da necessidade do uso aparelho transparente ou de outros tratamentos reparatórios.

Na vida adulta, a atenção com a própria saúde pode resultar em:

  • Uma vida mais ativa e enérgica;
  • Melhores relações sociais;
  • Prevenção de doenças;
  • No alcance de um maior equilíbrio emocional;
  • Satisfação com a aparência e autoestima, entre outros.

Enquanto isso, durante a terceira idade, esses cuidados permitem a manutenção de uma vida mais independente, estruturas corporais mais resistentes, flexibilidade, capacidade de socialização e uma qualidade de vida mais satisfatória como um todo. 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Lógica de Mercado, uma rede de conteúdos para alavancar negócios e proporcionar mais qualidade de vida e saúde.

O que achou deste conteúdo?
+1
+1
+1
+1
+1
+1
+1

Recomendamos para você:  Atenção (homens e mulheres): tarefas domésticas ajudam a manter o cérebro saudável, diz pesquisa!!

Also published on Medium.

Comentários

Para Você

As informações aqui fornecidas, não devem substituir o aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional qualificado. Elas são de responsabilidade do seu autor e não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Procure sempre o aconselhamento de seu médico ou profissional da área de saúde para maiores esclarecimentos. Não interrompa o tratamento e/ou indicações médicas.

Receba mais saúde por e-mail.