O mês de Novembro é o mês de conscientização sobre o câncer de próstata.
De acordo com os dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) em 2014 foram diagnosticados mais de 70 mil casos e destes mais de 19 mil pacientes morreram diretamente por causa deste tipo de neoplasia.
O câncer de próstata é de fato um problema de saúde pública.
O que é a próstata e onde ela se localiza?
A próstata é um órgão do trato genital masculino localizado na pelve do homem.
A próstata é um órgão do trato genital masculino localizado na pelve do homem, entre a bexiga e a base do pênis. Ela é do tamanho de uma noz e tem como função a produção de parte do líquido espermático.
Por circundar a uretra (o canal da urina), quase todas as doenças deste órgão têm como repercussão clínica, sintomas urinários, dor, gotejamento, dificuldade para urinar, etc. Entretanto, este não é o caso do câncer. O câncer de próstata por estar localizado na periferia do órgão demora a produzir qualquer tipo de repercussão urinária. Daí a importância do rastreamento e diagnóstico precoce desta neoplasia.
O câncer de próstata está diretamente relacionado com a idade do paciente. Estima-se que 80% dos homens com mais de 75 anos tem câncer de próstata, muitos deles morrem antes de descobrir a doença por outros motivos.
Veja mais: O câncer de próstata e a sua nova graduação.
Como detectar este tipo de câncer?
A taxa de aparecimento de novos casos vem aumentando ao longo dos anos por conta da melhora dos exames de rastreamento e da conscientização da população. O principal exame para detectar esta neoplasia é o PSA.
O PSA (Antígeno Específico Prostático) é uma proteína exclusiva da próstata que pode aumentar em qualquer situação que acometa a próstata (doenças malignas e benignas), não sendo específico para o câncer.
De qualquer forma quando a próstata tem a neoplasia o PSA tende a aumentar de forma progressiva e rápida, dando uma pista ao médico de que este paciente tem o seu risco aumentado para ter a doença.
Todo homem a partir dos 50 anos deve comparecer ao seu urologista para avaliação. Esta visita deve ser adiantada em cinco anos quando o paciente tem qualquer parente de primeiro grau que tenha tido a doença.
O rastreio é realizado pelo médico urologista que combina o exame digital (toque retal) em associação com o PSA. Qualquer urologista tem capacidade de diagnosticar o câncer em fases precoces em mais de 95% das vezes quando este rastreio é realizado no momento oportuno.
Veja mais: O da Vinci na medicina.
Fatores de risco para o câncer de próstata e sua prevenção.
Os principais fatores de risco para o desenvolvimento da neoplasia são parentes de primeiro grau com câncer, dieta rica em proteína e gorduras, tabagismo e alimentação rica em cálcio.
Já dietas com bastante vegetais em especial que contenha o Licopeno (bastante encontrado nos tomates) tem demonstrado um fator protetor para o desenvolvimento do câncer.
A neoplasia da próstata apesar de bastante frequente tem seu comportamento biológico bastante indolente. Por conta disso, o diagnóstico precoce de lesões em estágios iniciais é muito importante. O tempo é precioso.
Pacientes que fazem o diagnóstico do câncer em estágios iniciais tem mais de 70% de chances de cura completa. E é por causa disso a comunidade médica não tem medido esforços para mais homens aderirem ao rastreio do câncer de próstata.
Veja mais: Quantos anos você irá viver e como envelhecerá?
As opções de tratamento são várias e em sua grande maioria sem grandes repercussões para o paciente. Tudo depende do status clínico do paciente, idade e estágio de sua doença, sempre levando em consideração a vontade do paciente e seus familiares.
Aproveite o mês de Novembro para ir ao seu médico urologista, agende uma consulta. Esta pode ser uma grande oportunidade de garantir a sua qualidade de vida.