Antidepressivos podem favorecer ou blindar o desenvolvimento de alzheimer?

Pesquisas apontaram correlação entre pessoas que tomam antidepressivos e o alzheimer

O alzheimer é uma doença que gera muita preocupação, por sua cura ainda não ter sido descoberta, e nem uma causa determinante conhecida. Entre as informações que circulam sobre a doença está a de que medicamentos para depressão podem proteger o cérebro do alzheimer. Será? Também há informações exatamente sobre o contrário: que os antidepressivos, na verdade, promovem a doença neurodegenerativa.

Não há comprovação de que remédios para depressão causam alzheimer. Algumas pesquisas já chegaram a apontar a correlação entre pessoas que tomam antidepressivos e o alzheimer, entretanto, a depressão em si está mais ligada ao alzheimer do que os remédios, devido à inflamação nos neurônios causada pelo estado depressivo, pelo mau humor e pela irritabilidade. Quando essas inflamações são constantes, podem levar ao desenvolvimento de doenças neurodegenerativas, como o alzheimer.

Entre outros sintomas, a depressão é caracterizada pela perda de interesse por diversas atividades. Isso acontece porque o cérebro é muito adaptativo, e se a pessoa não se interessa por nada ou usar pouco a mente, ele entende que algumas de suas funções não são mais necessárias e começa um processo de “desligamento”.

O antidepressivo pode proteger os neurônios e evitar o Alzheimer?

Se o medicamento age para combater a depressão, ele impede a inflamação crônica dos neurônios e, consequentemente, a degeneração do cérebro… Mas na prática não funciona bem assim, pois, como qualquer droga com fins médicos, o objetivo do antidepressivo é reestabelecer o funcionamento normal do organismo.

Desta forma, ele não age para blindar os neurônios, apenas garantir que eles funcionem corretamente. Portanto, não podemos afirmar que antidepressivos evitam o alzheimer.

Com informações do site – Viva Bem – UOL


Also published on Medium.

Recomendamos para você:  Comida superprocessada pode aumentar risco de câncer, diz estudo!

Comentários

Para Você

As informações aqui fornecidas, não devem substituir o aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional qualificado. Elas são de responsabilidade do seu autor e não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Procure sempre o aconselhamento de seu médico ou profissional da área de saúde para maiores esclarecimentos. Não interrompa o tratamento e/ou indicações médicas.

Somos um blog de informações sobre Saúde, Beleza e Vida Saudável. Nosso objetivo é promover informações relevantes em saúde para a população em geral ter uma melhor qualidade de vida. ❤ ❤
Para isso, temos uma produção própria de conteúdo e contamos com parceiros, profissionais de saúde empresas da área, produtoras de conteúdo. Caso você se identifique com nosso propósito, queira se tornar um parceiro do Raislife Blog,  ter um perfil profissional na nossa página e poder divulgar seus conteúdos de forma GRATUITA, entre em contato conosco pelo email contato@raislife.com. Vamos juntos promover saúde e qualidade de vida para todos. ❤ ❤ ❤ ❤

Receba mais saúde por e-mail.