Fechar Anúncio X

O que a saúde bucal tem a ver com a sua qualidade de vida

Se relacionar com as pessoas à sua volta e a sua autoestima não tem nada a ver com a saúde bucal, certo? Errado. Elas têm tudo a ver. Entenda a seguir o que é qualidade de vida e como ela pode ser afetada pela higiene da sua boca!

O que é qualidade de vida

O conceito de qualidade de vida abrange a saúde física, o estado psicológico, o nível de independência, relações sociais em casa, na escola e no trabalho. A sua relação com o meio ambiente também está inserida nessa concepção.

A qualidade de vida está diretamente associada à auto-estima e ao bem-estar pessoal, mas ela compreende todas as camadas. Ou seja, o conceito está relacionado desde o seu estado emocional até a sua satisfação profissional.

Saúde bucal e qualidade de vida

Ao pensarmos em qualidade de vida, raramente associamos esse conceito à saúde bucal. Mas, o cuidado com a boca traz a manutenção do bem-estar do indivíduo e até uma melhora da autoestima e relações sociais.

Veja, a seguir, quais são os principais fatores que mostram a relação entre a qualidade de vida e saúde bucal.

Doenças e sua prevenção

Visitar o dentista periodicamente e fazer a higiene bucal diariamente são de extrema importância. Além da estética, é importante citar que várias doenças podem se manifestar ou mesmo se agravar pela precariedade da saúde bucal.

Uma boa higienização e visitas periódicas ao dentista podem evitar gengivites e periodontites, que causam grande desconforto. Esse desconforto pode atrapalhar atividades como a fala e a concentração, impactando na qualidade de vida.

Relações sociais melhores

Uma boca mal higienizada ou alguma alteração estética pode causar uma má impressão externa. Dores e desconfortos na região bucal podem prejudicar a fala e a comunicação com as outras pessoas.

Então, o cuidado com a saúde da boca, seja ele bom ou ruim, pode ter impactos nas suas relações sociais. Trabalhando, indo encontrar o seu crush ou saindo com os amigos, o cuidado bucal é essencial em todas as situações.

Autoestima melhor

Uma região bucal bem cuidada faz toda a diferença para a sua autoestima. A boca tem uma importante função estética no rosto, isso faz com que ela seja muito importante para a aparência e a auto aceitação do indivíduo.

Recomendamos para você:  Doar sangue além de salvar vidas, pode melhorar a sua

A perda dos dentes, por exemplo, pode ter sérias consequências para a autoestima das pessoas, em qualquer idade. Ao sorrir, o indivíduo pode ficar desconfortável, talvez ouvir piadas dos amigos, e a sua auto estima fica bem abalada.

Outra alteração causada pela falta de cuidado com a saúde bucal pode ser o mau hálito. Ela é uma condição que aparece devido à uma higienização precária da boca ou por doenças nesta região.

Saúde bucal na infância

Mesmo no período dos dentes de leite, é importante que a família se atente para a saúde bucal da criança. Uma higienização frequente impede a proliferação da bactéria causadora da cárie.

A cárie pode causar problemas mais sérios depois do nascimento dos dentes permanentes da criança. É importante falar também que, em alguns casos, a correção ortodôntica dos dentes pode ser feita mais rápido e fácil na infância.

Isso porque o crânio não cresceu totalmente e a calcificação dos ossos ainda não está completa. Isso permite maior movimentação mecânica dos dentes nos casos que é preciso a correção.

Saúde bucal na terceira idade

O cuidado com a saúde da boca é importante na terceira idade. Isso porque, nessa fase, é comum o enfraquecimento natural de diversas partes do corpo, o que inclui também os dentes.

Dessa maneira, não cuidar da saúde bucal pode trazer consequências graves para a autoestima do idoso. Quem tem doenças, como diabetes, precisa de cuidados mais intensos, principalmente na prevenção de gengivites e periodontites.

A partir da devida atenção com a saúde bucal, é possível aumentar muito a qualidade de vida do idoso.

Saúde bucal do adulto

Em todas as idades é importante cuidar da saúde bucal, mas, muitas pessoas quase não vão ao dentista. A higiene da boca é fundamental para manter ou elevar a sua qualidade de vida, por isso deve ser levada a sério.

Recomendamos para você:  Porque sempre é possível conseguir mais dinheiro, mas não se pode conseguir mais tempo.

O adulto deve ir regularmente ao dentista e manter a higiene bucal em casa. Cuidar da sua boca influencia no modo como você se enxerga, por isso, ao cuidar dela, é possível elevar a sua autoestima. Uma boa pedida, pode ser ter um plano dentário, que aí essa ida ao dentista fica mais fácil!

Cuide da sua saúde bucal, melhore a sua qualidade de vida e autoestima. Lembre-se de ir periodicamente ao dentista e manter a sua saúde bucal em dia!

Segredos para uma vida longa Dr. Victor Sorrentino

Comentários

Para Você

As informações aqui fornecidas, não devem substituir o aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional qualificado. Elas são de responsabilidade do seu autor e não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Procure sempre o aconselhamento de seu médico ou profissional da área de saúde para maiores esclarecimentos. Não interrompa o tratamento e/ou indicações médicas.

Receba mais saúde por e-mail.

%d blogueiros gostam disto: