Quem imaginou que fazer ultrassom demais poderia atrapalhar o resultado e até prejudicar os pais? É o que afirma esta reportagem do Site UOL (por Fernanda Carpegiani).
Tudo isso porque as análises feitas na ultrassonografia levam em consideração algumas estimativas, como o peso por exemplo, que tem uma margem de erro de 15%.
Afinal de contas ainda é meio difícil acertar exatamente o peso do bebê sem colocá-lo em uma balança – e uma criança pode crescer de 5% a 6% de uma semana para outra.
Ai pode dar confusão e os pais acharem que a criança está encolhendo, enquanto era a margem de erro de uma medida para outra que variava.
E olha que são 15 e estruturas diferentes que são analisadas no ultrassom.
Imagina a confusão que pode dar. Sem falar que isso pode fazer mal para os pais, que podem ficar ainda mais ansiosos e preocupados desnecessariamente durante o período da gravidez.
Então calma que vai ficar tudo bem.
Veja Também:
. Verticalização dos Planos de Saúde
. Transmissão de pensamento é possível e pode ajudar na saúde
. Doar sangue além de salvar vidas, pode melhorar a sua
. Violência e Negligência Universitária
. Estudo promete: corpo fitness com 7 minutos de exercícios
Mas qual é a frequência ideal do Ultrassom?
A frequência ideal da ultrassonografia somente pode ser definida pelo médico, por isso é extremamente importante e fundamental o acompanhamento deste profissional.
Em gravidez normal, geralmente são feitas 4 ultrassonografias durante todo o pré-natal.
A primeira é aproximadamente na 8ª semana, que confirma a data da gravidez e quantos anjinhos estão ali. A segunda, na 12 semana que já mostra a forma do bebê e se existe alguma alteração genética (dependendo da posição já dá para ver o sexo).
Depois na semana 22 são observados mais detalhes da anatomia e na 32ª semana se observa o crescimento do bebê e o estado da mãe (líquido amniótico, placenta, etc.).
Mas dependendo do risco da gravidez esta frequência deve ser aumentada. Por isso é fundamental o acompanhamento médico.
Ele pode te ajudar a entender o desenvolvimento do seu bebê, te acalmar, e também te ajudar na primeira interação visual que você terá com seu filho: Aquela foto linda dele dentro da mamãe! 🙂
Veja Também:
. Estudo em casa e a programação podem ser uma nova tendência na educação?
. RAIS Data – Porque os profissionais da saúde são sempre indispensáveis
. Como é o nome daquele remédio mesmo?
. Todos Contra a AIDS – 1 de Dezembro … e sempre!
E sobre a saúde do bebê, o que o Ultrassom pode afetar?
Ainda não se sabe se a exposição prolongada ao ultrassom pode causar alterações no desenvolvimento do seu pimpolho, mas pelo sei e pelo não, é melhor não arriscar.
#bebes #gestacao #ultrassom #saude #rais #raisdata #bigdata